sábado, 24 de agosto de 2019

APU-PDGB, Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático não participará na fiscalização de correções de omissões que visa incluir cerca de 25 mil eleitores

Em comunicado, o Partido liderado por Nuno Gomes Na Biam alega que nunca foi chamado para pronunciar sobre as correções de erros e omissões dos eleitores nos cadernos eleitorais.

A APU-PDGB assinou Acordo de Incidência Parlamentar e Estabilidade Política Governativa que lhe permitiu assumir a vice-presidência do Parlamento, e algumas pastas no governo.

O Ministro da Presidência de Conselho de Ministros, do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e Porta-voz do Governo, Armando Mando, dirigente da APU, afirmou que o governo vai avançar com as correções das omissões, já que por falta de meios e pela imposição da lei, não é possível o recenseamento de raiz ou atualização dos ficheiros eleitorais.


Aliu Cande

MOVIMENTO PANAFRICANO DA REJEIÇÃO DO FCFA MPR-FCFA MANIFESTOU-SE HOJE, EM BISSAU, CONTRA FRANCO CFA


MOVIMENTO PANAFRICANO DA REJEIÇÃO DO FCFA MPR-FCFA realizou hoje uma manifestação Frente de sede do UEMOA, para exigir o fim do franco cfa e a transparência na criação do ECO. 

COMBATE AO FCFA E EXIGE UMA MOEDA DA CEDEAO SEM INTERFERÊNCIA ESTRANGEIROS É UMA LUTA NOBRE PARA A SOBERANIA MONETÁRIA. 

O MPR-FCFA, Movimento Pan africano de Rejeição do FCFA é um Movimento Ativo nos países da zona CFA. Ele luta pela criação de uma moeda soberana para substituir o franco colonial, ele luta pela boa governança e a promoção de feitos em África. Criado há dois anos pelo camarada Seydou Kalafo, o movimento é ilustrado por ações de informação e consciencialização do população nos quinze países que consomem o franco colonial (oito em UEMOA, seis na zona da CEMAC e nas Comores).

Em dois anos de existência, o MPR-FCFA respondeu a todas as chamadas protesto nacional e / ou internacional contra o FCFA, Françafrique, contra o mau governação ou contra a Afeganização do Sahel. As imagens e vídeos em nossas diferentes plataformas (página do Facebook, Whatssap, Youtube ...) ilustrar essas ações patrióticas. 

O documento básico do MPR-FCFA é uma carta pan-africana, um excelente documento que dá a cada país sua autonomia de gestão. Está disponível com outros documentos em nossos grupos Whattsapp. Luta pela soberania monetária '' Uma nação que não tem sua soberania monetária não pode reivindicar soberania política ou militar '' - Rejeição do franco colonial FCFA 

Estamos lutando contra o FCFA porque era originalmente uma moeda ilegítima porque impostas aos nossos países e mantidas por acordos clandestinos e mafiosos da françafrique por 75 anos (em modo refinado).



Nós lutamos contra o FCFA porque sua paridade é fixa e primeiro com o franco francês e então o euro tem um impacto negativo em nossas exportações. Esta paridade fixa remove nossos países qualquer possibilidade de pôr em risco choques exógenos ou internos que nossas economias. Estamos lutando contra o FCFA porque o depósito de 50% de nossas moedas no Contas de negociação domiciliadas no Tesouro francês são um ato de fraude. um custo muito caro para garantir a conversibilidade ilimitada do FCFA . 

Nós lutamos contra o FCFA porque aniquila qualquer esforço de desenvolvimento industrial dos nossos países e nos torna eternos importadores e consumidores de produtos finais . Lutamos contra o FCFA porque facilita a fuga da nossa capital, o branqueamento capital com o princípio da livre circulação de capitais entre a França e suas antigas colônias da África negra. Estamos lutando contra o FCFA porque é o combustível do francafrique. o francafrique é um sistema de pilhagem organizado pela França e algumas elites Africano. Vai dos acordos secretos de defesas, da presença excessiva de Empresas francesas, participação acionária de líderes africanos na capital , essas empresas, protegendo os líderes corruptos e seus clãs, priorização da França nas nossas relações com o exterior ... etc. 

