quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Falta de vitamina D. 4 sintomas inesperados que não pode ignorar... A vitamina D é essencial para o funcionamento do organismo e a sua falta poderá estar relacionada com diversos problemas de saúde. Fique a par de quatro sintomas que, normalmente, são ignorados.

Por  noticiasaominuto.com 

A vitamina D é fundamental para diversas funções do organismo. Esta contribui para um envelhecimento saudável, ajuda a manter os ossos fortes e fortalece o sistema imunológico. 

Segundo a Good Housekeeping, estudos revelam que cerca de metade da população mundial não ingere vitamina D suficiente. Ora, nestes casos, a maioria das pessoas não apresentam sintomas, mas há sinais que poderão indicar uma deficiência de vitamina D.

Sinais de que está com falta de de vitamina D

A farmacêutica Elizabeth Vi Nguyen revelou à publicação que a maioria dos pacientes é "assintomático". "Estudos sugerem ligações entre a deficiência de vitamina D e certos problemas de saúde, incluindo depressão, fraturas, diabetes, doenças cardíacas, cancro e infecções".

Conforme realça a Cleveland Clinic, há quatro sintomas em adultos que podem indicar a falta de vitamina D, nomeadamente: 

1. Dor nos ossos

2. Fraqueza ou dores musculares

3. Fadiga (cansaço)

4. Alterações de humor

Falta de vitamina D: Possíveis causas

A falta de vitamina D poderá dever-se a vários fatores. Eis os mais comuns: 

- Falta de alimentos ricos em vitamina D na dieta; 

- Não se expor suficientemente ao sol; 

- Condições que dificultam a absorção de vitamina D pelo organismo (como doenças do intestino delgado ou insuficiência pancreática);

- Condições que dificultam a conversão de certos compostos na forma ativa da vitamina D pelo organismo (como a cirrose);

- Medicamentos que dificultam a absorção ou conversão da vitamina D pelo organismo (incluindo alguns usados ​​para tratar convulsões, colesterol alto e perda de peso).

Vitamina D: Os fatores de risco

Há grupos de pessoas com maior probabilidade de apresentar falta de vitamina D. Eis os fatores de risco: 

- Falta de exposição ao sol; 

- Tom de pele mais escuro;

- Idade avançada; 

- Excesso de peso; 

- Seguir uma dieta vegana; 

- Ter uma condição que dificulte a absorção de nutrientes (incluindo doença de Crohn, doença celíaca ou histórico de cirurgia de bypass);

- Ter uma condição que dificulte a síntese de vitamina D (como problemas no fígado ou nos rins).

O tratamento para a falta de vitamina D depende de cada pessoa, mas normalmente envolve uma combinação de alimentação e suplementos, uma vez que a maioria das pessoas não apanha sol suficiente. 


A toma de suplementos de vitamina D aumenta no inverno, no entanto, e apesar disto ser recomendado, há cuidados a ter no que diz respeito a excessos. A médica Zoe Williams fez este alerta no programa 'This Morning'

Sem comentários:

Enviar um comentário