segunda-feira, 17 de maio de 2021

Duas visitas oficiais, com apenas uma polémica!


Por Palmira Fortes 

Hoje a Guiné recebe a visita do Presidente de Portugal- Marcelo Rebelo de Sousa, uma visita de cerca de 24h. 

 De dia 18 a dia 22 está prevista a visita de Evaristo de Carvalho- Presidente de São Tomé e Príncipe à nossa Guiné.

Ambos os países irmãos lusófonos, veem quebrar um largo ciclo de ausência de visita à Guiné Bissau. 

A última visita de um Chefe de Estado Português à Guiné foi precisamente hà 31 anos, na pessoa de Mário Soares em 1989. De São Tomé e Príncipe  talvez tenha sido Miguel Trovoada na época do Nino Vieira.

 Ambos os países com os mesmos laços, um foi o colono e outro colonizado, como a Guiné Bissau.

 Para além das muitas notícias e movimentações para deitar abaixo a visita do presidente português, consegue-se perceber que por outro lado, existe um grande investimento por parte da Presidência da República da Guiné Bissau e a comissão organizadora todo um esforço para que esta visita corra da melhor forma possível. Contra todos os anseios do partido opositor.

As bandeiras de ambos os países estão espalhados pelas ruas, fotógrafos, jornalistas e policias estão apostos para a aterragem do Falcon 50 que trás o Prof. Marcelo. 

 No epicentro da polémica, constatamos que o Guineense não é tão unido como diz ser. Ouve-se por todo o lado guineenses a denegrirem o nome da Guiné. Ora por que é Narco Estado, ora porque este presidente vêm consolidar uma presidência de assalto. 

A questão é: Será que ainda estamos na hera da colonização que o presidente de outro estado é que vem legalizar o nosso presidente? Quem é o Marcelo para ter essa força toda que o Evaristo de Carvalho não tem?

Qual a opinião de Braima Camara, Nambeia, entre todos os outro líderes em relação a esta maré de sujar o nome da Guiné? Será o conforto do silêncio a melhor resposta?

Gostaria de saber aprofundamento que proveitos factuais iremos colher desta visita tão profícua quanto polémica, pois queremos mais do que ir à Amura e cortar fitas.

Do líder do PAIGC e sua insistida política de sujar o nome do país, uma vez que nada de melhor conseguiu fazer até então... nada a acrescentar.

 Sejam bem vindos ambos os Presidentes, os dois com igual peso e importância para esta nação, pabia no ca panta pa branco!

Sem comentários:

Enviar um comentário