sexta-feira, 27 de março de 2020

PM ANUNCIA DESEMBOLSO DE 32 MILHÕES DE FCFA PARA SUBSÍDIOS DE VELA AOS TÉCNICOS DE SAÚDE


O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, anunciou esta sexta-feira, 27 de março de 2020, que o Ministério das Finanças disponibilizará mensalmente trinta e dois milhões (32.000.000) de francos CFA para o subsídio de vela aos técnicos de saúde (médicos e enfermeiros) e trinta milhões (30.000.000)a. de francos CFA para a aquisição de medicamentos.

Nuno Nabiam fez esse anúncio depois da assinatura do acordo de parceria entre os Ministérios da Saúde Pública e o das Finanças. O chefe de governo disse que a medida visa ajudar o pessoal técnico (médicos e enfermeiros) que assistem diariamente, 24 horas, os pacientes.

“Temos enormes carências. Os hospitais não conseguem dar medicamentos gratuitamente aos doentes”, reconheceu.

Segundo Nabiam, para além dessa medida, o governo assegurou que disponibilizará mensalmente sessenta milhões (60.000.000)  de francos Cfa para as refeições nos hospitais e cem milhões (100.000.000)  de francos CFA para a reabilitação das infraestruturas hospitalares no HNSM. 

Assegurou que  a decisão visa criar o equilíbrio na dieta alimentar dos doentes e garantir assim que a saúde dos mesmos não piore.

“A cozinha do Hospital Nacional Simão Mendes não dá vontade a nenhuma cozinheira, porque não tem condições materiais para preparar as refeições. É grave!”, criticou.

Salienta-se que até neste momento registou-se no país apenas dois casos confirmados das pessoas infetadas por Covid-19 e que se encontram em quarentena nas suas casas, de acordo com as informações avançadas na quarta-feira, 25 de março, pelo chefe do executivo guineense, Nuno Gomes Nabiam.

As autoridades sanitárias referiram que se registou igualmente a existência de mais um caso suspeito da infeção por Covid-19. Trata-se de um jovem guineense que estuda em Dacar (Senegal) e que regressou ao país devido à doença que assola o terreno senegalês. 

Segundo a agência de informação portuguesa (Lusa), o número de mortes causadas pela covid-19 em África subiu hoje para 85 com os casos acumulados a ultrapassarem os 3.200 em 46 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia. Senegal que partilha uma vasta linha fronteiriça com a Guiné-Bissau já registou 119 casos da infeção do Covid-19 e não teve até agora nenhum óbito.

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário