© Reuters
POR LUSA 24/03/23
Forças militares dos Estados Unidos da América (EUA) e da União Europeia (UE) concluíram hoje dois dias de manobras navais conjuntas, as primeiras da História, conforme acordado em dezembro por ambas as partes.
A fragata espanhola Reina Sofía, ligada à operação Atalanta contra a pirataria marítima, e o navio italiano Carlo Bergamini participaram nos exercícios, enquanto os EUA mobilizaram o contratorpedeiro USS Paul Hamilton.
Em comunicado, o Serviço Europeu de Ação Externa disse que as manobras "fazem parte do compromisso comum de avançar para a cooperação marítima prática e apoiar um Indo-Pacífico livre e aberto".
Por seu lado, e também num comunicado, o Departamento de Estado norte-americano referiu que o exercício faz parte do "compromisso compartilhado da UE e dos Estados Unidos de trabalhar em prol da cooperação marítima".
As duas partes afirmaram que irão continuar a trabalhar nesta coordenação em prol da segurança marítima, "para apoiar a liberdade de navegação e outros usos legais internacionais" das águas da região do Indo-Pacífico, onde as potências ocidentais tentam contrariar a influência da China.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.