Por RSM 18 12 2025
O Ministério Público emitiu um mandado de captura internacional contra o cidadão guineense Hermenegildo Tomás Pereira, colaborador do IFISCAP, acusado de ter fugido para a República do Senegal após se apropriar de dois milhões, quinhentos e setenta e cinco mil francos CFA.
O suspeito foi detido no aeroporto internacional de Dakar, graças à cooperação entre a Polícia Interpol da Guiné-Bissau e a Polícia Interpol senegalesa.
Segundo informações apuradas, no passado mês de novembro do ano em curso, um cidadão nacional denunciou, através do portal da Polícia Judiciária, ter sido vítima de um esquema de burla cibernética. Um indivíduo, cuja verdadeira identidade inicialmente se desconhecia, criou um perfil falso na rede social Facebook e fez-se passar por uma amiga próxima da vítima, levando-a a transferir o referido montante para uma conta bancária pertencente ao suspeito, num dos bancos comerciais do país.
Beneficiando-se da liberdade condicional, Hermenegildo Tomás Pereira efetuou o levantamento do dinheiro e fugiu para o território senegalês, acompanhado da sua esposa.
Perante a situação, o Ministério Público ordenou à Interpol a localização e detenção do suspeito em fuga. A operação culminou com a sua captura no momento em que se preparava para desembarcar no aeroporto de Dakar, na companhia da esposa.
Nos últimos tempos, tem-se verificado um aumento significativo de esquemas de burla na internet, de diversas naturezas, com o objetivo de enriquecimento ilícito.
O suspeito foi entregue, hoje, ao Ministério Público para ser ouvido. É expectável que o magistrado titular do processo requeira ao Juiz de Instrução Criminal a aplicação da medida de prisão preventiva.

Sem comentários:
Enviar um comentário