terça-feira, 3 de março de 2020

COVID-19 - DGS confirma mais dois casos de Covid-19 em Portugal. Um é em Lisboa

Os outros dois casos de infetados de Covid-19 confirmados, anteriormente, em Portugal, encontram-se internados no Porto.


A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foram confirmados mais dois casos positivos de Covid-19, em Portugal. 

Em comunicado, o organismo revela que estes dois novos casos tratam-se de um homem, de 60 anos, internado no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, e outro, de 37, que se encontra no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.  

Na segunda-feira, a DGS confirmou os dois primeiros casos de infeção em Portugal, um homem de 60 anos e outro de 33, ambos internados em hospitais do Porto.

O novo coronavírus, que causa a doença denominada Covid-19, pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios.

Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

Além de 2.943 mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco "muito elevado".

NAOM

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Moçambique vai sancionar funcionários que não declararem os seus bens

O Governo moçambicano vai suspender salários de titulares de cargos públicos que não declararem o seu património, tal como exige a lei, anunciou hoje o porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique.


O decreto que prevê a sansão foi aprovado pelo Conselho de Ministros, disse o porta-voz do Governo moçambicano, Filimão Suaze, após uma sessão do órgão hoje em Maputo.

O decreto visa "a suspensão do pagamento mensal e pagamento da multa aos servidores públicos sujeitos a declaração de bens e património por sua apresentação fora do prazo legal ou de apresentação da mesma", disse Filimão Suaze.

O decreto é aprovado no contexto da Lei da Probidade Pública, criada para assegurar a moralidade, transparência, imparcialidade e respeito na gestão do património do Estado.

"Com esta nova regulamentação procura-se estabelecer parâmetros punitivos nas situações de atraso no cumprimento do prazo legal ou de uma efetiva não declaração", explicou.

De acordo com o representante governamental, há muitos titulares de cargos na administração que já têm estado a fazer as suas declarações dentro do prazo.

"Mas verificando a situação dos que declaram e dos que não o fazem, mostrava-se necessário aprovar este instrumento para fechar eventuais lacunas", concluiu.

NAOM

MINISTRO DE EDUCAÇÃO STA DJA DENTRO DE SI GABINETE


 
Viva Nova Guiné.
Mutaro Uldada Cisse

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO, VISITOU HOJE ALGUNS DEPARTAMENTO DA PRESIDÊNCIA








Prs Bissau 

MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL JÁ ESTÁ ENTREGUE




Junior Gagigo 

O GOVERNO EMITE COMUNICADO SOBRE A ACTUAL SITUAÇÃO POLITICA DO PAÍS .

Na Letra e no Espirito do Comunicado, apela a CEDEAO e a Comunidade internacional no sentido de apoiarem a Vontade Soberana e Inalienável do povo guineense livremente expressa no dia 29 de Dezembro de 2019.
E que nada poderá subvertê- la .





Joaquim Batista Correia

COMUNICADO DE IMPRENSA


CONGRATULATIONS !!!




Democracia para STJ, democracia do povo: duas visões pós eleitoral em disputa na Guiné-Bissau.

Ricardino Dumas. Professor universitário guineense no Brasil, PhD em Sociologia.

Democracia para STJ, democracia do povo: duas visões pós eleitoral em disputa na Guiné-Bissau.

Por que algumas pessoas advogam o “império da soberania jurídica” do Supremo Tribunal de Justiça guineense e não realçam o “império da soberania popular”, enquanto o fundamento supremo do exercício jurídico constitucional através da vontade popular? Qual é o lugar da expressão “povo” no âmbito de um contencioso eleitoral? Como se articulam o poder formal constitucional com o poder da soberania popular eleitoral? Essas questões trazem, no campo conceitual e analítico, algumas implicações sobre a própria definição do que seja democracia, em suas várias acepções e interpretações.

I. Para começar a consideração básica é a de que as democracias não são todas iguais, apesar de algumas similitudes.

Questões como sistemas de representação e separação de poderes, tipos de constituições, relações civil-militar , participação da sociedade civil e das organizações populares, doutrinas legais, conjunto de direitos e obrigações sociais, econômicos, culturais, religiosos, direitos e obrigações associados com a cidadania, todos diferem significativamente entre regimes que geralmente são reconhecidos como democráticos.

II. Tais questões e acepções têm suas implicações factuais substantivas.

Elas impactam não só as concepções e definições de democracia como também têm um peso substantiva sob a sustentabilidade e aplicabilidade concreta da democracia para que as estruturas formais constitucionais possam conceptualizar sua capacidade de resolução de contenciosos eleitorais, sociais e políticos, dentre outros conflitos multidimensionais. Quando essas capacidades se tornam tão adversas para a resolução de conflitos, o “império da lei”, via constituição, torna-se um significante vazio e a própria democracia e o poder judiciário entram em crise, em consequência inerente suas múltiplas insuficiências factuais substantivas de aplicabilidade e sustentabilidade.

III. Feitas tais considerações e lembrando que as democracias não são iguais, resta-se então analisar os seus pressupostos sociais, culturais e constitucionais que promovem sustâncias factuais, regras e objetivos politicamente desejáveis para que as instituições judiciais possam lidar com as múltiplas dimensões de conflito tendo como foco a realidade política, jurídica e sociológica pós eleitoral guineense.

IV. Tomo como referência duas matrizes conceituais da democracia.

A primeira - a matriz da democracia representativa, minimalista, liberal, de tradição inglesa, cujos pressupostos teriam contribuído o sociólogo Max Weber, o cientista político e economista Joseph Schumpeter e Norberto Bobbio. Para eles, não obstante as diferenças conceptuais, a democracia é entendida como um método político, isto é, um conjunto de arranjos institucionais para chagar a uma decisão política (por exemplo, um contencioso eleitoral, legislativo, administrativo ou societal) É justamente este é o ponto de partida que tem marcado a visão da democracia no contexto do conflito pós eleitoral na Guiné-Bissau, adestrado como “império da lei”. Além de restringir a democracia como um método de arranjos institucionais, meramente constitucionais, há também uma visão segundo a qual as organizações da sociedade civil, o povo, os partidos e associações de modo geral devem agir, de modo concentrado, na luta competitiva no mercado de voto e nos processos pós eleitorais de acordo com as regras constitucionais de jogo político para resolução de conflitos. É a visão normativa de democracia sustentada pelo judiciário e compartilhada por juízes do Supremo Tribunal de Justiça com os quais ocorrem as atribuições constitucionais em democracias representativas.

V. E no caso de Guiné-Bissau, como ficaria essa concepção formal da democracia?

O caso guineense é um contexto sociopolítico específico inserido no contexto global marcado pela fragilidade das instituições, em que os obstáculos à democracia decorre do fato de que o acesso à justiça é restrito e o povo (os pobres) olham a lei como um instrumento de opressão a serviço dos ricos e poderosos, normalmente indivíduos atrelados ao sistema partidário, ou igualmente atrelados ao sistema econômico e coadjuvados por interesses difusos, internos e externos, em que o sistema de justiça tem sido amplamente ineficiente, desacreditado, com recursos escassos à sua disposição. Por isso os juízes são frequentemente acusados de corrupção e dependentes a um sistema político e partidário. Como efetivar o “império da lei”, nesse quadro? A questão aqui não é a de negar a democracia pela ausência das instituições ou pelas suas fragilidades, nem tão pouco acreditar que todos os juízes do STJ sejam realmente facilmente corruptíveis pelo poder político-partidário. Significa sim levar em consideração o quadro sociológico e institucional em que o Supremo Tribunal de Justiça opera, embora sem condições efetivas, operacional e institucional, como sendo a única instância de salvação de interesse público e de exercício da educação democrática e da cidadania em um contexto de fatores multidimensionais que vão para além da própria capacidade institucional e constitucional do Supremo Tribunal de Justiça Guineense. É aqui que entra a tensão entre os interesses públicos e interesses particulares decorrentes da dependência quase total do sistema judiciário ao poder político bastante maleável ao sistema partidário, dependendo do partido político que esteja no poder.

VI. Por acreditarem excessivamente na capacidade jurídica e hegemônica do STJ, não na capacidade administrativa da Comissão Nacional de Eleições na gestão eleitoral, que também é parte do estado, a CNE é instrumentalmente colocada em xeque, em contraposição ao ordenamento jurídico do país. Os defensores da democracia representativa liberal, atrelado ao “império da lei do STJ”, revelam uma visão excessivamente universalista centrada na defesa das “regras de jogo democrático”, isto é, quais as decisões coletivas e quais as pessoas ou instâncias responsáveis capazes de tomar as decisões por meio de contenciosos judiciais, sem se preocuparem com as condições sociais, políticas e institucionais que impõe limites à justiça como “construção social” que se impõe ao exercício pleno e efetivo do STJ. A negação da justiça como construção dos fatos social explica-se pelo excesso de formalismo legal-constitucional.

VII. O excesso de formalismo constitucional gerou outros equívocos, mormente a interpretação universalista que intenta forçar uma aproximação entre a ideia da sociedade guineense e suas instituições com a formatação da sociedade e leis portuguesas, uma referência quase messiânica e obrigatória dos intelectuais e políticos guineenses, designadamente, profissionais de direito que pensam as instituições sociais a partir do arcabouço constitucional. Não defendo que tais referências lusitanas sejam más para a sociedade guineense, principalmente, como um país em construção, mas sim pela forma como os “modelos” da antiga metrópole são assumidos como uma engenharia institucional, à crítica às instituições, sem adequações apropriadas à realidade sociológica guineense, principalmente em momentos de crises sociopolíticas em que, em condições de uma sociedade aberta ao debate público, demandaria reflexões e possíveis formulações ou reformulações dos “modelos institucionais” tidas referencias obrigatórias que garantiriam o sucesso de políticas públicas na Guiné-Bissau.

VIII. Mas isso não acontece apenas em direito. Mesmo no campo da sociologia e da educação, conta-se com Portugal para quase tudo e para “refundar” o sistema, supostamente pelas semelhanças entre os dois países”. Isto é pura aberração, típica de uma pretensa cultura universalista que minimiza a discrepância societal entre a sociedade guineense e portuguesa e nega o debate público, inclusive o debate sobre a própria ideia que se tem da democracia, do direito, do estado e da sociedade que queremos que tratarei mais adiante ao retomar a relação entre a democracia jurídica e a democracia popular. O desafio intelectual, fundamental, pouco debatido, não diz respeito ao modelo jurídico ou educacional a ser seguido, mas sim em como pensar um sistema societal em que o universalismo não se sobrecarregue ou sobreponha as condições estruturais particulares da realidade guineense, sem obviamente desconsiderar o contexto global no qual o país está inserido. Esse é o quadro analítico substantivo que se espera de um debate qualificado na esfera pública guineense.

IX. No caso concreto do contencioso eleitoral, coloca-se a tensão entre o direito à reclamação, plasmado na constituição, e o direito à soberania popular, também garantido pela constituição, mas de cujo fundamento não estaria sujeito à interpretação do STJ, mas sim da interpretação da vontade popular pelo STJ, em que o direito ao voto de todo o cidadão tem igual peso nos termos constitucionais. Muitos, porém, são insensíveis a esse detalhe, pois não conseguem separar a esfera institucional judicial da esfera societal atrelada à vontade popular da democracia. Contudo, não obstante as diferenças entre as duas esferas, há pontos nodais comuns - não necessariamente pela função do STJ em dirimir conflitos, mas sim pela ideia da vontade popular como expressão do conflito dirimido pelo STJ enquanto instituição de um estado para a sociedade como um todo do ponto de vista relacional e interdependente entre ambas esferas de democracia.

X. Democracia do povo para além do STJ

É contra essa visão formalista da democracia que os teóricos da democracia social tentam criar uma alternativa à teoria liberal, elitista, minimalista e corporativa, centrada nas elites e baseada na restrição da soberania popular para a construção de um espaço democrático e ampliação das esferas sociais da democracia participativa que os proponentes da democracia social, em contraposição à liberal, realçam a centralidade da sociedade civil e dos movimentos populares.

Para os teóricos da democracia social popular, de tradição francesa, cujos pressupostos teriam contribuído Rousseau e, mais recentemente, Caroline Pateman e Jurgen Habermas, dentre outros, afirmam que o interesse dos teóricos da democracia representativa liberal era o de funcionamento estável do sistema político democrático, em termos de controle do campo político, porquanto, não se mostravam preocupados com a ausência de controle popular sobre a deliberações das elites políticas para a representação política de suas demandas nas diversas instâncias de interesse nacional. Identifico aqui a visão hoje que se tem de democracia no contexto do contencioso eleitoral guineense. Caberia ao Supremo Tribunal, nessa acepção, a função distintiva para resolver um contencioso cuja atribuição basear-se-á no princípio do “império da lei”, em antinomia à soberania popular, à vontade popular proclamada pela CNE que, ironicamente, também são funcionários públicos do povo e partes integrantes de um sistema social mais amplo, sujeitos à vontade popular à semelhança do STJ. Razão porque o STJ deveria pedir o respeito à vontade do povo guineense expressas através das urnas, e não criar um fato-ato jurídico inexistente do objeto do contencioso, solicitando a ata de apuramento nacional para depois ser pleiteado pelo candidato derrotado fora do quadro de reclamação nas mesas de votação, nos círculos eleitorais, estabelecida em lei eleitoral, segundo as alegações de Comissão Nacional de Eleições, composto também por juízes do STJ, legitimados por um poder da soberania representado pela Assembleia Nacional Popular da República de Guiné Bissau, de notável saber jurídico e idoneidade moral.

XI. A ideia da democracia popular ou social pressupõe a luta da sociedade civil e indivíduos pela construção das condições sociais pelos próprios atores coletivos, incluindo as condições materiais, institucionais e judiciais para o bom funcionamento e autonomia do STJ; uma forma de democracia interna da própria sociedade guineense, da qual o Supremo Tribunal de Justiça e a CNE são partes do sistema social, que se espera democrático, em colaboração com outros aparelhos de estado como é o Ministério Público, mas o STJ não é a única parte de um todo. O termo “público” é um ponto de conexão entre a ideia de democracia formal e democracia social popular dos movimentos sociais e da sociedade civil, em constante diálogo e mediações institucionais. Todavia é preciso não romantizar a ideia de “popular” atrelada à sociedade civil”, porquanto, como sabemos, a ideia da democracia participativa popular também apresenta seus limites e fragilidades a que se junta a outras fragilidades de democracia representativa, formal e minimalista, em particular, no contexto guineense.

XII. Tomo aqui como referência as fragilidades da emergência de “novos” grupos e organizações da sociedade civil, na Guiné-Bissau, sobretudo na cidade de Bissau, em que encontramos os limites dessa abordagem de democracia participativa popular em variadas formas de participação e inserção social, política e econômica, de organizações ou indivíduos que são apêndices do partido político que esteja no controle de poder político estatal, de cujos dirigentes são escolhidos entre aqueles que mais e melhores serviços partidários prestaram para assunção de cargos públicos no governo a partir do qual contribuem com os recursos estatais financeiros para grupos afins, produzindo uma profunda deformação da ideia “idealizada” que se tem das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais populares como repositórios da ética, da moralização política e do bem púbico, sobretudo de algumas ONGs, em tempos de crise política que demanda a necessidade de mudança de mentalidades e busca de alternativas práticas às desgraças nacionais, regionais e setoriais.

À semelhança como ocorre com a concepção meramente normativa da democracia, encontramos sobretudo nas ONGs a mesma visão normativa e instrumental da democracia que se tem das organizações da sociedade civil e dos movimentos populares como espaços de ressonância de interesse particulares, mormente, nos períodos tensos de disputas eleitorais à Presidência ou apoio à disputa entre executivo e legislativo, entre o judiciário e forças sociais e políticas contrárias ao governo que esteja no controle do exercício de poder político, como é o caso do sindicalismo em luta constante pelas melhorias de condições de existência humana e profissional, bem como dos movimentos de estudantes que lutam pelo acesso à educação formal, principalmente no que tange ao funcionamento de escolas públicas. Aqui reside outra fragilidade atrelada ao princípio jurídico do “império da lei” em uma sociedade em que o direito à justiça e educação são publicamente inexistentes, constantemente violado pelos próprios atores do estado a quem compete, constitucionalmente, garantir a efetividade factual de “direitos humanos a ter direitos”.

Qual seria o fundamento da legitimidade factual de direito e obrigação no contexto pós eleitoral do contencioso eleitoral? É possível falar da “legitimidade constitucional” sem se referir a “legitimidade popular” do ponto de vista de sua incorporação para aceitar a autoridade do STJ? Quais são os limites do fundamento constitucional do “império da lei” constantemente evocado se ele é quase inexistente, inoperante, questionado ou repudiado quando não agradam grupos que hoje advogam a sua supremacia de decisão jurídica-social, institucional-política, ética-moral na esfera de contendas pós eleitorais?

XIII. A atual disputa pós eleitoral, deslocada do campo político partidário para o campo jurídico, no âmbito do Supremo Tribunal de Justiça, de Guiné-Bissau, extensivo aos demais países da África, da Europa e da America Latina, coloca o desafio de articulação entre soberania popular e elementos constitucionais, legais e parlamentares que colocam em ação os princípios de limitação do poder do Supremo Tribunal de justiça e separação de poderes, não só em nome da soberania popular-eleitoral, como também em nome dos direitos fundamentais do povo guineense, que passa pelo respeito ao Voto popular, sem desconsiderar os fundamentais formais do arcabouço constitucional.

XIV. De igual modo, não se pode falar de um sistema democrático cujo fundamento da soberania popular coloca em xeque os direitos fundamentais ao pluralismo de atores sociais e políticos e a defesa das liberdades dos indivíduos, organizações, candidatos e partidos. Assim, a democracia, em suas concepções constitucionais formais e sociais populares, pode ser entendida como a interdependência entre a soberania popular e normas constitucionais, entre as atribuições da CNE e do STJ, entre partidos e sociedade. Apesar de constituírem esferas distintas, há um ponto nodal de prática articulatória que congrega a ideia da democracia popular com atribuições constitucionais da democracia.

XV. No primeiro caso, denominado de democracia popular, o princípio básico da regra de convivência democrática é o “poder do povo”, via eleições periódicas de candidatos a cargos eletivos para o parlamento e para a presidência da república. A legitimidade do voto dos cidadãos deve ser a base democrática de qualquer sociedade. O STJ, por sua vez, deve respeitar a escolha do povo, sem distinção de etnia, religião, condição econômica, estilo de vida, sexo, etc. No segundo, chamada de democracia formal constitucional representativa, interpretada como o princípio jurídico do “império da lei” por funcionários públicos do STJ, parte-se de princípio segundo o qual todos os cidadãos, organizações, grupos ou partidos que gozam de direitos políticos fundamentais, são livres para reclamar, ser ouvido e garantido seu contencioso, seja de qual natureza for, ao máximo possível, livremente, em uma livre disputa entre grupos políticos e sociais em concorrência entre si que envolvam a decisão do judiciário, seja ainda por salvaguarda da escolha popular sujeita à vontade do povo guineense, sujeita à contestação, mas não passíveis de suplantação pela “democracia dos juízes” atrelados ao STJ fora do quadro legal eleitoral e da Constituição da República de Guiné-Bissau.

XVI. Isto porque a democracia não é um simples Acordão de engenharia constitucional. Ainda que seja um fator importante em democracia, não é o único. Nenhuma manifestação eleitoral, majoritária, da vontade popular, via sufrágio universal, direto e secreto, com a presença de representação de todos os candidatos e sem contestação nas mesas de votação e junto à Comissão Nacional de Eleições deve ser suplantada por “homens de leis”. A democracia é a expressão popular por excelência e revela-se uma condição social, histórica e política particular, própria do aprendizado político e cívico de cada sociedade que, identificando-se com a ideia do “homem novo” de Amílcar Cabral, a participação popular é a sua realização plena.

XVII. Não pode haver sobreposições nas relações entre as instituições, organizações, grupos, etnias e partidos ou nas relações entre o executivo, judiciário e legislativo e nas relações entre os cidadãos e o Estado. A interpretação do contencioso eleitoral, em suas diversas acepções que se possa fazer, evidencia a tensão entre os pressupostos da democracia formal de “regras de jogo” e democracia popular da participação da sociedade como sua expressão sine qua non que garante a legitimidade de qualquer Estado Democrático de Direitos Humanos. Além disso o contencioso revela a fragilidade do recurso à Justiça em definir o “jogo” tendo o fundamento da soberania popular estabelecido em regras para a escolha eleitoral à presidência, coloca limites ao STJ que aparece como parte do “jogo” do campo político pós eleitoral mais amplo entre forças políticas e sociais articulados em torno de candidatos, partidos e grupos de interesses em luta para o controle do Estado que coloca em disputa a própria ideia de democracia.

Professor universitário guineense no Brasil, PhD em Sociologia.

MINISTRO DO ESTADO E DO INTERIOR SR. BOTCHE CANDE NO PALÁCIO DO GOVERNO





Junior Gagigo

SAÚDE - Covid-19: Sete maneiras de melhorar o seu sistema imunitário

Não é surpresa que comer bem, dormir bem e lavar as mãos regularmente pode ajudar o corpo a combater infeções, mas existem outras maneiras de aumentar o mecanismo de defesa do seu corpo?


O pânico relacionado com o coronavírus levou à utilização de máscaras nas ruas, mas se está preocupado com gripes e outras patologias, o mais importante é reforçar o sistema imunitário. 

Sete dicas fáceis para melhorar o sistema imunitário

1. Tempere a comida com alho, cebola, gengibre, açafrão e pimenta caiena. Estes têm propriedades antioxidantes, desintoxicantes e antimicrobianas.

2. Beba chá verde. É rico em antioxidantes chamados polifenóis, que combatem eficazmente as infeções.

3. Durma o suficiente. Uma boa noite de sono pode reforçar as células que combatem infeções no corpo. 

4. Reduzir o stress. O cérebro e o sistema imunitário estão em constante comunicação - quando estamos stressados, o cérebro produz mais cortisol e prepara o corpo para situações de emergência. Mas enquanto faz isso, deprime o nosso sistema imunitário. 

5. Mantenha-se quente. Os vírus são mais infecciosos a temperaturas inferiores a 37°C, que é a temperatura corporal média do corpo.

6. Manter-se hidratado ajuda o corpo a eliminar naturalmente toxinas e outras bactérias que podem causar doenças. 

7. Óleos essenciais: o limão possui poderosas propriedades antibacterianas e demonstrou estimular a produção de glóbulos brancos, que combatem infecções. 

noticiasaominuto.com/lifestyle

Coronavirus fight: Robots make deliveries

Robots are employed to offer services to people in quarantine amid the #coronavirus fight in China. #FightVirus


New China TV

Presidente da Republica da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló pede ao novo Governo que não se sirva dos bens públicos

O Presidente da Republica da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, recomendou hoje a Nuno Nabian que o seu Governo não se sirva dos bens públicos e que combata a corrupção e tráfico de droga.


