terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Crise em Cuba: sem combustíveis, há companhias aéreas a suspender voos e hotéis a encerrar... Cuba está sem combustível para os aviões devido às sanções dos Estados Unidos. A administração Trump está a bloquear o fornecimento de petróleo para o país e já existem companhias aéreas a suspender voos.

SIC Notícias 

A situação de Cuba está cada vez mais complexa e os aviões estão proibidos de aterrar no país para reabastecer. Existem voos de longo curso que foram interrompidos e há companhias aéreas internacionais a suspender as ligações ao país.

O boicote petrolífero dos Estados Unidos está a deixar a ilha sem combustível e a afetar o turismo, um dos principais motores da economia cubana.

Há hotéis a encerrar temporariamente e os transportes públicos estão com muitos constrangimentos.

"É preciso tomar medidas urgentes porque as pessoas que vão viajar para longe, se não houver combustível, não sei se os seus voos serão cancelados", disse Yosvany Villa, um habitante cubano.

Cuba depende do petróleo venezuelano, mas há mais de um mês que não recebe combustível do país. Os Estados Unidos, que capturaram o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, começaram a bloquear as exportações para Cuba.

As ruas de Havana estão longe do movimento habitual e já foram impostos limites à população para a compra de combustível.

"A situação do combustível é caótica. Não há combustível", contou um outro habitante.

O abastecimento está garantido apenas para os setores essenciais, como a saúde, agricultura e abastecimento de água.

O governo ainda não apresentou soluções, mas admite que, pelo menos até ao início de março, os constrangimentos vão manter-se.

Além da falta de combustível há zonas que sofrem com a escassez de alimentos e medicamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário