quarta-feira, 21 de abril de 2021

ANGOLA - Balanço de mortos em Luanda sobe para 24, incluindo nove crianças

© Lusa

Por  LUSA  21/04/21 

O balanço das vítimas das chuvas torrenciais de segunda-feira em Luanda aumentou para 24 mortos, dos quais nove são crianças, segundo dados atualizados do porta-voz da Comissão Provincial de Proteção Civil.

As informações foram transmitidas no final da reunião da Comissão Provincial, presidida por Joana Lina, governadora de Luanda e que coordena a comissão.

Em declarações à Radio Nacional de Angola (RNA), o porta-voz Faustino Minguens disse que estão contabilizados 24 mortos, entre os quais nove crianças.

Do total de vítimas mortais, 10 residiam no município de Cacuaco, cinco no município de Luanda, três em Viana, e igual número nos municípios do Cazenga e Kilamba Kiaxi.

Há ainda a registar três feridos e vários danos materiais: 2.289 residências inundadas, 60 casas desabadas, 14 escolas alagadas, duas pontes parcialmente destruídas e outras quatro inundadas, 58 árvores caídas e quatro centros de saúde inundados, bem como o transbordo de nove bacias de retenção.

Foram afetadas 2.349 famílias, num total de 11.745 pessoas.

Faustino Minguens adiantou que na reunião foi discutida a necessidade de assegurar apoios por parte das comissões municipais para as famílias atingias pelas chuvas. 

Num comunicado divulgado após a reunião, através da sua página na rede social Facebook, o Governo Provincial de Luanda destacou que está a ser dado apoio às famílias enlutadas, a quem a governadora de Luana "volta a endereçar as mais sentidas condolências".

Joana Lina "deixou recomendações expressas aos administradores municipais, na qualidade de coordenadores das comissões municipais no sentido de continuarem a dar todos os apoios às famílias sinistradas, na intenção de minimizar as dificuldades que enfrentam". 

Na terça-feira, vários moradores dos bairros mais afetados pelas inundações, ouvidos pela Lusa, pediram socorro às autoridades para não voltarem a dormir ao relento, temendo o pior se voltar a chover.

Mais de sete horas de chuva intensa lançaram o caos na capital angolana, na segunda-feira, com enxurradas que alagaram bairros, destruíram pontes, casas e infraestruturas, mataram 24 pessoas e deixaram milhares sem teto.

Veja Também:

@Henrique Stress

🌍Sabia que a população da Nigéria 🇳🇬 é equivalente à população de 34 países africanos juntos?

Por Tribo Banto Áfrika

Eles são:

Seychelles 🇸🇨,  Sao Tomé 🇸🇹,  Cabo Verde 🇨🇻,  Comores 🇰🇲,  Djibouti 🇩🇯,  Eswatini 🇸🇿,  Guiné Equatorial 🇬🇶,  Maurício 🇲🇺,  Guine-Bissau 🇬🇼,  Gabão 🇬🇦,  Gâmbia 🇬🇲,  Lesoto 🇱🇸,  Botsuana 🇧🇼,  Namíbia 🇳🇦, 

Libéria 🇱🇷,  República do Congo 🇨🇬,  Mauritânia 🇲🇷,  África Central 🇨🇫,  Líbia 🇱🇾,  Togo 🇹🇬,  Serra Leoa 🇸🇱,  Eritreia 🇪🇷,  Sudão do Sul 🇸🇸, 

Burundi 🇧🇮,  Benin 🇧🇯,  Ruanda 🇷🇼,  Guiné 🇬🇳,  Tunísia 🇹🇳,  Chad 🇷🇴,  Zimbabwe 🇿🇼,  Senegal 🇸🇳,  Mali 🇲🇱,  Zâmbia 🇿🇲,  Malawi 🇲🇼.

É por isso que dizemos sobre isso o gigante de África🇳🇬

PRIMEIRO-MINISTRO REUNIU POR VIDEOCONFERÊNCIA COM O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau

O Primeiro-Ministro realizou hoje uma reunião virtual com os dirigentes do Fundo Monetário Internacional ( FMI).

As partes analisaram os mecanismos atinentes a retoma do programa do Governo Guineense com o FMI. Durante a sua intervenção o Chefe de Governo sensibilizou os responsáveis do Fundo para Guiné-Bissau da imperiosa necessidade de ser adoptado um programa mais alargado e ambicioso, que permita dotar o país de recursos para materializar o plano emergente de imvestimentos públicos, tendo em conta que é urgente resolver os problemas de falta de insfraestruturas a todos os níveis, desde estradas, pontes, transporte marítimo e outros, que nalguns casos a existirem, encontram-se em avançado estado de degradação.

Outro aspeto, igualmente de grande relevo e que foi tema desta reunião, tem a ver com a reforma e modernização da nossa administração pública. O Primeiro-ministro fez saber ao FMI, da prioridade do Governo em iniciar o mais breve possivel esse processo, há muito adiado, que irá permitir ao Estado poupar perto de 30 bilhões de FCFA, e com isso, libertar recuros para reenvistimentos noutras áreas fundamentais.

As negociações vão continuar, e brevemente esperamos que venha-se a chegar a um bom acordo que espelha aquilo que são as reais necessidades, e acima de tudo, que esse apoio, possa ser uma verdadeira alavanca da económica nacional. 

🌍URGENTE: Idriss Déby foi assassinado e não morto no campo de batalha, ao contrário das informações veiculadas pela mídia chadiana👁️‍🗨️

Mais informações em breve. 

Fonte: Tribo Banto Áfrika

DESPACHO № 07/2021 - JOSÉ ANASTÁCIO MEDINA LOBATO, ASSESSOR DA PRESIDENCIA DA REPÚBLICA

PGR - NOTA INFORMATIVA

 Fonte: Maurício Alves Correia

CEDEAO - Declaracao Preliminar : Cabo Verde – 20 April 2021

 PORT - Declaration Preliminaire de la CEDEAO au Cabo Verde 20.04.2021..PDF



Ecowas.int

Reação do PAIGC contra declarações feitas ontem por Sory Djalo, na qual levantou várias acusações.

 Rádio Jovem Bissau 

Leia Também: 

"Regresso de Domingos Simões Pereira inquieta as pessoas”, diz Secretário Nacional de Comunicação do PAIGC

O Secretario Nacional para Comunicação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) disse que o regresso de Domingos Simões Pereira ao pais está a inquietar e perturbar as pessoas, ao ponto deste  ser atacado de várias formas e em diversas frentes.

Muniro Conte falava em conferência de imprensa, em reação do partido sobre o  que considera de “provocações e acusações” contra o Presidente do PAICG, Domingos Simões Pereira.

Um dos líderes co-fundadores do Partido da Renovação Social, Sori Djaló referiu-se terça-feira ao líder do PAIGC em jeito de acusação, por participação em alegada reunião secreta com o líder do PRS, Alberto Nambeia e alguns militares, na povoação de Patche Yalá, Norte da Guiné-Bissau.

Sori Djaló mais não disse sobre os motivos da alegada reunião secreta entre os dois líderes e com envolvimento de militares, proibidos, por lei ,de participar em actividades político-partidárias.

Muniro Conté sustenta que  “percebe-se, sem qualquer dúvida, que o regime contava impedir Simões Pereira de regressar ao pais fazendo ameaças e acusações baseadas em fabricações e montagens, intimidações e agressões”.

"Recorreram-se de tudo, incluindo expedientes grosseiramente orquestrados, como um suposto mandato de captura internacional, como forma de impedir o seu regressar ao país, após ficar muito tempo em Portugal. Depois de falhar todas as tentativas de impedir o seu regresso ao país, agora tiveram que virar seus expedientes para calúnia, instrumentalização étnica e religiosa e falsas acusações de pretensas tentativas de desestabilização, que, se pode existir, é do conhecimento e controlo exclusivo de quem as pronuncia”, disse Conté.

Em relação a uma eventual constituição de uma nova maioria parlamentar entre o PAIGC e o PRS, Muniro Conté responde que pode ser a preocupação das pessoas em relação à essa possibilidade de uma eventual maioria entre as duas formações políticas.

“Se pode existir uma aliança constitucional, legal e legitimo neste momento no quadro politico, é entre o PAICG e o PRS, e não um acordo de comprar deputados para formar maioria”, sustentou Muniro Conté, secretário para a Comunicação do PAIGC.

ANG//

Decorre neste momento uma reunião presidido pelo Primeiro-Ministro e os responsáveis da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG).

Objetivo é a busca de consensos e entendimento relativamente ao cumprimento de um rol de exigências dos trabalhadores.

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau