quinta-feira, 14 de junho de 2018
JUNHO SERÁ MÊS DE FESTA DE N´TURUDO
O Instituto Politécnico Nova Esperança (IPNOVE) promove, nos dias 23 e 24 de Junho corrente, um evento denominado “Festa de N´turudu” para resgatar os valores culturais ameaçados pela extinção. O evento também pretende promover a cultura de N’turudu (mascara) no carnaval nacional para nova geração
O evento de sábado e domingo anunciado durante uma conferência de imprensa que teve como caracter académico e científico agregando a parte cultural como sendo um tronco comum do desenvolvimento intelectual.
Segundo mentor do evento igualmente o presidente da comissão, Valdir da Silva, a iniciativa visa resgatar a cultura guineense como também valorizar património intelectual e cultural.
“O evento não é o carnaval propriamente dito como se faz em Fevereiro mas é uma festa de N´turudu associada a cultura e ao carnaval o que quer dizer que a nossa festa tem um pendor cultural porque acreditamos que a cultura e a ciência como também ensino andam juntos”, explica.
“Nós enquanto uma instituição do ensino superior estamos despostos para valorizar a cultura e na sua promoção para dar outra visão ao aspecto patrimonial, cientifico, cultural e intelectual”, realça Valdir da Silva.
O evento cultural também pretende chamar atenção aos dirigentes do país, sobre o perigo da extinção do N’turudo no panorama cultural e o seu impacto no turismo da Guiné Bissau.
Valdir da Silva fala ainda na preservação e na revivência do espírito de carnaval guineense na moda antiga uma vez que está a desaparecer em detrimento da influência de cultura de outros países.
“Desafiamos aos guineenses para valorizarem uma vez que acreditamos que o carnaval que se faz já não existe e a moda antiga deve ser preservada e revivida pelos guineenses para não copiarem as culturais de outros países”, aconselha.
O Instituto Politécnico "Nova Esperança" inaugurou na capital Bissau, no início deste mês, na rotunda de mãe de água - ao lado da Assembleia Nacional Popular, uma gigante a máscara que motiva às pessoas a darem valor ao carnaval dos anos passados.
Segundo, a comissão organizadora desfilam no evento grupos culturais Netos de Bandim, Iris de Brá, Ballet Nacional assim como as escolas públicas, privadas de Formação e Universidades.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi
radiosolmansi
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário