quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Porta-voz do Conselho de Estado: “ESTÁ NA HORA DE NÓS OS GUINEENSES JUNTARMO-NOS PARA DEFENDERMOS A NOSSA SOBERANIA”

O porta-voz do Conselho de Estado, o deputado Vitor Mandinga, advertiu esta quarta-feira, 14 de novembro 2018, que é chegada a hora de os guineenses se juntarem para, de fato, defenderem a soberania nacional, que no seu entendimento não deveria sair da Guiné-Bissau.

O conselheiro do Chefe de Estado falava aos jornalistas depois de uma reunião de mais de uma hora convocada por José Mário Vaz, com o fito de analisar a situação do processo do recenseamento eleitoral bem como informá-los da mensagem que vai transmitir ao seu homólogo nigeriano, Mhoamed Buhari, enquanto Presidente em exercício da Conferência de Chefes de Estado e do Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Victor Mandinga explicou à imprensa que o Presidente José Mário Vaz desloca-se à Nigeria, onde vai transmitir ao Presidente Buhari informaçōes sobre a situação do processo eleitoral guineense.

“O Presidente José Mário Vaz vai informar o seu homólogo que o processo de recenseamento está realizado em cerca de 60 por cento, bem como dos grandes esforços que o governo e os guineenses estão a consentir em prol da realização das eleições, apesar dos magros recursos financeiros (prometidos), mas que até agora ainda não entraram”, disse para de seguida avançar que os conselheiros concluiram que sem recursos financeiros, não é possível terminar o recenseamento, muito menos o resto da programação eleitoral.

Questionado se os prazos legais referem-se ao ano 2018, respondeu que a opinião generalizada dos conselheiros é que, de fato, deve-se fazer todos os esforços para manter a realização das eleições tão cedo quanto possível, sobretudo “uma vez finalizadas as operações de recenseamento e publicados os resultados. A partir daí, competirá ao Presidente da República marcar as eleições com maior brevidade possível”.

Refira-se que o Conselho de Estado é um órgão de consulta não vinculativa do Presidente da República. O órgão é constituido pelos líderes de partidos com representação parlamentar, titulares de órgãos de soberania (Presidente de ANP, Primeiro-ministro e Presidente do Supremo Tribunal de Justiça) bem como por cinco figuras indicadas pelo Presidente da República. 

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário