A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou esta noite que ordenou o destacamento "imediato" de elementos de sua Força de Reserva para o Benin, local de uma tentativa fracassada de golpe de Estado no domingo, 7 de dezembro de 2025.
“O Presidente da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO ordenou o destacamento imediato de elementos da Força de Reserva da CEDEAO para a República do Benim ”, lê-se na nota da instituição regional.
A força regional será composta por tropas da República Federal da Nigéria, da República de Serra Leoa, da República da Costa do Marfim e da República do Gana, especifica o bloco regional.
“As Forças Armadas apoiarão o Governo e o Exército Republicano do Benim a fim de preservar a ordem constitucional e a integridade territorial da República do Benim”, acrescenta o documento consultado pela Africaguinee.com.
A CEDEAO baseia a sua decisão no Protocolo de 1999 relativo ao mecanismo de prevenção, gestão e resolução de conflitos, manutenção da paz e segurança.
De acordo com a autoridade regional, o destacamento ocorre após consultas com membros do Conselho de Mediação e Segurança, ao nível de chefes de Estado e de governo.
Africaguinee


Sem comentários:
Enviar um comentário