quarta-feira, 31 de maio de 2017

MINSA LANÇA CAMPANHA DE DISTRIBUIÇÃO DE MOSQUITEIROS IMPREGNADO


O ministério da saúde (MINSA) em parceria com Fundo Mundial lançou oficialmente esta quarta-feira a campanha nacional de distribuição de mosquiteiros impregnado de longa duração.

O acto oficial foi presidido pela primeira-dama Maria Rosa Vaz que na ocasião reafirma o seu engajamento e sua determinação em tudo fazer para que a radicação do paludismo seja uma realidade no país, tendo apelado as mães, membros das comunidades e população em geral para aderirem a esta campanha “ e que os mosquiteiros sejam utilizados conforme as orientações dos técnicos do ministério da saúde pública”.

 Pediu igualmente que todas as medidas de prevenção da doença sejam aplicadas “porque só assim poderemos contribuir para diminuição do paludismo nas crianças e nas mulheres grávidas”.

Entretanto o ministro da saúde Carlios Barai sublinhou que desta vez não vai haver mosquiteiros da MILDA nos mercados como tem sido a prática no passado. “ Das informações que tenho é que nas campanhas passadas as distribuição são feitas depois aprecem lotes dos mosquiteiros no mercado de Bandin a serem vendidos. Mas desta vez pensamos que será diferente porque as medidas serão tomadas. Se porventura apanhamos alguém com mosquiteiro no mercado, ele será obrigado a denunciar o técnico que lhe forneceu”, avisou.

Para o representante da OMS no país Aygan Kossi a malária representa uma grave ameaça a saúde e “ é uma das principais causas da pobreza na Guiné-Bissau. A camada mais afectada são as crianças menos de cinco anos que representam cerca de 41% de todos os casos e 45% de todas as mortes”, explica.

Por: Luciano Carlos Djaló
Radiosolmansi

Sem comentários:

Enviar um comentário