Nós lutamos contra o FCFA porque tira de nossos países esta segunda alavanca da política monetária. 

Nossos países há 75 anos não usam do que a política fiscal para desenvolver. Um fato intelectualmente inaceitável.



Estamos lutando contra o FCFA porque é um freio na integração de nossos países, Integração africana. O FCFA da Zona UEMOA não pode ser consumido na zona da CEMAC. Primeiro, deve ser trocado em moeda estrangeira e depois compre o FCFA da referida zona. Estamos lutando contra o FCFA porque as taxas de juros são muito altas para permitir a criação de um setor privado digno desse nome. Hoje neste as taxas mundiais ficaram muito baixas até atingir a taxa negativa. hoje os bancos pagam para emprestar dinheiro em alguma parte do mundo. mas connosco emprestar dinheiro do banco resto do mar para beber por causa de Taxas de juros exorbitantes. Em 75 anos o FCFA não trouxe desenvolvimento, não pode porque não é não feito para isso. Os países da zona CFA continuam sendo os mais pobres do mundo e estas estatísticas permaneceram inalteradas durante décadas. O único argumento do pró-CFA é a inflação baixa. 

Em vez disso, nossos países precisam criar riqueza, para garantir o emprego massivo dos desempregados que para cumprir taxas de inflação baixas nos países da UE com um nível de desenvolvimento mais elevado avançada. 

Então, dizemos não ao conformismo de colarinho branco em detrimento de desenvolvimento. Porque não se esqueça da zona CFA é a segunda zona da União Europeia. Estamos sujeitos à ditadura monetária da UE. - O advento da moeda única da CEDEAO Anunciado desde os anos 80, a criação da moeda da CEDEAO parece Saia da floresta. No início, criou esperança fértil para todos aqueles que lutam contra o FCFA. Ao obter a soberania monetária, enterram os o FCFA e ricocheteamos nós privamos a França de seu combustível e inexoravelmente seu fim virá. Nós pedimos demonstrações porque o conteúdo do roteiro adotado por Chefes de Estado da CEDEAO não fornecem todas as informações necessárias para avaliar o grau de transparência do processo, melhor Presidente Alassane Dramane Ouattara da Côte d'Ivoire durante sua declaração em 9 de julho em Paris para dizer que nenhum dinheiro será sacrificado e que o FCFA se tornará Ecoem 2020, mantendo os mesmos princípios de operação. Então apenas um mudança de nome !!! Essa postura justifica ainda mais a extensão do nosso luta contra uma moeda da CEDEAO colonizada pela França. Moeda da CEDEAO, não apenas qualquer moeda e a CEDEAO, não qualquer organização sub-regional . Uma moeda é a confiança e a criação desta nova moeda foi despertou em nós militantes anti-cfa, bem como à população em geral um phew de alívio, um sentimento de orgulho. 

Porque durante anos de luta tivemos Nunca esteve tão perto de tal vitória. Mas a falta de informação Crucial e a entrevista do Presidente Ouattara afastou a esperança. A CEDEAO é uma grande entidade económica, é o primeiro poder desenvolvimento econômico regional em África. Inclui o primeiro poder África, Nigéria, um dos principais países exportadores de petróleo e representa. Só ele mais de 70% da economia da área. Até agora mais importante que todos os 8 países consumidores da UEMOA FCFA. A CEDEAO é constituída por países ricos em recursos naturais, segundo e terceiro maiores produtores de ouro na África (Gana, Mali), o primeiro e o segundo maior em cacau (Côte d'Ivoire, Gana), o maior do mundo reserva de bauxita (Guinee Conackry), a quarta maior em urânio (Níger) para citar apenas aqueles ...

A criação de uma moeda da CEDEAO tornará o comércio mais fácil nesta zona com um mercado interno de mais de 360 ​​milhões de habitantes mais de 5.000.000 km2. A CEDEAO é composta por 15 países: Mali, Níger, Burkina Faso,Togo, Benin, Senegal, Guiné-Bissau, Nigéria, Gana, Cabo Verde, Libéria, Serra Leoa, Gâmbia, Guiné Conakry, Costa do Marfim. Ela é um exemplo na África em prazo de resultado econômico e até de integração (embora muito progresso são esperados) Os benefícios da criação desta moeda são inumeráveis, em uma palavra começará o verdadeiro desenvolvimento da África. Análise do relatório da cimeira de 24 de Julho dos Chefes de Estado da CEDEAO - Nome retido para a moeda da CEDEAO: Eco O nome Afri ou Afriki ressoa bem com a nossa identidade africana. Moeda cedeao não deve ser restrito apenas aos países desta zona, é chamado a crescer e mais tarde pode se tornar a moeda única Africano e o nome Eco A pequena Ecowas já sela uma barreira linguística. Melhor a maior parte a população do cedeao não é reconhecida nesta denominação. Um nome ligado a nossa identidade é mais meritória. Uma mudança de nome é fortemente recomendada. - Tipo de banco de moeda '' Federal Central Bank '' O banco central é uma coisa boa, mas sua política monetária não deve se concentrar apenas na focalização da inflação, mas também e especialmente no pleno emprego (primeiro combate ao desemprego). A inflação não é uma infâmia para os países que necessitam de investimento em todos os setores. Do outro lado .O desemprego é um problema real para esses milhões de jovens que procuram emprego. 


Aqueles que defendem o FCFA (Ouattara e Sall) fizeram o controle da inflação, sua mantendo seu argumento baixo. Esta estabilidade sorrateira não tinha respondente em termos de desenvolvimento na zona cfa como sabemos que os onze últimos países fora dos quinze no IDH baixo são desta área. Para os países da UEMOA, a questão da inflação é muito importante, porque não são não está acostumado a taxas de inflação de dois dígitos, como Gana ou o Nigéria. Para esses países de língua inglesa, o desenvolvimento não deve ser sacrificado lucro da manutenção da inflação baixa, o caso da UEMOA.

Nos critérios de convergência macroeconômica, o limiar da taxa de inflação é de 5%. Com esta taxa, muitos países ainda esperam muitos anos antes para integrar a nova moeda. Para rever este critério com outro olho econômico será mais salutar. Assim, propomos uma política monetária focada no pleno emprego e visando a inflação. Manter o défice orçamental a um máximo de 4% do PIB é aceitável, uma vez que segundo critério de convergência macroeconômica. Para que uma moeda seja colocada em circulação em 2020, muitas coisas estão faltando no processo. O estabelecimento de instituições responsáveis ​​pela gestão de a nova moeda não viu dia. 

Nós ainda não sabemos qual país vai abrigar o banco federal, qual será a composição dos membros que vai sentar? Que tipo de instituição controlará o banco federal em sua política monetária ( o cedeao não tem um parlamento federal? como as equivalências serão gerenciadas? entre um Eco e o FCFA e as outras sete moedas nacionais? qual será o seu arredondar a equivalência do Eco em relação ao cesto de moedas (Euro, Dólar, Yuan ...) que será anexado. Qual é a fórmula do depósito de reserva no nível do banco?

entre muitos outros ... 
Essas questões nos fazem duvidar da divulgação, em 2020, da Moeda da CEDEAO. Então, estamos com medo de que a criação da moedaterminar em um calendário grego.

Federal para cada país? O uso do outdoor é um fato comum em países que detêm a sua moeda, como é esta ferramenta enquadrada no caso de o cedeao do banco federal? Perguntas legítimas

- A adoção de um regime flutuante A taxa de câmbio flutuante é uma coisa boa e ainda melhor se for o plano câmbio flutuante controlado como é o caso atual da China. Com esta ferramenta , o banco federal indicará as taxas de câmbio de acordo com as moedas e seguindo as questões de oferta e demanda.

