quinta-feira, 26 de março de 2020

Para terminar, não queria deixar de considerar vergonhoso, existirem guineenses que esperam colher dividendos políticos de um eventual impacto negativo da epidemia no país!...

Por Jorge Herbert

À minha pátria amada, Guiné-Bissau.

Após a primeira luta travada para libertar o país das mãos de uma organização criminosa que nos levou ao estado atual de miséria em que falta tudo, eis que, assim como o resto do mundo, a minha pátria amada - Guiné-Bissau, vê-se ameaçada por um outro inimigo microscópico!

É altura de esquecer as divergências, não dispersar esforços com outras lutas pueris e mobilizar sinergismos, essencialmente para prevenir e minimizar o impacto desse vírus, porque não restam quaisquer dúvidas que a Guiné-Bissau não está preparada para enfrentar uma epidemia com essa dimensão e impacto na mortalidade. Apostar na prevenção e minimização do impacto, deve ser a chave da luta a travar contra o vírus SARS-COV2. Nesse âmbito, o controlo das fronteiras, a comunicação/informação e o ensino da população sobre as medidas a tomar, é fulcral. Por isso, apelo aqui aos órgãos de comunicação social para não medirem esforços na informação da população, junto com os profissionais de saúde, de forma orientada e simples, sem alarmismos. Também peço à maioria da população com acesso à internet, para evitarem a difusão de todas as informações que recebam de órgãos não oficiais, porque a maioria é falsa!

Este vírus tem a particularidade do factor surpresa à própria medicina e a ciência em geral. Quase todos os tratamentos que se estão a usar neste momento não têm sustentabilidade na evidência científica. A única certeza que existe é na forma da prevenção/contenção da transmissão do vírus, através do afastamento/isolamento social, lavagem frequente das mãos, evitar levar as mãos à cara e desinfetar as superfícies.

Ao nível dos recursos técnicos e humanos da saúde, já vamos um pouco tarde na Guiné-Bissau, mas julgo ser de elevada importância efetuar um “pressing” diplomático à China, que se encontra na fase da resolução da epidemia e está a produzir materiais em larga escala para vender à Europa, para nos apoiar com materiais essenciais para salvar vidas dos infetados graves e, ainda, pedir a Cuba para nos ajudar com os técnicos de saúde...

Por outro lado, tenho esperança que a agressividade viral se atenua aquando da sua chegada ao nosso país e não cause muitos danos na população. Os dados que sempre me inquietou e me envergonhou, hoje pode favorecer-nos! O facto de termos uma população jovem, com idade média de 18,44 anos em 2015 e só 3,4% da população ter mais de 65 anos, pode fazer com que não se note tanto o impacto da epidemia na mortalidade global da população.

Infelizmente o meu compromisso laboral não me permite fazer as malas e estar aí ao lado dos meus, nem tão pouco estar disponível para apoiar à distância!

Para terminar, não queria deixar de considerar vergonhoso, existirem guineenses que esperam colher dividendos políticos de um eventual impacto negativo da epidemia no país! Isso revela apenas uma total ausência de sentimento patriótico, colocando os interesses pessoais acima dos interesses de toda uma sociedade... Aliás, foi essa falta de sentimento patriótico que levou ao bloqueio do país nos últimos quatro anos, independentemente do sofrimento que isso causaria à população!

Que Deus proteja a Guiné-Bissau.

Jorge Herbert

2 comentários:

  1. Ate onde vamos chegar? O momento exige de todos nos maior coesão, para fazermos face a pandemia que aflige o mundo. Afinal para que servirá as querelas políticas se todo o povo esta a ser desaminado pela COVID 19? A quem irão governar?
    Unamo nos os nossos esforços em torno ao governo e a pátria neste preciso momento.

    ResponderEliminar