La photo de groupe après l’ouverture du sommet
Abuja, 22 de dezembro de 2018. A cerimónia de abertura da Cimeira foi marcada pelas palavras acolhedoras do Chefe do Estado da Nigéria e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, Sua Excelência Senhor Muhammadu Buhari, seguida das intervenções do Presidente da Comissão dessa Organização regional, Senhor Jean-Claude kassi Brou e do Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas para a África Ocidental e o Sael, Dr. Mohamed Ibn Chambas.
Essa reunião permitirá não só aos líderes da África Ocidental a revisão de uma série de relatórios sobre a situação política na Guiné-Bissau, no Togo e na Região, mas também ao Task force Presidencial sobre o Regime de liberalização comercial da Organização regional, a moeda única da Comunidade e as infraestruturas.
Terão igualmente de avaliar o relatório final da 41ª reunião ordinária do Conselho de mediação e segurança, o relatório da 81 ª sessão ordinária do Conselho de Ministros e o relatório anual de 2018 do Presidente da Comissão da CEDEAO.
Esses diferentes documentos serão apresentados numa sessão à porta fechada, ou seja, numa sessão reservada apenas aos Chefes de Estado e de Governo.
Retrouvailles entre les présidents togolais et ghanéen
A assinatura de Atos e Decisões Comunitários, designadamente do Ato Adicional sobre a adesão de Cabo Verde ao Programa do Corredor Praia-Dacar-Abidjan e a consequente introdução da componente marítima serão os destaques desta Cimeira, inclusivamente a leitura da Declaração política da posição comum da CEDEAO sobre a devolução do património cultural à África, o comunicado final; a Conferência de imprensa e a escolha da data e do local da 55ª cimeira ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.
Cordiales salutations entre les présidents nigérien et togolais
Assinala-se que uma mesa redonda sobre a interligação energética para o desenvolvimento sustentável em África será realizada à margem desta cimeira.
D’autres chefs d’Etat de la Cedeao
ecowas.int
Sem comentários:
Enviar um comentário