© Getty Images
Notícias ao Minuto 01/10/22
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou a retirada das tropas russas da cidade de Lyman, na região de Donetsk, segundo cita a agência RIA.
"Em conexão com a criação de uma ameaça de cerco, as tropas aliadas foram retiradas do assentamento de Krasny Liman [nome russo para Lyman] para linhas mais vantajosas", anunciaram os russos.
A conquista ucraniana é uma vitória significativa após o anúncio de anexação de quatro regiões da Ucrânia pela Rússia.
Durante meses, Lyman serviu de ponto central de logística e transporte das operações russas.
Esta é a maior conquista para o país invadido desde que retomou Kharkiv e permitirá ainda um avanço em direção a Lugansk.
"Lyman é importante porque é o próximo passo para a libertação do Donbass ucraniano. É uma oportunidade de ir mais longe para Kreminna e Severodonetsk, e é muito importante psicologicamente", explicou esta manhã, à televisão ucraniana, o porta-voz das forças militares do leste da Ucrânia, Serhii Cherevatyi.
Refira-se que as forças ucranianas conseguiram retomar Kharkiv no início de setembro, levando a uma retirada à pressa das forças russas que, por sua vez, deixaram para trás muito material militar que foi aproveitado pelos ucranianos.
Após a retomada deste território, foram encontradas várias provas de crimes de guerra, nomeadamente a descoberta de 10 câmaras de tortura.
Sem comentários:
Enviar um comentário