segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Guiné-Bissau: Tribunal de Contas analisa 32 contas de gerência pública para efeito de julgamento


O presidente do Tribunal de Contas (TC) Dionísio Cabi revelou que está a levar a cabo neste momento um trabalho de análise de 32 contas de gerência pública para efeito de audiência, discussão e julgamento.

Num discurso esta segunda-feira 26 de Novembro, por ocasião do 26º aniversário da instituição, que se assinala dia 27 de novembro, Dionísio Cabi referiu que estas acções de fiscalização demonstram que embora com insuficiência de meios para fazer face à corrupção, o TC esteve à altura de cumprir com a sua missão.

O presidente do TC queixou-se todavia da falta de colaboração do cidadão comum nas denúncias, não obstante uma grande parte dos guineenses criticam as práticas de corrupção na administração pública e os seus serviços.

“Na realidade a população não colabora com frequência na sua denúncia e consequente no combate à prática, excepto nos casos em que uma pessoa se figura como vítima de um certo caso”, disse.

Segundo Dionísio Cabi é notório que muitas pessoas praticam corrupção de forma espontânea, pela ignorância em perceber que estão a fazer um algo errado, ou seja pelo conformismo quando entendem que nada pode acontecer com eles.

A situação de longas crises políticas no país com constantes mudanças dos titulares de órgãos de soberania, fraca colaboração das entidades públicas nas acções de fiscalizações bem como resistência das entidades em aceitar a realização de auditorias, com maior destaque nos órgãos de gestão financeira dos tribunais, constam entre outras dificuldades apontadas por Dionísio Cabi que o TC enfrenta.

Em termos de auditoria, o responsável do TC informou que neste momento estão em curso auditorias em 9 entidades públicas entre as quais se destacam Cofre Geral dos Tribunais, Hospital Nacional Simão Mendes, Direcção-geral de Floresta e Fauna, Direcção-geral de Migração e Fronteiras, Direcção-geral de Viação e Transportes Terrestres e o Conselho Nacional de Carregadores.

A terminar, o TC fez o balanço de 32 inquéritos levados a cabo nos liceus públicos, escolas de formação, Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Serviço de Assistência Aeroportuária, Hospital Militar Principal Sino-Guineense, Imprensa Nacional – INACEP e o Fundo do Turismo.

Sumba Nansil

© e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário