terça-feira, 15 de agosto de 2023

RÚSSIA/COREIA DO NORTE : Acordo de armas de Moscovo com Pyongyang "violaria" resoluções da ONU

© Celal Gunes/Anadolu Agency via Getty Images

POR LUSA    15/08/23 

Os Estados Unidos disseram hoje que a Rússia estaria a violar as resoluções da ONU se chegasse a um acordo de armas com a Coreia do Norte, depois de Moscovo e Pyongyang pedirem maior cooperação.

"Qualquer tipo de cooperação de segurança ou acordo de armas entre a Coreia do Norte e a Rússia sem dúvida violaria uma série de resoluções do Conselho de Segurança da ONU", afirmou aos repórteres o porta-voz do departamento do Estado americano, Vedant Patel.

Na manhã de hoje, o presidente russo, Vladimir Putin, pediu uma cooperação mais estreita com Pyongyang numa mensagem ao líder norte-coreano Kim Jong Un.

Kim Jong Un "sublinhou a necessidade de continuar o desenvolvimento da cooperação estratégica e tática entre os dois países no domínio da segurança e defesa", segundo uma mensagem do ministro da Defesa Kang Sun Nam lida aos participantes do encontro, um fórum perto de Moscovo citado por agências de notícias russas.

Os Estados Unidos suspeitam que Moscovo esteja a tentar obter armas do seu aliado norte-coreano.

Estas promessas de maior cooperação surgem num momento em que está prevista, para sexta-feira, uma cimeira entre os líderes da Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão em Washington, com o objetivo de fortalecer a sua cooperação de segurança diante uma Coreia do Sul com uma Coreia do Norte cada vez mais ameaçadora.


Leia Também: O ministro de Defesa da Coreia do Norte, Kang Sun-nam, acusou hoje os Estados Unidos da América de estarem a colocar a península coreana numa guerra nuclear iminente e descartou a possibilidade de solucionar o conflito com negociações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.