Num discurso proferido na cerimónia de tomada de posse do Governo liderado por Nuno Gomes Nabian, na Presidência da República, em Bissau, Umaro Sissoco Embaló deixou várias recomendações, nomeadamente tolerância zero à corrupção, ao narcotráfico, ao nepotismo e ao facilitismo.

"Porque este Estado pertence a todos os filhos da Guiné-Bissau e este Governo não se vai servir dos bens públicos para enriquecer", garantiu Umaro Sissoco Embaló, Presidente da Guiné-Bissau na quinta-feira.


Salientando que vai retomar o lema "dinheiro do Estado nos cofres do Estado", utilizado pelo Presidente cessante, José Mário Vaz, Umaro Sissoco Embaló disse que quem "precisar de dinheiro ou quiser dinheiro deve assinar ficha no Real Madrid ou no Barcelona (referindo-se aos salários milionários ganhos pelos jogadores daqueles clubes de futebol espanhóis)".

O também antigo primeiro-ministro guineense afirmou que na terça-feira vai mandar abrir as escolas e apelou aos sindicatos dos professores para haver diálogo.

"Temos de arranjar dinheiro para pagar aos professores, que é a grande prioridade. A política deste Governo é fazer homens com escola. Um homem que não tem escola é um homem dentro de um envelope", referiu Umaro Sissoco Embaló, Presidente da Republica da Guiné-Bissau.

O general recomendou igualmente ao Governo que seja dialogante, que renuncie à violência e que não faça ataques, "nem caça ao homem".

"A Guiné-Bissau tem de mostrar uma nova face da moeda, de que este Governo é capaz de limpar a imagem do país", declarou, garantindo ao procurador-geral da República e ao presidente do Tribunal de Contas, presentes na cerimónia, total apoio e colaboração.

"Ninguém está acima da lei e apesar da pressão nós temos o dever de construir a Guiné-Bissau e somos nós guineenses que temos de construir a terra e temos de renunciar à cultura do ódio, de rejeição", continuou.

Umaro Sissoco Embaló deixou também uma palavra aos militares, cujas chefias estiveram igualmente presentes na cerimónia de tomada de posse, salientando que mostraram que são republicanos.

"Distanciaram-se da política e não fazem política e ficaram nos quartéis e mostraram que o grande problema da Guiné-Bissau é no setor político e vou dizer-lhes para continuarem assim, porque os militares fazem parte da sociedade. Tenho orgulho destes cinco últimos anos. Numa situação muito atormentada, os militares mantiveram-se sempre nos quartéis", destacou.

A Guiné-Bissau vive um novo momento de tensão política, depois de Presidente Umaro Sissoco Embaló ter demitido Aristides Gomes do cargo de primeiro-ministro e nomeado Nuno Gomes Nabian.

Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor da segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau pela Comissão Nacional de Eleições, tomou posse simbolicamente como Presidente guineense na quinta-feira, numa altura em que o Supremo Tribunal de Justiça ainda analisa um recurso de contencioso eleitoral interposto pela candidatura de Domingos Simões Pereira.

Após estas decisões, registaram-se movimentações militares, com militares a ocuparem várias instituições de Estado, incluindo a rádio e a televisão públicas, de onde os funcionários foram retirados e cujas emissões foram suspensas.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) voltou hoje a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

Apesar de ter reconhecido Umaro Sissoco Embaló como vencedor das presidenciais, a CEDEAO condena todas as ações tomadas "contrárias aos valores e princípios democráticos" e que atentam contra a ordem constitucional estabelecida e "expõem os seus autores a sanções".

A CEDEAO reitera a "necessidade absoluta" de se esperar pelo fim do processo eleitoral e que vai ajudar a que sejam tomadas iniciativas para que seja posto um fim ao impasse pós-eleitoral.

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, que tinha tomado posse na sexta-feira como Presidente interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado, renunciou no domingo ao cargo por razões de segurança, referindo que recebeu ameaças de morte.

Já Aristides Gomes denunciou que um grupo de militares invadiu a sua residência, retirando as viaturas da sua escolta pessoal e proferindo ameaças.

O primeiro-ministro demitido tem utilizado a rede social Facebook para denunciar várias ocupações por militares de instituições do Estado, incluindo que Nuno Nabiam ocupou hoje o seu gabinete do Palácio do Governo.

Umaro Sissoco Embaló já afirmou que não há nenhum golpe de Estado em curso no país e que não foi imposta nenhuma restrição aos direitos e liberdades dos cidadãos.

NAOM /faladepapagaio

Guiné-Bissau: ONU aguarda posição de países africanos e novas consultas

A Organização das Nações Unidas (ONU) quer ouvir ideias dos países africanos sobre como lidar com a situação da Guiné-Bissau e admite novas consultas este mês sobre o país, disse hoje à Lusa o presidente do Conselho de Segurança.


"Estamos a fazer alguns arranjos, mas estamos à espera de que países africanos apresentem algumas ideias sobre como lidar" com os recentes desenvolvimentos na Guiné-Bissau, afirmou o representante permanente da China junto da ONU e presidente do Conselho de Segurança no mês de março, Zhang Jun.

O representante chinês indicou que este órgão da ONU ainda não falou sobre os recentes desenvolvimentos na Guiné-Bissau, como a tomada de posse simbólica de Umaro Sissoco Embaló como Presidente do país, a demissão do Governo de Aristides Gomes ou a ocupação de instituições do Estado por militares.

Desta forma, Zhang Jun adiou qualquer declaração para "depois de novas consultas" com os restantes 14 países que constituem o Conselho de Segurança da ONU, assegurando que a organização está "definitivamente a trabalhar".

O programa do Conselho de Segurança para o mês de março não inclui reuniões sobre a Guiné-Bissau, depois das reuniões de fevereiro sobre a situação no país, mas Zhang Jun disse que "o programa não impede o Conselho de responder a novos desenvolvimentos ou novas tensões".

Em 28 de fevereiro, o Conselho de Segurança ONU aconselhou os atores políticos da Guiné-Bissau a conterem-se de "ações e declarações que possam quebrar o processo político ou fazer escalar tensões" e pediu reformas da Constituição e da Lei Eleitoral, assim como reformas no setor da defesa e segurança e no setor jurídico.

A ONU tem reiterado o seu apoio à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que hoje voltou a ameaçar a Guiné-Bissau com novas sanções e criticou as forças de defesa e de segurança de se imiscuírem na esfera política.

Os membros do Conselho de Segurança mostraram, numa reunião em 14 de fevereiro, altas expectativas para a "primeira transição de poder" entre dois Presidentes democraticamente eleitos na Guiné-Bissau e pediram a implementação de "reformas urgentes", como previsto no Acordo de Conacri.

A ONU prolongou o mandato da Missão Integrada de Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (Uniogbis), até ao fim deste ano, com uma retirada gradual, e decidiu que a Uniogbis deverá continuar a operar como uma "missão política especial simplificada", liderada por um representante especial ao nível de secretário-geral adjunto.

Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor da segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau pela Comissão Nacional de Eleições, tomou posse simbolicamente como Presidente guineense na quinta-feira, numa altura em que o Supremo Tribunal de Justiça ainda analisa um recurso de contencioso eleitoral interposto pela candidatura de Domingos Simões Pereira.

Após estas decisões, registaram-se movimentações militares, com os militares a ocuparem várias instituições do Estado, incluindo a rádio e a televisão públicas, de onde os funcionários foram retirados e cujas emissões foram suspensas.

Por NAOM

Ex-MNE de Aristides Gomes vai ocupar mesmo cargo no Governo de Nabian

A ex-ministra dos Negócios Estrangeiros do Governo guineense liderado por Aristides Gomes, Suzy Barbosa, vai ocupar o mesmo cargo no executivo de Nuno Gomes Nabian, que toma posse ainda esta noite, segundo um decreto presidencial divulgado hoje à imprensa.



Outros dois membros do Governo chefiado por Nuno Nabian - que foi nomeado na sexta-feira pelo Presidente da Republica da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, após este ter demitido Aristides Gomes do cargo - são Botche Cande, como ministro do Interior, e Sandji Fati, no Ministério da Defesa.

A posse do Governo de Nuno Gomes Nabian decorrer hoje à noite no Palácio da Presidência em Bissau.

NAOM

GUINÉ-BISSAU: MEMBROS DO NOVO GOVERNO E TOMADA DE POSSE DO NOVO GOVERNO GUINEENSE❤


E DISCURSOS DO PRIMEIRO-MINISTRO, NUNO GOMES NABIAM E DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, GENERAL UMARO EL MOKTHAR SISSOCO EMBALO

segunda-feira, 2 de março de 2020

Última Hora: Confira a orgânica do Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam







EMPOSAMENTO DO NOVO GOVERNO LIDERADO POR ENG. NUNO GOMES NABIAM




GUINÉ-BISSAU - Militares ocupam Supremo e tribunais da Relação e Regional de Bissau

O Supremo Tribunal de Justiça e os tribunais da Relação e Regional de Bissau foram ocupados por militares e estão impedidos de funcionar, denunciou hoje, em comunicado, o gabinete da maior instância judicial da Guiné-Bissau.

"O Supremo Tribunal de Justiça vem informar a opinião pública nacional e internacional que por razões desconhecidas as instalações do Supremo Tribunal de Justiça, do Tribunal da Relação e o Tribunal Regional de Bissau foram ocupadas por forças de defesa e segurança, facto que impede o normal funcionamento destes tribunais", refere, em comunicado divulgado à imprensa, o gabinete do presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

As instalações do Supremo Tribunal de Justiça estão ocupadas por militares desde sexta-feira, depois de presidente Umaro Sissoco Embaló ter demitido Aristides Gomes do cargo de primeiro-ministro e nomeado Nuno Nabian.

Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor da segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau pela Comissão Nacional de Eleições, tomou posse simbolicamente como Presidente guineense na quinta-feira, numa altura em que o Supremo Tribunal de Justiça ainda analisa um recurso de contencioso eleitoral interposto pela candidatura de Domingos Simões Pereira.

Após estas decisões, registaram-se movimentações militares, com os militares a ocuparem várias instituições de Estado, incluindo a rádio e a televisão públicas, de onde os funcionários foram retirados e cujas emissões foram suspensas.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) voltou hoje a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

Apesar de ter reconhecido Umaro Sissoco Embaló como vencedor das presidenciais, a CEDEAO condena todas as ações tomadas "contrárias aos valores e princípios democráticos" e que atentam contra a ordem constitucional estabelecida e "expõem os seus autores a sanções".

A CEDEAO reitera a "necessidade absoluta" de se esperar pelo fim do processo eleitoral e que vai ajudar a que sejam tomadas iniciativas para que seja posto um fim ao impasse pós-eleitoral.

Cipriano Cassamá, que tinha tomado posse na sexta-feira como Presidente interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado, renunciou domingo ao cargo por razões de segurança, referindo que recebeu ameaças de morte.

Aristides Gomes denunciou que um grupo de militares invadiu a sua residência, retirando as viaturas da sua escolta pessoal e proferindo ameaças.

Além disso, tem utilizado a rede social Facebook para denunciar várias ocupações por militares de instituições do Estado, incluindo que Nuno Nabian ocupou hoje o seu gabinete do Palácio do Governo.

Umaro Sissoco Embaló já afirmou que não há nenhum golpe de Estado em curso no país e que não foi imposta nenhuma restrição aos direitos e liberdades dos cidadãos.


Por NAOM

Afrique: Pourquoi la Guinée Bissau est tant convoitée?


Pourquoi la Guinée Bissau est-elle tant convoitée?

La population est estimée à plus de 2.5 millions d’habitants. Elle est une ancienne colonie portugaise et a mené une bataille très féroce pour obtenir son indépendance. Depuis la mort de son premier président M. Cabral, les autres puissances mènent une lutte pour contrôler ce pays, comme ce qui se passe dans les autres pays africains.

C’est ainsi que la plupart des présidents qui se sont succédés, ils se sont laissés dans ce sens pour laisser mourir leur peuple de famine et c’est le désastre. Le plus vieux parti politique, le parti africain pour l’indépendance de la Guinée Bissau et du cap vert, qui a comploté contre son propre dont son représentant est M. Domingos Simoes Pereira, battu à ces élections, n’arrive pas à digérer sa défaite, parce qu’il aura trop de comptes à régler.

Pour sa campagne, il a été aidé par cette communauté internationale et il s’était permis, de louer des avions pour parcourir le pays et les îles. Ayant rassuré tous ces bailleurs de fonds, il se trouve très embêté et malgré tout le forcing, le peuple est resté imperturbable. Où trouver tous ces milliards pour rembourser toutes ces dettes ? Voilà, la raison principale qui donne du fil à retordre au perdant de ces élections, M. Domingos Simoes Pereira.

Simoes Pereira, dos au mur?

Dans sa débandade, il lui faut trouver des échappatoires et c’est sur le président sénégalais, M. Macky Sall qu’il déverse sa haine et son venin. Heureusement que le Ministre sénégalais des Affaires Etrangères, vient d’avoir le nez creux pour sortir un communiqué en ces termes : « le gouvernement du Sénégal a qualifié ces accusations d’allégations infondées, irresponsables et contraires aux relations de bon voisinage qui ont toujours existé entre les peuples sénégalais et bissau-guinéens. Fidèle à son attachement aux principes qui guident les relations entre Etats, notamment la non-ingérence dans leurs affaires intérieures, le Sénégal respecte la souveraineté de la Guinée Bissau et ses institutions »

Sur quoi, va-t-il se baser pour justifier son échec et faire face à ces emprunts ?

Au-delà, il faut voir la richesse des eaux de ce pays dont les poissons sont des espèces rares. L’union européenne s’en est servie avec la complicité de ses chefs d’état antérieurs, qui ont accepté la maudite contribution de 9 millions d’euros, pendant qu’elle verse à sa voisine, la Mauritanie plus de 40 millions d’euros. Un vrai patriote à la tête de cet état, ne peut pas les arranger et Embalo Umaro s’affiche comme celui qui est attendu par tout ce peuple.

On vient d’y découvrir du pétrole, du gaz, de l’or et d’autres ressources impensables, pendant ce temps la population crève de faim et de maladie. Elle est assise sur des richesses incommensurables et cela, va susciter des convoitises énormes et ça a déjà commencé par ces manigances à cautionner la forfaiture à la vérité.

 Sans compter ses sites touristiques inexploités et ses forêts vierges, le pays est à rebâtir, mais pas à n’importe quel prix et c’est tout qui blanchit le sommeil de ceux qui digèrent mal la défaite de M. Simoes Pereira.

Ayant plus d’îles, c’est en Guinée Bissau que toutes les transactions des narcotrafiquants se déroulent. C’est le carrefour mondial de la transaction de la drogue, ce qui a été dénoncé par l’ONU. Le président Embalo Umaro, va-t-il livrer cette bataille ? Ils ont peur et à entendre le nouveau président s’exprimer, ce fléau trouvera un autre chemin.

Pour toutes ces raisons, un vrai patriote, celui qui va venir s’occuper de ses compatriotes, est de facto, un ennemi à abattre. Il se trouve que le peuple bissau-guinéen est quand-même fatigué de laisser la gestion de son destin au parti politique de Domingos Simoes Pereira, qui les a pris en otage depuis plusieurs décennies. Comme une boîte à vitesse, il a embrayé une nouvelle vitesse, en choisissant le Général Embalo Umaro.

Ainsi donc, le Mouvement pour l’Alternance Démocratique (MADEM G5), le parti politique du candidat Embalo Umaro, vient de remporter pour la première fois, sa victoire aux présidentielles. Le plus vieux parti politique de ce pays vient de subir sa défaite et son représentant a du mal à avaler la pilule.

La Guinée Bissau, une terre convoitée

Par son fait, le président de l’assemblée nationale qui n’était même pas candidat, s’est auto-proclamé président, le vendredi 28 février pour distraire la communauté internationale à la manœuvre. Ses mandants viennent de le lâcher. Voyant sa sécurité menacée, s’est mis à table pour reconnaître la victoire de la MADEM G5. Beaucoup de cadres et présidents d’institutions qui ont pris fait et cause pour M. Simoes Pereira, se trouvent soudain, dans des sales draps et certains ont déjà fui le pays.

Si les pays n’ont pas d’amis, il faudrait au président Embalo se diriger vers les américains pour la lutte contre les narcotrafiquants.

C’est une grande leçon politique que ce pays fait passer aux africains. Trop c’est trop et chaque chose a un temps et chaque temps a ses choses. Les africains doivent se mobiliser à aider ce pays. Déjà, un groupe de médecins africains à Paris est prêt à apporter son expertise en santé à cette population.

Joël ETTIEN

Directeur de publication : businessactuality.com 

GUINÉE-BISSAU: NOUVEAU REBONDISSEMENT AVEC LA DÉMISSION DU PRÉSIDENT PAR INTÉRIM, DÉSIGNÉ PAR LE PARLEMENT


TV5MONDE

Guinée Bissau: Il faut chercher à comprendre, que d’en faire une compétition servile.