A moeda será vinculada a uma cesta de moedas como mencionado acima, não temos informações sobre o equivalências e não seremos capazes de interpretar rumores. Rejeitamos o FCFA porque sua paridade fixa com o euro não nos permite para influenciar a taxa de câmbio e pelo ricochete nos impede de lidar com choques exógena e endógena. Este aspecto será uma novidade para os países da UEMOA. Sim para a taxa de câmbio flutuante controlada. - Integração gradual dos países na Área Monetária da CEDEAO Atender aos critérios de convergência macroeconômica é necessário para cada país (e importante para a estabilidade da CEDEAO) antes de qualquer integração. Sua satisfação exige reformas e boa governança. 


No entanto, limiar de 5% da taxa de inflação merece uma revisão como sublinhado acima. Nosso chamado por mais compromisso e transparência . Nós entendemos que o trabalho não está terminado, é por isso que o outro relatório Comissão Técnica não foi adoptada pelos Chefes de Estado e outra reunião está marcada para o final do ano. Outros chamamos a criação da Moeda da CEDEAO de Bluff!

Nós exigimos toda a transparência do processo e isso inevitavelmente passa por um referendo toda vez que um país entra na nova zona monetária. Exigimos ao nível de cada Ministério da Economia e Finanças do Zona UEMOA a criação de um comitê para monitorar o processo de criação do Moeda da CEDEAO. Comité que incluirá membros dos movimentos ou organizações que lutam contra o FCFA. Já entendemos por moeda única da CEDEAO a cessação de tudo acordo monetário entre a UEMOA e a França (fim das operações e repatriação de nossas moedas, fim da fabricação da moeda na França, fim do prazo livre circulação de capitais entre a UEMOA e a França). Entendemos por moeda única, banco central único como já então anuncie que não vamos entender a existência futura de qualquer banco para a zona da UEMOA e outra para os outros países. Nós, os mpristas, continuamos engajados na luta pela prosperidade econômica nossos estados e toda a África. Nos comprometemos mais, na luta contra o fim do FCFA, pelo criação de uma moeda soberana africana, para o surgimento de uma melhor governação e promoção de feitos em África. 

Hoje, mais do que nunca, é hora de agir, a vitória não está longe. Ações de sensibilização são necessárias da população corajosa e nós nunca escapa remos desta nobre tarefa patriótica. 

Na zona da UEMOA, a luta contra o FCFA concentrar-se-á na criação de a moeda cedeao. Não nos esquecemos das Comores, a zona CEMAC, uma zona no meio de uma miragem econômico impulsionado por ditadores sem visão, a conscientização continuará. Viva a consciência desperta Viva a África . 

ALADJE MIDJAU '' AMt85 ' Administrador MPR FCFA GB

Por CONOSABA DO PORTO

Declaramos o fim do posto de Controlo de Safim tanto paras as Afândegas quanto para a Polícia de Trânsito e Guarda Nacional


A liberdade de circulação de pessoas e bens não pode ser posta em causa sob pretexto de maior rigor no controlo das entradas e saídas ou de melhorar as nossas receitas internas.

O Estado da Guiné-Bissau dispõe de estruturas competentes, ao abrigo das leis, para recolher, fiscalizar e canalizar as receitas para o tesouro público.


Excerto do nosso discurso sobre o fim do posto de Controlo de Safim.



O caminho é longo, mas estamos determinados.

Viva a liberdade




By Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Os membros do Comité Central do maior partido do País, PAIGC, decidiram hoje fazer valer a vontade do povo e com a expressiva votação de 77,56%, consolidaram o nome do presidente do partido, Domingos Simões Pereira, como o candidato ao cargo de presidente da República nas eleições de 24 de Novembro. Com essa escolha, o PAIGC mantém o foco na execução do Projecto Terra Ranka



PAIGC - I força di povo!

By PAIGC 2019

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Domingos Simões Pereira venceu primárias do PAIGC com 78% de votos correspondente 242 votos, contra 21% a favor de Cipriano Cassamá.



Nicolau Gomes Dautarim

Discurso do presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, vencedor das primárias do partido.


PAIGC 2019

Em instantes, em directo, discurso do líder do PAIGC, vencedor das primárias do partido.


PAIGC 2019

ÚLTIMA HORA/CC PAIGC: Os membros do Comité Central escolheram o presidente do partido, Domingos Simões Pereira, como candidato ao cargo de presidente da República nas eleições de Novembro

Votaram 312 votantes (num total de 351 membros do CC)

Domingos Simões Pereira obteve a confiança de 250 Membros do Comité Central do PAIGC

Fonte: ditaduraeconsenso


Domingos Simões Pereira venceu primárias do PAIGC com 78% de votos correspondente 242 votos, contra 21% a favor de Cipriano Cassamá.

PRESIDENTE DO SINDICATO GALP ENERGIA CONSIDERA INJUSTA SUSPENSÃO DE 13 TRABALHADORES

O Presidente Sindicato de Colaboradores das Empresas Participadas de Galp Energia na Guiné-Bissau (SCEPG-GB) considerou de injusta a suspensão dos treze funcionários da Petromar, por alegadamente estarem envolvidos num  desvio de combustíveis.

Carlitos Gomes que falava numa conferência de imprensa hoje disse que o diretor administrativo da Petromar, Jorge Almeida produziu uma nota de culpa aos vinte e cinco funcionários desde motoristas, gerentes incluindo o próprio presidente do sindicato de base antes destes responderem a acusação.

Disse que a empresa já está a recrutar novos trabalhadores em substituição dos suspensos.

Aquele sindicalista acusa o administrador de  estar a aplicar tratamento desigual em relação aos trabalhadores envolvidos, uma vez que muitos dos suspeitos não foram suspensos.

Gomes disse haver  uma lista seletiva de  pessoal para despedir que ainda não foi publicada, e acusa a administração da empresa de estar a  violar o regulamento interno.

“Nunca houve  desvio de combustível e nem uma queixa dos clientes contra os trabalhadores. Esta é a primeira vez que os funcionários estão sendo acusados, devido a um controlo rigoroso através de GPS por parte da administração,” frisou.

Disse que não existe salário base na empresa Petromar, salientando que o pessoal das bombas de abastecimento tem um salário de 50  à 60 mil francos CFA.

A empresa Petromar opera no país desde 1992 e conta com 110 trabalhadores.

Notabanca; 23.08.2019

CONTAGEM DOS VOTOS NAS PRIMARIAS DO PAIGC




Armando Contekunda/PAIGC 2019

ERMON, MAME, PAPE, TIO, TIA, PRIOMO, AMIGO, PARCERU, BU TENE DJA SON 30MIN PA BU MATI ES MOMENTU ESPECIAL. BIM BAI MATI ISUKUTAI PURMERU PALABRA DI SOL MAIOR PRESIDENTE, K NA BAI GARDICI TUDU MILITANTIS KU SIMPATIZANTIS PA APOIO I CONFIANÇA KU E DAL.

KONTRADA I 16 H00 NA SEDI DI PARTIDU PAIGC.


By Movimento DSP Presidente - Sol Maior

ÚLTIMA HORA/PAIGC/COMITÉ CENTRAL: Acabou a votação. Segue-se a contagem dos votos


ditaduraeconsenso

MADEM-G15 - COMUNICADO A IMPRENSA



Primárias do PAIGC: início do ato de votação

Candidatos votaram, depois da Mesa Eleitoral. Serifo Nhamadjo e Francisco Benante não votaram, porque não são do Comité Central.











Fonte: Aliu Cande / PAIGC 2019

Perguntar/Curiosidade? - Este produto foi cuidadosamente inspecionado pela autoridade?


COMITÉ CENTRAL PAIGC: Democracia i força di Povo

Um dos pilares da democracia é a transparência.

Pela primeira vez na história do PAIGC os boletins de votação estão a ser impressos diante dos quadros que irão votar.

O maior partido do país escolhe hoje o candidato às Presidências 2019.

PAIGC - I Força di Povo!

