terça-feira, 3 de setembro de 2024

Audiência em china o presidente da República da Guiné-Bissau GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ manteve encontro com o seu homólogo presidente congo brasavill Denis Sassou N'guesso.


Veja Também:

Fonte:  Abel Djassi

O presidente da Guiné-Bissau chegou hoje à China para participar na Cimeira do FOCAC (Fórum de Cooperação China-África).

Durante o evento, líderes africanos e chineses discutirão formas de fortalecer parcerias em áreas estratégicas como economia, infraestruturas, saúde e inovação. 

A presença do presidente na cimeira reforça o compromisso de Guiné-Bissau em procurar novas oportunidades de cooperação que impulsionem o desenvolvimento e a prosperidade do país e de todo o continente africano

  Presidência da República da Guiné-Bissau  / Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo  03 de setembro de 2024

 Veja Também:👇

Durante o diálogo, ambos os líderes discutiram a importância de fortalecer as relações de cooperação entre os dois países, com foco em áreas de interesse comum, como o desenvolvimento sustentável, educação e saúde.


Encerramento: Reunião da Comissão Política Nacional do Madem-15 Encerramento da reunião da Comissão Política Nacional do Madem-15 liderado por Braima Camara.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo

Braima Camará afirmou que hoje é Dia de Luto Nacional por assinato da Democracia.

Camara reagia esta tarde a decisão do Supremo Tribunal de Justiça em anotar as resoluções do primeiro congresso extraordinário do Madem-G15, durante a abertura da reunião da Comissão Política Nacional.


Por
Radio Voz Do Povo

Oficial 🇬🇼 : Adja Satu Camará é nova Coordenadora do MADEM-G15.

No Despacho N.º 26/PSTJ/2024, emitido hoje, 3 de setembro, Lima André justificou que “os referidos atos se mostram conformes às formalidades prescritas por disposições estatutárias do Movimento para Alternância Democrática - MADEM G-15, e não se verificando haver qualquer inobservância de disposições legais subsidiariamente aplicáveis”.


O juiz conselheiro argumentou ainda que foram cumpridas “todas as formalidades exigidas por lei, mormente, as constantes dos artigos 27.º e 29.º da Lei-quadro dos Partidos Políticos, para efeitos de anotação”.
"É autorizada a anotação de atos emanados do 1.º Congresso Extraordinário do Movimento para Alternância Democrática- MADEM G15, ora requerida que elegeu a Senhora Adja Satu Camará Pinto ao cargo da Coordenadora Nacional”, determinou Lima André.
A decisão aconteceu no momento em que está a decorrer a reunião de Comissão Política do MADEM-G15, convocada pelo seu Coordenador Nacional, Braima Camará.

Com  Rádio Capital Fm

Parlamento do Senegal rejeita revisão da Constituição

© Getty Images
Por Lusa  03/09/24

A Assembleia Nacional senegalesa rejeitou um projeto de revisão da Constituição apresentado pelas novas autoridades, visto como um passo para a dissolução de um parlamento hostil ao Governo.

Os deputados recusaram, por 83 votos contra 80, o projeto de supressão de duas instituições consultivas, no final de debates acesos transmitidos nas redes sociais, na segunda-feira à noite.

O novo presidente, Bassirou Diomaye Faye, eleito em março, e o seu primeiro-ministro, Ousmane Sonko, não dispõem de maioria na Assembleia Nacional, eleita em 2022, e onde o campo do antigo Presidente Macky Sall continua a dominar.

De acordo com o sistema senegalês, Faye e Sonko precisam de uma maioria parlamentar para implementar as políticas de rutura que prometeram em nome do pan-africanismo de esquerda e de justiça social. O Presidente pode dissolver o parlamento, mas não antes de decorridos dois anos.

Faye poderá fazê-lo a partir de 12 de setembro, segundo a imprensa, citando um parecer do Conselho Constitucional consultado pelo Governo.

A revisão teria abolido o Conselho Superior das Autoridades Locais e o Conselho Económico, Social e Ambiental.

Leia Também: Pelo menos 129 pessoas morreram durante uma tentativa de fuga da prisão central de Makala, em Kinshasa, na República Democrática do Congo, indicaram esta terça-feira as autoridades locais.


A empresa pública de energia atómica ucraniana (Energoatom) denunciou hoje que um ataque russo obrigou a que fosse desligada uma das duas linhas do sistema ucraniano que fornece eletricidade à central nuclear de Zaporijia, ocupada pela Rússia desde 2022.

© Getty Images/Maksym Polishchuk/Global Images Ukraine
Por Lusa  03/09/24
Kyiv denuncia ataque que condicionou eletricidade em central nuclear
A empresa pública de energia atómica ucraniana (Energoatom) denunciou hoje que um ataque russo obrigou a que fosse desligada uma das duas linhas do sistema ucraniano que fornece eletricidade à central nuclear de Zaporijia, ocupada pela Rússia desde 2022.


O alerta de Kyiv coincide com a visita hoje àquela central nuclear do diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, que tem avaliado pessoalmente a situação de segurança da instalação no terreno em repetidas ocasiões desde o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

"Em caso de danos na segunda linha (que liga a central ao sistema elétrico ucraniano) ocorreria uma situação de emergência devido à perda de alimentação externa às bombas que arrefecem as áreas ativas dos reatores e das piscinas de armazenamento de combustível", referiu o comunicado da Energoatom.

A empresa explicou ainda que os especialistas ucranianos não conseguiram inspecionar e reparar os danos na linha afetada devido ao risco de novos ataques russos.

"A linha será reparada assim que a segurança for garantida aos especialistas", conclui o comunicado.

Desde que a invasão russa transformou o perímetro da central numa zona de guerra, em inúmeras ocasiões a Rússia e a Ucrânia acusam-se mutuamente de atacar a central de Zaporijia e de colocar em risco a segurança nuclear de toda a região.

Dias antes da visita que fará hoje à central nuclear de Zaporija, o secretário-geral da AIEA visitou uma central nuclear russa na região russa de Kursk, perto da nova frente de combate aberta pela Ucrânia na fronteira russa no início de agosto e onde agora Kyiv controla parte do território.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022.

Veja Também: Mongólia recebe Putin e não cumpre mandado de detenção do TPI: "São atores com poderes assimétricos"


O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embalo, chegou hoje (3) a Beijing para participar na Cúpula do Fórum de Cooperação China-África.

 CRI - Rádio Internacional da China  03/09/2024
O
s dois países possuem uma amizade de longa data, e o líder guineense sempre apoiou firmemente a China em suas questões. Ele realizou uma visita de Estado ao país asiático em julho, na qual os dois presidentes elevaram a relação bilateral ao nível de parceria estratégica, a primeira da Guiné-Bissau nesta categoria.

Em 2021, as duas nações assinaram o documento de cooperação sob a Iniciativa Cinturão e Rota. A China ajudou a construir projetos icônicos no país africano, como prédios governamentais e o Estádio Nacional, recebendo avaliações positivas da população guineense. Além disso, desde 1976, a China enviou um total de 27 equipes médicas para o país.