quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

O mau hábito matinal que afeta (e muito) a saúde do seu coração... Uma médica revelou o mau hábito ao acordar que está prejudicar a saúde do coração e poderá aumentar o risco de ataques cardíacos. Veja o que tem de evitar logo assim que sair da casa.

Por Noticiasaominuto.com 

Sana Sadoxai é médica e na sua página de TikTok partilhou um mau hábito que muitas pessoas têm ao acordar que pode estar a prejudicar a saúde do seu coração. Saiba o que evitar assim que sair da cama para não aumentar o risco de ataque cardíaco bem como de outro tipo de complicações.

"O verdadeiro perigo começa no momento em que acorda e fica parado", começa por dizer a especialista num vídeo. Na prática, aconselha a que seja feito algum tipo de atividade física em vez de realizar outras tarefas que só o prejudicam.

"A maioria das pessoas sai da cama e vai para o telemóvel, senta-se, sai de casa à pressa e mantém o corpo num estado de baixa atividade e alta inflamação”, revela Sana Sadoxai.

“Esse hábito acelera secretamente a resistência à insulina, o acumular de gordura abdominal, a hipertensão, a inflamação e a disfunção metabólica, fatores que aumentam drasticamente o risco de ataques cardíacos precoces, especialmente se estiver acima do peso ou for obeso."

Coração em risco? Eis o mau hábito matinal

Desta forma, aconselha algum tipo de exercício assim que acorda, algo entre cinco a sete minutos já será suficiente. “Uma caminhada rápida, alongamentos ou exercícios de respiração melhoram a circulação, ativam o metabolismo, estabilizam os níveis de açúcar e protegem o coração mais do que as pessoas imaginam.”

Explica que o metabolismo e o coração estão interligados e que ignorar este hábito saudável pode acabar por ser uma ameaça silenciosa à saúde do seu coração. "Se está a lutar contra a obesidade, gordura abdominal persistente, falta de ar, diabetes ou fadiga, estes são sinais precoces de alerta metabólico que não deve ignorar.”

Explica ainda que bebe uma chávena de chá ao acordar e que esper  30 minutos antes de arranjar-se para sair de casa para o trabalho.

Ataque cardíaco: Cinco sintomas que podem passar despercebidos

Ao 'website' Only My Health, o cardiologista Saurabh Chopra revelou alguns dos sintomas subtis de ataque cardíaco que deve ter em conta.

"Ataques cardíacos em pessoas relativamente mais jovens e aparentemente em boa forma estão a tornar-se mais comuns atualmente", começou por explicar o especialista. Existem sinais subtis que tendemos a ignorar ou confundir com algo não tão grave. Estes sinais podem ser a maneira do corpo 'informar' a pessoa de que precisa de procurar ajuda antes que seja mais tarde."

Conheça alguns dos sinais de ataque cardíaco que passam muitas vezes despercebidos.

1- Fadiga inexplicável

"A fadiga é frequentemente negligenciada. Se se sente cansado mesmo após uma noite de sono, pode ter um problema cardíaco. O coração bombeia sangue para todas as partes do corpo. Se essa função não for bem realizada, pode resultar em exaustão inexplicável que não desaparece com o repouso."

2- Falta de ar durante atividades leves

"Se sentir falta de ar depois de descer escadas ou realizar uma tarefa doméstica leve, tenha atenção. Pode ser um sinal de alerta de doença cardíaca."

3- Dor no maxilar e no pescoço

"A dor no peito é o sintoma mais comum de ataque cardíaco. Este desconforto também pode irradiar para outras partes do corpo, como pescoço, ombros e costas, por exemplo."

4- Inchaço nos pés, tornozelos ou pernas

"Inchaço contínuo, especialmente se piorar com o tempo, pode ser um sinal de que o seu coração não está a funcionar bem."

5- Batimentos cardíacos irregulares

"Se tiver batimentos cardíacos irregulares, se for algo que acontece com muita frequência e durar muito tempo, pode indicar um problema cardíaco grave."

Sem comentários:

Enviar um comentário