quarta-feira, 22 de julho de 2020

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior recebeu hoje, no seu gabinete de trabalho, uma delegação do Ministério das Finanças chefiada pelo Secretário de Estado do Tesouro, para um encontro de trabalho de avaliação do cumprimento dos pontos constantes da adenda ao memorando de entendimento rubricado com as centrais Sindicais.

Na reunião que durou cerca de uma hora, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé acompanhado da sua equipa e a delegação das finanças chefiada pelo Dr. Ilídio Vieira Té, fizeram avaliação a minuciosa dos problemas da Educação que constam no memorando, nomeadamente o pagamento da diferença da Carreira Docente, Fevereiro 2010 e janeiro 2019, os atrasados salariais dos professores de novos ingressos, Abril 2019, os 35% dos professores da escola superior da Educação, contratados da Região de Oio, 2017, diferença salarial dos professores contratados 2019, reclamações dos professores de novos ingressos de 2011 a 2013 e retroativos, entre outros.

A ocasião servio para o titular da pasta da Educação Jibrilo Baldé, exortar a delegação das finanças no sentido de darem uma atenção especial ao Sector Educativo, lembrando que milhares de crianças guineenses ainda estão fora do sistema do ensino, devido a falta de escolas nas zonas mais longínquas da Guiné-Bissau, ainda detalhau as estratégias que pretendente implementar para melhorar o funcionamento das escolas do Ensino Básico.

O Ministro disse que vai recorrer a uma parte das propinas das escolas do Ensino Secundário e receitas de autenticação de certificados para afetar meios às escolas do ensino básico para assim poderem, pelo menos, menter a higiene, e fazer pequenas reparações das suas instalações, mas deixou claro que a partir de agora os investimentos tanto nas escolas do ensino básico, assim como no secundário serão rigorosamente controlados, através de uma direção de serviço de administração Escolar recentemente criada no MENES.

Jibrilo Baldé, defendeu ainda que no orçamento Geral do Estado a Educação tenha um bolo mínimo de 20 porcento assegurando a disponibilidade total da sua equipa em mobilizar parceiros para apoiarem o sector.

No final da reunião o Ministério das finanças através do Secretário do Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té, Comprometeu-se a pagar, dentro de poucos dias, os professores contratados meses de junho e julho de 2019, dar os 35 porcentos exigidos pelos professores da ESE , a diferença da Carreira Docente, janeiro e fevereiro 2020, para os professores reclassificados em Março de 2020.

Ainda as finanças comprometeram-se em pagar, brevemente, outras dívidas constantes na adenda do memorando de entendimento rubricado com os Sindicatos.

As dívidas 2003 a 2006 ficaram para serem reavaliadas por uma comissão recentemente crida que integra a Educação, Finanças, sindicatos e Função Pública, para verificar as informações e definir as formas da sua liquidação.

Bissau 21 de Julho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário