Tinha sido gravemente atingida na cabeça durante incidentes violentos ocorridos no final de dezembro de 2025, à margem de uma cerimónia oficial de entrega das chaves de salas de aula reabilitadas nas escolas 3 e 4 da cidade.
Os factos aconteceram num clima de forte tensão política e social. De acordo com informações do Seneweb, o incidente deflagrou na escola 4, na sequência de uma discussão entre jovens pertencentes aos campos do presidente da câmara, Abdoulaye Saydou Sow, e do partido Pastef. Os confrontos deslocaram-se depois para a escola 3, onde a situação degenerou em violência física.
Foi no decurso desses distúrbios que Astou Ba foi atingida na cabeça por um pedaço de bloco de pavê. Gravemente ferida, foi evacuada com urgência para o hospital Thierno Birahim Ndao, em Kaffrine, antes de ser transferida para Touba para receber cuidados especializados.
Em coma durante mais de três meses, a eleita local não sobreviveu, finalmente, aos ferimentos, provocando grande comoção na população de Kaffrine e na classe política local.

Sem comentários:
Enviar um comentário