By ditaduraeconsenso

Presidenciais de novembro: CEDEAO AFIRMA QUE FINANCIAR COBERTURA ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU É PRIORIDADE

Uma missão pré-eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que se encontra no país desde passado dia 19 de agosto, para acompanhar a evolução dos preparativos do processo eleitoral das eleições presidenciais marcadas para 24 de novembro afirmou esta sexta-feira, 23 de agosto de 2019, que financiar a cobertura jornalista durante as eleições presidenciais “é uma prioridade”. 

A CEDEAO transmitiu também à imprensa nacional que os órgãos eleitorais da CEDEAO querem uma atuação rigorosa e imparcial dos jornalistas guineenses durante as presidenciais de novembro.

A intenção da organização sub-regional foi comunicada por Maria de Rosário Gonsalves, chefe da missão, num encontro mantido com os responsáveis dos órgãos público e privado do país, recolher deles as preocupações e sugestões em relação à cobertura eleitoral. A também presidente da Comissão Nacional de eleições de Cabo-verde e da Rede dos órgãos Eleitorais da CEDEAO alerta igualmente que é necessário que os órgãos de comunicação social do país reforcem a campanha da educação cívica eleitoral “neutra e imparcial”, mas, sobretudo à partidária.

“Transmitir informações políticas e usar linguagem que prive a violência eleitoral, isso é fundamental. Mas também produzir conteúdos neutros em termos de questões culturais étnicas e religiosas, relativamente a cada candidato”, sublinhou. Contudo, realça que financiar eleições na Guiné-Bissau “é uma prioridade da CEDEAO”.

Mostra, contudo, que a imprensa é fundamental num processo como o de eleições presidenciais, pelo que é preciso que os homens da imprensa tenham a noção de que tanto podem ser focos de grande conflito social como também podem fazer com que as eleições sejam umas eleições de grande qualidade, levando informações a todos os cidadãos de forma imparcial e neutra e, sobretudo educando os eleitores a participarem.

Relativamente às preocupações levantadas, 

Maria de Rosário Gonsalves garante refletir sobre as mesmas e desde logo mostrou que a vertente financeira é fundamental “encontrar uma nova forma de financiar a cobertura eleitoral na Guiné-Bissau”.

Amanhã, 24 de agosto, a delegação fará uma comunicação  à imprensa sobre as primeiras conclusões da missão, mas antes a delegação  da CEDEAO reuniu-se com organizações internacionais, P5, PAIGC, MADEM-15, PRS, APU-PDGB, PND e UM.   

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S

OdemocrataGB

Apresentação das moções de candidatura dos seis pretendentes aos membros CC.







São eles:

1.MARIO LOPES DA ROSA BP-CC PAIGC 
2. FRANCICO BENANTE antigo lider PAIGC 
3. CADI SEIDI, dirigente do BP-CC PAIGC
4. CIPRIANO CASSAMA vice Pre do PAIGC, 
5. SERIFO NHAMADJO dirigente e antigo PT,
6. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA lider PAIGC



Francisco Benante um dos seis concorrentes nas eleições primárias do PAIGC, afirmou que visão da sua candidatura visa transformar o estado da Guiné-Bissau num dos mais estável na subregiâo e seguro para o investimento, apontando como valores temor a deus, credibilidade, respeito, disciplina, coerência, humildade, verdade e legalidade, durante a sua missão de trilhar o diálogo permanente e reforco de confiança dos cidadãos guineense.



Cadí Seidi ministra da mulher solidariedade e proteção social, única candidata na primária anunciou a sua desistência à favor de Domingos Simões Pereira, tendo frisado a necessidade de instauração de ordem e respeito no país.


Camarada Cadi Seidi renuncia à candidatura nas Primárias do PAIGC por entender que o momento é de pensar no país e somente DSP tem condições de derrotar os inimigos da Guiné-Bissau.

O maior partido do país escolhe hoje o nome que irá concorrer às presidenciais.



Cipriano Cassamá promete cumprir e fazer cumprir a lei, afirmando que diagnostico feito por ele apontou o imperativo promoção de estabilização política no país e promoção de valores que estados de direitos e democráticos nele revê.

Cassamá promete que a sua magistratura vai privilegiar as ações tendentes a reconciliação dos guineenses rumo ao desenvolvimento.



Manuel Serifo Nhamadjo, disse sentir confortável pela forma que a democracia interna cresceu no partido.

Nhamadjo disse perante os membros da comité central, que pretende com a sua candidatura influenciar a o sucesso do governo do PAIGC, como tem anunciado ao Domingos Simões Pereira.


Domingos Simões Pereira apontou Paul Kagame presidente Ruandês e Nanna Addo Dankwa Akufo de Gana como fonte da sua inspiração para transformar a Guiné-Bissau

O seu discurso perante membros do comité central do PAIGC, Simões Pereira disse que a defesa das conquistas do PAIGC do país é imprescindível, pelo que pediu a utilização até última gota da energia para defender os valores democráticos na Guiné-Bissau.

Simões Pereira no seu manifesto convocou a nação guineense a envolver os seus esforços para a mudança de paradigma, promovendo um clima da inclusão e desenvolvimento do país.

Simões Pereira promete que em caso da vitoria repor o país no mapa da África e do mundo.





By Aliu Cande / Nicolau Gomes Dautarim /PAIGC 2019

PAIGC: Comité Central



Presidente da comissão eleitoral

- Gino Cardoso

Vogais

- Aba Serra e Eugénia Saldanha

Mandatários

- Jose António Almeida/DSP
- Jean Claude/Cipriano Cassamá 
- Baroque/Mário Lopes da Rosa

Os restantes não apresentaram mandatários 

Sorteio no bolitim de voto:

1. Mário Lopes da Rosa
2. Francisco Benante
3. Cadi Seidi
4. Cipriano Cassama
5. Serifo Nhamadjo
6. DSP

Neste momento está-se a proceder à apresentação dos CV e declarações/motivações de candidatura

ditaduraeconsenso / PAIGC 2019

Urgente - Grave no GTAPE, provoca lança de gases lacrimogéneos, entre a polícia e manifestantes! Vale lembrar que alguns Brigadistas ainda não foram pagos salários do trabalho da última eleição legislativa






O PAÍS

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DO MOVIMENTO, CIDADÃOS ATENTOS. NA PESSOA DE WALTER SUCUMA MORAIS


Fonte: Junior Gagigo 

Quem, para fiscalizar a acção política e governativa do Estado, quando o Presidente da República, que ainda não anunciou oficialmente a sua recandidatura presidencial, já está a fazer campanha eleitoral, assim como o Presidente da Assembleia Nacional Popular e o Primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular?

By Fernando Casimiro 

Digam lá, como é que as eleições legislativas podem significar, apenas e só, a vitória eleitoral de um partido político e o preenchimento dos cento e dois assentos da Assembleia Nacional Popular, o nosso Parlamento, por deputados oriundos de diversos partidos políticos, ignorando-se, de imediato, todo o processo constitucional e legal, de definição, caracterização e sustentação da representatividade e consequente legitimidade do poder que o Povo eleitor delega aos deputados?

Como é possível haver Governo e não haver Parlamento, se o Governo é fruto dos resultados das eleições legislativas?

Porque é que não funciona a Assembleia Nacional Popular, se há uma maioria parlamentar, ainda que frágil, precária?

Por que razão o Estado da Guiné-Bissau paga salários aos deputados, acrescido de mordomias, quando o Parlamento simplesmente, não funciona?

E será que voltará a funcionar, tendo em conta, o prazo de 60 dias (quase esgotado), a partir da tomada de posse do Governo, que se desdobra em acções de alegada emergência, como se um "furacão ou um terramoto de grandes proporções tivessem ocorrido desde então na Guiné-Bissau, com consequências dramáticas, apenas e só, agora, sentidas pelas populações?

Um Governo que ainda não apresentou um alegado Programa de continuidade do que foi anunciado em 2014... Por que espera afinal, se é um Programa que alegadamente, tem a aprovação "garantida" não só dos Guineenses, mas também, dos Parceiros sociais da Guiné-Bissau?

É preciso ir até ao limite dos 60 dias, para apresentar um Programa que dizem, merecer a aprovação de todos?

E sem o Programa de Governo, que Orçamento para o Estado, numa perspectiva sustentada de transparência, tendo em conta que, sem o Programa de Governo, também não se pode avançar com a discussão, votação e aprovação do Orçamento-Geral do Estado, a exemplo do que se verifica com a crise no Parlamento, onde a constituição da sua Mesa até agora não foi legitimada, tendo em conta os preceitos constitucionais e legais. Ou seja, Primeiro, a Assembleia Nacional deveria resolver os seus diferendos constitucionais e regimentais, antes de se empossar um novo Governo, até porque, também havia um governo, que aliás, organizou e realizou as eleições legislativas...

Não percebo como é que "está tudo bem", num País com um sistema de governo semi-presidencialista, sendo o governo politicamente responsável perante o Parlamento e o Presidente da República, mas na realidade factual, um Governo sem nenhuma responsabilidade perante estes dois órgãos de soberania, que simplesmente, deixaram de marcar presença, ou de exercer suas competências constitucionais, ao ponto de permitirem uma ruptura constitucional com a organização do poder político do Estado, pelo facto de o Governo deixar de ter responsabilidades políticas perante a Assembleia Nacional Popular e, perante o Presidente da República?

Quando um Parlamento elege (por via de propostas do partido político vencedor das eleições legislativas), para os mais altos cargos de direcção, Presidente e Primeiro Vice-presidente, personalidades políticas que já tinham intenções de se candidatarem às próximas eleições presidenciais agendadas para 24 de Novembro próximo, ignorando que, o Presidente do Parlamento, deve substituir o Presidente da República, sempre que necessário, por via dos pressupostos constitucionais e do próprio Regimento da Assembleia Nacional Popular e, no impedimento deste, ou seja, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, cabe ao Primeiro Vice-presidente da Assembleia Nacional, substituí-lo nas suas funções, que Compromissos de Estabilidade Política e que Garantias de Soberania Nacional foram considerados pelo partido vencedor das eleições legislativas, face a uma provável recandidatura presidencial do ainda Presidente da República e à necessidade de sua substituição interina, de acordo com a Constituição, pelo Presidente da Assembleia Nacional Popular e, no impedimento deste, pelo Primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular?

Todos sabíamos que, quer o actual Presidente da Assembleia Nacional Popular, quer o Primeiro Vice-presidente da Assembleia Nacional Popular iriam apresentar suas candidaturas presidenciais, o que teria consequências políticas, e institucionais, numa primeira fase e, sociais, por arrasto.

Com o aproximar da data das eleições presidenciais e das estratégias político-partidárias que prevêem situações conflituosas, por via de alegadas traições no seio do partido vencedor das eleições legislativas, face a normas anti-democráticas, discriminatórias, tendenciosas e, claramente feitas para validar as intenções absolutistas de poder do seu Presidente, resta questionar:

Quem, para fiscalizar a acção política e governativa do Estado, quando o Presidente da República, que ainda não anunciou oficialmente a sua recandidatura presidencial, já está a fazer campanha eleitoral, assim como o Presidente da Assembleia Nacional Popular e o Primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular?

Com que meios financeiros e logísticos estão a promover suas intenções/acções de candidatura presidencial?

Bem, se juntarmos a estas 3 figuras do Estado, o senhor "Mais que Primeiro-ministro" e que também quer ser Presidente da República, para mandar em todos, inclusive no governo que teria que ser confundido com ele... ai o absolutismo, o tempo está aí para te desmascarar, e a todos...

Positiva e construtivamente, vamos seguindo as previsões do tempo...

Didinho 22.08.2019

Começa o Comité Central do PAIGC para a escolha do candidato às presidenciais 24 novembro. 351 membros do Comité votam entre seis candidatos.



Também,  PAIGC 2019 fez uma transmissão ao vivo.


By Aliu Cande / PAIGC 2019