sábado, 14 de março de 2020

Guiné-Bissau - O Sr. Domingos Simões Pereira é simplesmente, um hipócrita!

Por Fernando Casimiro

Temos vindo a ouvir o dito "deus" guineense, a fazer acusações infundadas a Chefes de Estado da nossa sub-região, e das Comunidades de Países das quais somos Estado-membro, de forma arrogante e desprezível, ignorando que a nossa pertença identitária por via da nossa geo-localização, está secularmente enraizada na nossa sub-região africana, a África Ocidental, e, sobretudo, num circulo composto pelos países que nos são mais próximos a nível de fronteiras, criadas pela colonização, ou seja, os nossos vizinhos, quer gostemos ou desgostemos deles.

O Sr. Domingos Simões Pereira ignora a nossa História, quiçá, a nossa Geografia e a Base Antropológica, Social e Cultural, da nossa Multiplicidade Étnica, enquanto Povo Guineense, da Guiné-Bissau.

A História da Guiné-Bissau não se iniciou com Amilcar Cabral, tal como a História de Angola não começou com Agostinho Neto, independentemente dos laços derivantes das suas ligações, com suas consequentes histórias, que não vinculam necessariamente os Povos de ambos os Países.

Pedir desculpa ao Povo e ao Presidente de Angola, por alegada "agressão e desrespeito" do Presidente Eleito da República da Guiné-Bissau ao ter respondido a uma ingerência negativa do Presidente de Angola sobre o contexto pós-eleitoral da Guiné-Bissau, ignorando as agressões e o desrespeito, que ele, Domingos Simões Pereira teve permanentemente para com o anterior Presidente da República da Guiné-Bissau, Dr. José Mário Vaz;

Que tem tido para com o próprio Povo da Guiné-Bissau;

Para com o Chefes de Estado de Países irmãos, nossos vizinhos, muitas vezes, nossa Porta de Entrada e de Saída...

É de facto, de uma hipocrisia tremenda!

Ao Sr. Domingos Simões Pereira importa dizer que, independentemente das nossas quezílias com os nossos vizinhos, a Guiné-Bissau deve prontificar-se a promover e a partilhar a Boa Vizinhança, Política e Social, com os Países da nossa Sub-Região, face a tudo o que nos é comum, numa perspectiva antropológica, entre a identidade e a pertença.

Não queremos dizer com isso, que outros Países e Povos devem desmerecer o nosso Respeito e a Boa Convivência Política e Social, irmanados que também estamos, por via da nossa pertença nas Comunidades Políticas, Culturais e outras, das quais somos Estado-membro.

Sr. Domingos Simões Pereira, pare, olhe, escute. Não queira ser um Kamikaze!

Positiva e construtivamente.

Didinho 14.03.2020

5 comentários:

  1. Nunca imaginei que o poder nos leve a este ponto...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Os atuais "Putschistas" (civis e militares) bissau-guineenses são uns miseráveis anti-democratas, anti nossa gente do povo bom, que só agem pela causa da sua barriga. Oportunistas políticos de pior espécie à exemplo de Nho-Maralens Sissoco, JOMAV...

    Mas, muito pior ainda do que essa gente, nos regimes de Estado de Direito Democrático, são as pessoas que as apoiam. A exemplo do autor deste artigo cá comentado, de Sr. Macky Sall do Senegal, Sr. Mahamadu Issufo do Níger... Gente mais malvada, sem escrupulo, contra a nossa gente do povo bom e nosso país. Só pela e por sua barriga e dos seus. Nudjenti.

    Obrigado,
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  4. DSP é um gênio... A Guiné não precisa da sua inteligência. É melhor a Angola lhe aproveite, os guineenses não precisam dele, por isso contamos massivamente contra ele! Vergonha passa! Kkkkkk

    ResponderEliminar