sexta-feira, 3 de maio de 2024

Sobe para 210 número de mortos nas inundações no Quénia

© Reuters
Por Lusa  03/05/24
O número de mortos nas devastadoras inundações causadas pelas chuvas torrenciais que atingem o Quénia desde meados de março subiu para 210, enquanto cerca de 165.500 pessoas ficaram desalojadas, anunciou hoje o Ministério do Interior queniano.

O número total de mortos aumentou depois de terem sido confirmadas mais 22 pessoas mortas nas últimas 24 horas, referiu o ministério num comunicado divulgado pelos média locais, segundo a agência de notícias espanhola EFE.

O número de feridos e desaparecidos continua a ser de 125 e 90, respetivamente, e um total de 196.000 pessoas foram afetadas pelas inundações em todo o país.

As chuvas torrenciais, ampliadas pelo fenómeno meteorológico El Niño, já provocaram inundações devastadoras neste país da África Oriental, resultando na destruição de estradas, pontes e outras infraestruturas.

No episódio mais mortífero deste mau tempo, dezenas de pessoas morreram no domingo à noite quando uma barragem natural no centro do país rebentou sob o efeito da chuva acumulada.

De acordo com o Ministério do Interior, foram encontrados 52 corpos e 51 pessoas continuam desaparecidas perto de Mai Mahiu, no Vale do Rift, a cerca de 60 quilómetros da capital, Nairobi.

Além disso, cerca de uma centena de turistas ficaram retidos na quarta-feira, quando um rio da famosa reserva nacional de Masai Mara transbordou após fortes chuvas.

De acordo com o Ministério do Turismo, as equipas de salvamento conseguiram retirar 90 pessoas da reserva, onde 19 alojamentos ficaram inundados.

Perante a calamidade que o Quénia está a viver, ontem, a Human Rights Watch (HRW) criticou o Governo queniano acusando o mesmo de não ter agido a tempo nem respondido adequadamente às devastadoras inundações.

Vários outros países da África Oriental estão a enfrentar as consequências devastadoras das chuvas sazonais que foram multiplicadas por dez pelo El Niño. Na Tanzânia, pelo menos 155 pessoas morreram em inundações ou deslizamentos de terras.

O El Niño é um fenómeno climático natural geralmente associado ao aquecimento global, que provoca secas em algumas partes do mundo e chuvas fortes noutras.



Leia Também: Tailandeses desfilam com gato de peluche para pedir chuva

Moradores de Phayuha Khiri acreditam que os felinos atraem a precipitação. Após meses de seca, habitantes da região estão desesperados e fazem tudo para que chova.

Sem comentários:

Enviar um comentário