© Reuters
POR LUSA 16/12/22
A Coreia do Norte divulgou hoje que testou um motor de combustível sólido de "grande propulsão" para um "novo tipo de arma estratégia", o que indica um avanço no desenvolvimento de um novo míssil balístico de alcance intercontinental (ICBM).
O teste, que decorreu na quinta-feira numa nova zona de testes vertical construída recentemente na base de lançamento espacial de Sohae, no noroeste do país, foi acompanhado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, noticiou a agência estatal KCNA.
A agência de notícias divulgou também imagens do teste e do líder norte-coreano a contemplar o mesmo.
O desenvolvimento de um ICBM de combustível sólido é um dos objetivos traçados pelo regime norte-coreano no seu plano de modernização de armamento aprovado em janeiro de 2021, uma vez que todos os seus sistemas operativos de longo alcance funcionam atualmente com combustível líquido, o que é menos económico e dificulta o carregamento e o lançamento de um projétil.
No mês passado, a Coreia do Norte lançou um ICBM, uma das armas mais poderosas do seu arsenal, que caiu ao largo da costa do Japão.
Antes, em setembro, Pyongyang tinha proclamado que o seu estatuto nuclear "era irreversível", fechando a porta a quaisquer negociações de desarmamento.
Pyongyang realizou um número recorde de testes de mísseis em novembro, em resposta às manobras militares conjuntas de Seul e Washington, dando origem a uma perigosa escalada na península coreana.
De acordo com imagens de satélite, é possível que o regime norte-coreano realize, em breve, um novo teste nuclear, para o qual está preparado há vários meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário