terça-feira, 4 de junho de 2024

Comunicado de Imprensa Conjunto: Delegação espanhola visita Guiné-Bissau para ver impacto do projeto conjunto de nutrição do PAM

Delegação de Espanha (na foto - Embaixador Antonio González-Zavala Peña e Alberto Sabido, Diretor-Geral da Gestão da Dívida Externa- e Representante do PAM recebidos pelo Ministro da Saúde Pública 
04 Junho 2024

DELEGAÇÃO ESPANHOLA VISITA GUINÉ-BISSAU PARA VER IMPACTO DO PROJETO CONJUNTO DE NUTRIÇÃO DO PAM

BISSAU – Uma delegação de alto nível do Governo do Reino de Espanha concluiu hoje uma visita de dois dias à Guiné-Bissau para avaliar o progresso de um projeto de nutrição de 6,7 milhões de dólares, financiado pelo acordo de troca de dívida espanhol com o Governo da Guiné-Bissau e o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas.

Chefiada pelo embaixador de Espanha na Guiné-Bissau, Antonio González-Zavala Peña, a delegação incluiu funcionários do Ministério da Economia, Comércio e Negócios de Espanha e da representação diplomática de Espanha em Dacar. Visitaram três centros de saúde na região de Oio, que tem a maior prevalência de atraso de crescimento do país (36,8%) e uma alta prevalência de desnutrição aguda (6,8%) em crianças menores de cinco anos.

"O atual programa de troca de dívida e a utilização dos seus fundos, bem como a presença em Bissau desta importante delegação do Ministério dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital do Reino de Espanha, são apenas mais uma prova do nosso firme compromisso com a luta contra a desnutrição e a erradicação das consequências mais nocivas da pobreza entre as crianças, ", disse Antonio González-Zavala Peña, embaixador espanhol na Guiné-Bissau.

"Mantemos o nosso compromisso com o povo fraterno da Guiné-Bissau. Temos de continuar a trabalhar em conjunto para que possamos vencer a luta contra a desnutrição", acrescentou.

Atendimento a mulheres lactantes no centro de recuperação nutricional de Nhacra

Durante a visita, a delegação espanhola reuniu-se também com os Ministros da Saúde Pública e das Finanças da Guiné-Bissau, bem como com outras partes interessadas envolvidas na conceção e implementação do projeto.

O Governo de Espanha concordou em libertar a Guiné-Bissau da sua dívida de 12 milhões de dólares, com a condição de que a Guiné-Bissau invista 6,7 milhões de dólares para apoiar o PAM na luta contra a desnutrição.

“Atualmente, através deste programa, estamos a abordar várias questões de nutrição e segurança alimentar, prestando apoio aos necessitados, em especial às crianças. Muitas famílias não têm condições para fornecer uma alimentação adequada aos seus filhos e este programa tem desempenhado um papel crucial ao salvar a vida destas crianças”, disse Domingos Malu, Ministro da Saúde Pública.

Em colaboração com o Ministério da Saúde Pública, desde 2022 o PAM vem implementando um projeto de nutrição para prevenir a desnutrição aguda em mulheres, crianças e pessoas vivendo com HIV/Tuberculose. O PAM também oferece cuidados pré-natais através do Programa Nacional de Reabilitação Nutricional.

Delegação de Espanha_equipa do PAM_Ministério da Saúde Pública visitam centro em Nhacra Teda

"O PAM agradece o apoio do Reino de Espanha e a liderança do Governo da Guiné-Bissau em dar vida a este projeto para apoiar uma boa nutrição para as pessoas mais vulneráveis", disse Claude Kakule, Representante e Diretor Nacional do PAM na Guiné-Bissau.

"Juntos, podemos ser mais eficientes em fazer mudanças impactantes na vida das pessoas, ajudando as crianças a ter acesso a alimentos nutritivos e saudáveis, educação e sensibilização sobre uma boa nutrição e as melhores práticas alimentares, incluindo diversificação da dieta, alimentação saudável, para abrir caminho para um futuro mais saudável para as mulheres e crianças da Guiné-Bissau", acrescentou Kakule.

Em 2023, o programa de prevenção e tratamento da desnutrição apoiado pelo PAM atingiu 32.741 pessoas, incluindo 31.843 crianças e 607 mulheres.

Nota aos Editores:

Uma conversão de dívida é a renúncia ao reembolso da dívida pública por um credor, na condição de o mutuário "investir" o dinheiro em projetos de desenvolvimento mutuamente acordados. No caso da Guiné-Bissau, a Espanha perdoou uma dívida de 12,1 milhões de dólares com a condição de o governo investir 6,7 milhões de dólares para apoiar o PAM na luta contra a desnutrição. O saldo remanescente da dívida de 5,3 milhões de dólares foi anulado.
#                 #                   #
Descrição e crédito das fotos:

Delegação de Espanha (Embaixador Antonio González-Zavala Peña e Alberto Sabido, Diretor-Geral da Gestão da Dívida Externa e do Financiamento Internacional, Ministério da Economia, Comércio e Empresas de Espanha) e Representante do PAM recebidos pelo Ministro da Saúde Pública, Domingos Malu. Crédito: PAM/Charlotte Alves
Atendimento a mulheres lactantes e crianças no centro de recuperação nutricional de Nhacra. Crédito: PAM/Charlotte Alves
Delegação de Espanha (Cônsul da Embaixada de Espanha na Guiné-Bissau, Lucía Piñón Aneiros e Alejandro Ruiz Iglesias, Conselheiro Económico e Comercial - Embaixada de Espanha em Dacar), equipa do PAM e do Ministério da Saúde Pública visitam armazém do centro de recuperação nutricional de Nhacra Teda, onde são armazenados alimentos nutritivos especializados para tratamento da desnutrição aguda moderada em crianças. Crédito: PAM/Charlotte Alves

Charlotte Alvarenga Alves
Communication Officer
World Food Programme
Guinea-Bissau, Bissau

 Comunicado conjunto-PAM_Ministério da Saúde_Embaixada de Espanha-Delegação espanhola visita Guiné-Bissau para ver impacto do projeto conjunto de nutrição do PAM-04062024

 Comunicado conjunto-PAM_Ministério da Saúde_Embaixada de Espanha-Delegação espanhola visita Guiné-Bissau para ver impacto do projeto conjunto de nutrição do PAM-04062024


Sem comentários:

Enviar um comentário