quarta-feira, 31 de maio de 2017

Centenas de mortos e feridos após ataque bombista junto a embaixada alemã

Explosão na zona diplomática da capital do Afeganistão fez dezenas de mortos e centenas de feridos.



O rebentamento de um carro armadilhado junto à embaixada da Alemanha em Cabul fez vários mortos e feridos esta manhã (08h25 no Afeganistão, 04h55 em Lisboa).

O porta-voz ministerial Ismail Kawusi confirmou à agência Efe que 80 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas. Já o Ministério da Administração Interna afegão, citado pela agência Associated Press, diz que morreram 64 pessoas e 320 ficaram feridas.

Não se sabe qual era o alvo do ataque uma vez que vários edifícios, incluindo as embaixadas de França e da Alemanha, foram afetados pela explosão na rua onde se encontram embaixadas e escritórios do governo, perto da praça Zanbaq.

Presidente afegão condena veementemente o atentado de Cabul




O presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, condenou veementemente o atentado de Cabul que fez hoje pelo menos 80 mortos segundo o último balanço provisório.

Segundo as autoridades, o atentado que ainda não foi reivindicado foi levado a cabo por um bombista suicida que fez explodir um carro armadilhado numa zona onde se situam várias representações diplomáticas da capital afegã.

"Os terroristas, mesmo no mês sagrado do Ramadão, no mês de deus e de oração, não param a matança do nosso povo inocente", refere a nota emitida pelo gabinete do chefe de Estado afegão.

O Paquistão também condenou "fortemente o atentado terrorista de Cabul" acrescentado que a explosão em Cabul causou a perda de vidas e provocou "muitos" feridos.


A declaração do Paquistão refere que o ataque provocou danos em várias residências de diplomatas paquistaneses que sofreram ferimentos ligeiros.

Funcionários da embaixada alemã em Cabul feridos no atentado de hoje



A explosão de hoje em Cabul feriu funcionários da Embaixada da Alemanha e matou um guarda afegão no exterior do edifício, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel.

O chefe da diplomacia alemã afirmou que todos os trabalhadores da embaixada estão já em segurança e enviou condolências à família do segurança morto.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha ativou um gabinete de crise para lidar com a situação, após a explosão que abalou o centro da zona diplomática de Cabul, uma área de alta segurança onde se encontram várias embaixadas.

"Os nossos pensamentos estão com as famílias e amigos das vítimas. Desejamos aos feridos uma recuperação rápida", disse Gabriel, prometendo que o ataque não abalará a determinação alemã em "apoiar o regime afegão com a estabilização do seu país".

Pelo menos 80 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas no atentado que ocorreu hoje em Cabul, perto do Palácio Presidencial e onde se encontram várias embaixadas e edifícios governamentais, segundo o Ministério de Saúde Pública afegão.

O atentado foi executado com um carro armadilhado, pelas 08:25 (04:55 em Lisboa), no distrito policial 10, perto da praça de Zanbaq, na área diplomática da capital, informou na sua conta oficial de Twitter o porta-voz do Ministério afegão do Interior, Najib Danish.

As embaixadas de França e da Alemanha sofreram "danos materiais" com o atentado, informou a ministra dos Assuntos Europeus francesa, Marielle de Sarnez.


"Há danos materiais na embaixada de França, e há também danos materiais na embaixada da Alemanha", disse à rádio Europe 1, acrescentando que não há para já informação sobre a existência de vítimas.

Talibãs negam responsabilidade no atentado de Cabul


Cabul, 31 mai - Os talibãs negam qualquer envolvimento na explosão de um veículo armadilhado hoje em Cabul e que causou pelo menos 80 mortos e 300 feridos manifestando "condenação" pelos ataques contra a população civil.

"Os mujhaedines não têm nada com a explosão" indicam os talibãs através de um comunicado difundido pelo porta-voz Zabihulla Mujaid que acrescenta que os elementos do grupo não estão autorizados a preparar ataques "sem objetivos" como o que se verificou hoje em Cabul.

"O Emirato Islâmico (denominação dos talibãs) condena os ataques levados a cabo contra civis e em que se verificam baixas civis sem um objetivo claro", assinala o mesmo comunicado.

A explosão ocorreu às 08:25 (03:55 em Lisboa) no Distrito Policial 10, perto da Praça Zanbaq, junto das embaixadas da Turquia, Alemanha e Japão na capital do Afeganistão.

Até ao momento o atentado ainda não foi reivindicado.

O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid disse à EFE que as primeiras investigações indicam que o veículo foi carregado com explosivos detonados numa zona onde se verifica sempre uma grande concentração de tráfego.

"O objetivo ainda não é conhecido mas (o atentado) foi perto da embaixada da Alemanha", disse o porta-voz da polícia assinalando que toda a zona foi isolada e que as investigações ainda decorrem.

A explosão ouviu-se em várias zonas da capital ocorreu a poucos depois do início do Ramadão.

Os dois últimos ataques bombistas de grandes proporções em Cabul, o último no princípio de maio, foram reivindicados pelo grupo Estado Islâmico mas os talibãs também têm levado a cabo uma série de ataques que provocaram muitos mortos entre a população civil.

Em março, um ataque dos talibãs contra um posto da polícia de Cabul fez 29 mortos e 122 feridos, a maior parte civis.


Em janeiro, um duplo atentado perto do Parlamento reivindicado pelos talibãs causou 30 mortos e 80 feridos.

NAOM

Sem comentários:

Enviar um comentário