quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Senegal. 2 anos de pena suspensa para donos de autocarros que colidiram

© Getty Images

 POR LUSA   25/01/23 

Um tribunal senegalês condenou hoje a uma pena suspensa de dois anos os dois proprietários dos autocarros que colidiram em 8 de janeiro no centro do país, acidente que provocou mais de 40 mortos.

O tribunal de Kaolack (centro) também condenou os dois arguidos ao pagamento de uma multa de 106.000 francos CFA (cerca de 163 euros cada), disse a advogada Abdy Nar Ndiaye.

Durante o julgamento, o procurador tinha pedido dois anos, incluindo um ano de pena efetiva para um dos proprietários e um ano, incluindo seis meses de pena efetiva, para o outro.

Os arguidos, presos em 13 de janeiro, foram acusados de "pôr em perigo a vida dos outros" e de falta de seguro (um deles) e de pneus defeituosos (o outro).

Além disso, alguns dos transportadores, que estão em greve há uma semana para protestar contra cerca de 20 medidas decididas pelo Governo após o acidente de 08 de janeiro, anunciaram que tinham suspendido o seu movimento na quarta-feira, após um pedido do khalifa geral da irmandade Mouride, Serigne Mountakha Mbacké, um guia religioso muito influente neste país, mais de 95% muçulmano.

Os transportadores criticam muitas destas medidas, como a proibição de autocarros e miniautocarros viajarem à noite ou a proibição de importação de pneus usados.

O acidente de 08 de janeiro em Sikilo (centro), causado por um pneu rebentado que provocou a colisão dos dois autocarros, matou 42 pessoas, de acordo com o último relatório. Em 16 de janeiro, um outro acidente no norte do país causou a morte a 22 pessoas.

Os acidentes rodoviários provocam anualmente 700 mortos no Senegal, um país com mais de 17 milhões de habitantes.

Em 2019, o Senegal tinha uma taxa de mortalidade rodoviária de 24 por 100.000 habitantes e a África subsaariana de 27 por 100.000. Na União Europeia essa taxa é de 6 por 100.000, de acordo com dados do Banco Mundial.


Leia Também: 

© Pedro Rocha / Global Imagens

POR LUSA  14:05 - 24/01/23 

Mais de 800 quilos de cocaína foram apreendidos num navio ao largo da costa de Dacar pela Marinha senegalesa, anunciou hoje a Direção de Relações Públicas senegalesa (Dirpa).

Os 805 quilos de cocaína foram apreendidos no domingo por um "barco patrulha de alto mar" do exército, a 335 quilómetros da capital, indicou a Dirpa através de uma declaração, sem adiantar detalhes da embarcação intercetada, a sua tripulação, o seu ponto de partida ou o valor da carga.

A alfândega senegalesa anunciou, em outubro, a apreensão de 300 quilos de cocaína, no valor de quase 37 milhões de euros, num camião refrigerado do vizinho Mali.

Há muito considerada uma mera zona de trânsito para drogas produzidas na América Latina, África Ocidental e Central tornou-se também uma região de elevado consumo, de acordo com o relatório anual do Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), publicado em junho de 2022.

"Entre 2019 e 2022 (...) foram apreendidas pelo menos 57 toneladas de cocaína em ou a caminho da África Ocidental, principalmente em Cabo Verde (16,6 toneladas), Senegal (4,7 toneladas), Benim (3,9 toneladas), Costa do Marfim (3,5 toneladas), Gâmbia (3 toneladas) e Guiné-Bissau (2,7 toneladas)", diz o relatório.


Leia Também: Mulher detida no aeroporto do Porto com 1,1kg de droga no organismo

Sem comentários:

Enviar um comentário