© University of Glasgow
Por Notícias ao Minuto 18/04/24
O animal, que pertence a
uma espécie considerada extinta, terá sido recolhido na década de 1850,
integrando as coleções da Universidade de Glasgow desde 1888.
O exemplar de um lagarto gigante da Jamaica com 170 anos será repatriado para o seu país de origem, a partir da Escócia, no âmbito da implementação de medidas de justiça restaurativa.
O animal, que pertence a uma espécie considerada extinta, terá sido recolhido na década de 1850, integrando as coleções da Universidade de Glasgow desde 1888, de acordo com a Sky News.
O mesmo meio adiantou que uma equipa da Universidade das Índias Ocidentais (UWI) e do Instituto da Jamaica (IOJ) rumará até Glasgow para recuperar o espécime, no que será a primeira repatriação de um exemplar da história natural das Caraíbas.
A decisão surge na sequência de um entendimento entre a UWI e a Universidade de Glasgow, que tem como objetivo promover a colaboração na investigação e na educação, além de abordar o legado histórico do colonialismo.
O desaparecimento do lagarto gigante da Jamaica terá sido uma consequência da plantação de cana-de-açúcar, que levou à perda do seu habitat natural e introduziu predadores, como ratos, na ilha.
O animal, que regressará à Jamaica a 24 de abril, será depositado no Museu de História Natural do país, onde integrará a coleção nacional de flora e fauna.
Sem comentários:
Enviar um comentário