La Guinée Bissau doit être comprise et soutenue que de vouloir en faire, un champ de compétition servile, abominable et interminable.

Ce n’est pas le temps de faire de la Guinée Bissau un champ de compétition servile

Les statistiques indiquent qu’il y a 110 enfants qui meurent sur 1000 enfants qui naissent. Le taux de chômage a atteint plus de 80%, c’est le carrefour de toutes les transactions des narcotrafiquants au monde. Pourtant tout y vierge.

Dans une compétition, il y a toujours des perdants et vainqueurs, pourquoi, en Guinée Bissau, on fait croire que cette règle, ne doit pas s’appliquer ? Le pays a trop de besoin et il faut que tous les fils et filles de ce pays se mettent autour au président élu pour actionner leur développement.

Un peuple qui a tout et plombe sous le poids de la misère, c’est que ceux qui ont été promis à la gestion de son destin, n’ont pas été honnêtes et consciencieux. Le peuple a une terre tellement riche, que chaque fille et fils doit apporter son savoir à construire ce pays. Voilà des médecins qui exercent à Paris et en Île de France qui, sans connaître le pays, sachant les difficultés, se mettent à disposition pour lui apporter leur expertise. Il y a dans le monde entier des bissau-guinéens qui sont bien formés, c’est le moment de revenir au pays pour se mettre à disposition, personne ne viendra développer leur pays à leur place.

Le poste de président de la république, n’est pas un banc pour que toue le monde veille l’occuper

Pourquoi, il faut nécessairement devenir président de la république pour être utile à son pays ? Il faut arrêter de vouloir contenter l’extérieur. Il faut bannir ce complexe de blanc.

Que le président Embalo ait eu de l’amitié avec le défunt guide libyen et avec le soudanais en prison Béchir, où est le problème pour que la communauté internationale le sanctionne ? En plus en quoi, cette communauté internationale à avoir dans les affaires internes de ce pays pour qu’elle se joue en donneur de leçon, en utilisant ses propres fils inconscients pour retarder son développement ? Et ceux qui sont impliqués dans les trafics de drogue et qui pillent les ressources de leur propre pays au détriment de la population que faut-il faire d’eux ?

Le peuple a faim, l’éducation et la formation n’existent pas, les malades meurent dans les centres de santé, la communauté internationale, ne dit rien, tout ce qui l’importe, c’est comment arrêter son élan. C’est son ingérence dans sa politique. Non.

La Guinée Bissau n’a plus besoin d’ingérence néfaste, mais d’expertise pour se construire.

Ils vont mettre le président Embalo sous pression et à force de vouloir se protéger, il va passer à côté de l’essentiel et les mêmes viendront avec leurs médias aux ordres pour le diffamer.

Que les organisations sous-régionales et l’union africaine interviennent vigoureusement pour faire respecter l’ordre. Les communiqués qu’ils produisent, ne sont pas claires. Quand on refuse, on dit non. Le silence coupable des autres chefs d’états africains, dans cette crise postélectorale, répond à quoi ?

En aidant ce pays, on s’aide soi-même.

Joël ETTIEN

Directeur de publication : businesactuality.com

Shame on you Ecowas_Cedeao

Antes da comissão da CEDEAO receber "luva" € com dinheiro roubado do povo.
Shame on you Ecowas_Cedeao

COMMUNIQUE La Commission de la Communauté Economique des Etats de l'Afrique de l'Ouest (CEDEAO)

Se félicite de l'organisation pacifique du scrutin du premier tour de l'élection présidentielle en Guinée-Bissau, le 24 novembre 2019 et du deuxième tour le 29 décembre 2019, dans des conditions jugées justes, équitables et transparentes par la mission électorale de la CEDEAO et par l'ensemble des missions internationales qui les ont observés.

2. La Commission de la CEDEAO félicite le Peuple Bissau-Guinéen pour sa participation active à ces consultations qui viennent ainsi clôturer le cycle électoral établi par les Autorités Bissau-Guinéennes pour mettre fin à la crise politique et institutionnelle à laquelle le pays faisait face.

3. La Commission de la CEDEAO a pris connaissance des résultats définitifs du deuxième tour de l'élection présidentielle en Guinée-Bissau publiés le 17 janvier 2020 par la Commission Nationale des Elections (CNE) et reconfirmés par la CNE le 21 janvier 2020. La Commission de la CEDEAO prend acte de ce que Monsieur Umaro Sissoco EMBALO, candidat du Mouvement pour une Alternance Démocratique (MADEM-G15) a obtenu 53,55% des voix face au candidat du Parti Africain pour l'Indépendance de la Guinée-Bissau et du Cap-Vert (PAIGC), Monsieur Domingos Simoes PEREIRA qui a réuni 46,45% des suffrages.

4. La Commission de la CEDEAO adresse par conséquent, ses félicitations à Monsieur Umaro Sissoco EMBALO, arrivé en tête du scrutin. Elle remercie tous les autres candidats qui, à travers leur participation à cet exercice électoral, ont démontré leur attachement aux valeurs démocratiques chères à la CEDEAO.

5. La Commission de la CEDEAO recommande aux différents Organes et Institutions impliqués dans le processus électoral de finaliser rapidement leurs travaux afin de permettre l'investiture du nouveau Président, indispensable à la normalisation politique et institutionnelle de la Guinée-Bissau.

6. La Commission de la CEDEAO réitère son engagement à continuer à accompagner les Autorités et le Peuple Bissau-Guinéens dans leurs efforts visant à consolider la démocratie et à promouvoir la paix et la stabilité, conditions indispensables pour la mise en euvre des priorités de développement socio-économique et la prospérité de la Guinée-Bissau.

7. Abuja, le 22 janvier 2020.

Fonte: Dara Fonseca Ramos