O Príncipe William vai hoje retomar os seus compromissos públicos depois de duas semanas de ausência enquanto a esposa, Kate Middleton, recupera de uma operação. AP - Justin Setterfield
O príncipe William, herdeiro do trono britânico, retomou nesta quarta-feira, 7 de Fevereiro, os compromissos reais públicos, após uma pausa para cuidar da esposa convalescente, Catherine, num momento em que o pai, o rei Carlos III é submetido a tratamentos contra o cancro.
O Príncipe William esteve numa cerimónia no Castelo de Windsor esta manhã e vai participar num jantar de beneficência. As expectativas são que o herdeiro da coroa assuma alguns dos deveres do pai enquanto este é submetido a tratamentos contra o cancro.
Os recentes problemas de saúde de CarlosII começaram no mês passado, quando o Palácio de Buckingham anunciou, a 17 de Janeiro, que o rei seria hospitalizado para se submeter a um "procedimento correctivo" de um aumento benigno da próstata. O diagnóstico foi-lhe feito depois de ter tido sintomas e de ter sido submetido a um check-up na sua residência de Birkhall, em Aberdeenshire, na Escócia.
A 29 de Janeiro, teve alta fda London Clinic, tendo sido anunciado que estava "bem" depois de passar três noites no hospital privado perto de Regent's Park. Recebeu alta horas depois de Catherine, princesa de Gales, ter deixado o mesmo hospital onde tinha estado a recuperar após uma operação abdominal bem-sucedida.
No entanto, enquanto o rei era submetido a esse tratamento, foi detectado um outro problema preocupante e os exames subsequentes identificaram "uma forma de cancro".
Todavia, o Rei Carlos III deixou claro nesta segunda-feira,5 de Fevereiro, quando tornou público o diagnóstico da doença, que iria manter as funções de chefe de Estado, as quais assumiu há menos de dois anos. Estes deveres incluem rever documentação oficial e encontrar-se semanalmente com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, para discutir os desenvolvimentos políticos.
Para já não se fala de transição. Tal como com a mãe, Carlos III deverá continuar a trabalhar até ao limite das suas capacidades. Do Palácio de Buckingham, as notícias são que o monarca está bem-disposto e positivo, mas o que a morte de Isabel II mostrou em 2022 foi que a máquina do protocolo está bem preparada para fazer a passagem de testemunho, se e quando for preciso.
Sem comentários:
Enviar um comentário