With 3,281 UAVs airborne, this spectacular drone display in the skies of Shanghai by Genesis Motor Sales just set a new record
By Guinness World Recordsterça-feira, 13 de abril de 2021
"Há grandes chances do seu ponto de vista não ser o único possível!"
Inacep - Presidente do sindicato de base pede substituição do diretor-geral “para salvar a empresa”
Walter Mendonça que falava em conferência de imprensa disse que os funcionários testaram de todas as formas a direção-geral, para o ajudar a cumprir os seus deveres, mas que o esforço foi sem sucesso.
“Infelizmente, Bamba Banjai não está a corresponder com as expectativas desta indústria gráfica”, afirmou.
Mendonça sustenta que que a INACEP atualmente não paga água nem luz elétrica, apesar de estarem todas as máquinas que possui a trabalhar diariamente 8 horas de tempo e a produzir o que diz ser “boas receitas”, além de horas extras, e que mesmo assim está com salários em atraso.
“O mais grave que está a acontecer neste momento é que já esgotou o stock de toda a matéria-prima, comprada há pouco tempo, e o diretor-geral tem a ousadia de afirmar que a receita diária varia entre três e seis mil francos cfa” disse.
Mendonça acrescentou que, a titulo de exemplo, no posto de venda da empresa só a caderneta de aluguer de casa, custa 1.500 francos cada uma, tendo questionado de quantas cadernetas são vendidas por dia.
Aquele líder sindical acusou ainda a direção-geral da Inacep de desvio das receitas internas, razão pela qual, diz, “os cofres da gráfica estão vazios.
O Presidente do Sindicato de base da INACEP pediu que seja feita uma auditoria na empresa para apurar o volume do dinheiro desviado.
Disse que, se a direção-geral na Inacep quer que o sindicato lhe ajude a cobrar a alegada dívida contraída pelo Ministério das Finanças, no valor de 16 milhões de francos CFA deve apresentar documentos comprovativos. “Infelizmente os documentos não existem", disse.
Segundo Walter Mendonça, a atual direção da INACEP tem uma dívida de salários em atraso de seis meses além dos 93 meses herdadas de 2000 à 2020.
Pescas - ”Obras de construção das futuras instalações do CIPA e Fiscap estão em evolução”, diz o ministro Malam Sambú
Bissau, 13 Abr 21(ANG) – O ministro das Pescas afirmou esta terça-feira que constatou com agrado, a evolução das obras de construção das futuras instalações do Centro de Investigação Pesqueira (CIPA) e do Centro de Fiscalização das Actividades Pesqueiras (Fiscap).
O governante falava à imprensa no final da visita às referidas obras e do Laboratório Nacional de Pesca, na companhia da Embaixadora da União Europeia no país, Sónia Neto.
“Convidamos a Embaixadora da União Europeia para fazermos uma visita conjunta as referidas infraestruturas porque foram financiadas, em parte, pela organização comunitária europeia e estivemos juntos, no ano passado, na cerimónia do lançamento da primeira pedra”, explicou.
Malam Sambú sublinhou que as obras estão a evoluir consideravelmente e que uma parte já se encontra em fase de finalização, acrescentando que havia necessidade de convidar a Embaixadora da União Europeia para constatar os trabalhos”, disse.
O ministro das Pescas salientou que procederam, nas instalações do Fiscap, a entrega simbólica dos materiais de fiscalização marítima doados pela União Europeia e a Comissão Sub Regional de Pescas, no âmbito de fiscalização conjunta.
O titular da pasta das Pescas afirmou que igualmente visitou o Laboratório Nacional de Pesca, por ser uma instituição muito importante em termos de mudança das prioridades da política do país no sector.
Declarou que o executivo pretende que os produtos pesqueiros e não só, passem a ser acreditados no mercado europeu, acrescentando que, por isso há necessidade de Sónia Neto constatar o funcionamento do referido Laboratório, que na sua opinião dispõe de equipamentos de ponta.
“Penso que com esta visita, a Embaixadora da União Europeia já tem uma visão ampla na perspetiva de trabalhar para que os produtos da Guiné-Bissau passem a ser acreditados no mercado europeu num futuro próximo”, disse.
Por sua vez, a Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau disse que a visita às obras de construção das futuras instalações do CIPA e Fiscap lhe deixa orgulhosa.
Sônia Neto afirmou que, de facto, as relações entre a União Europeia e a Guiné-Bissau no domínio das Pescas são excelentes, informando que, por isso, injetaram uma verba, no valor de quatro milhões de euros para a construção das referidas infraestruturas.
“É de facto um legado muito importante, não só para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau como para a melhoria do bem estar das populações, em termos de criação de melhores empregos entre outros”, enalteceu a Embaixadora da União Europeia.
O Coordenador do Movmento para Alternância Democrática MADEM G-15 acompanhado com Secretário Nacional em Exercício, Tomás Gomes Barbosa, Secretário para Implantação das Estruturas, Mário Martins, Chefe do Gabinete, Henry Mane e o seu Acessor de imprensa Yuri Gomes, visitaram hoje de manhã por volta das 10h00, ao Sr: Don Lampara Cá a Autoridade Máxima da Igreja Católica de Bissau.
No sta cumbidadu, pa djuntamon, cabeça ku sintidu cussa d nó terra !!!
Fonte: Umaru Idriss Balde Ubas
REMODELAÇÃO NA GOVERNO JÁ!
Por Belmiro P. - O blogue
I sta na hora di muda alguns peças né governo imediatamente.
1 ano di governação (desgovernação) passa dja, faburiss ku compromissos di campanha tudo pagado dja, I DJUSTA.
Momento i di tarbadju ku seriedade, di kunsa apresenta resultados.
I um escândalo, um vergonha garandi ké k certos membros dé governo na fassi né “desgovernação”.
Nha partido Madem-G15, Movimento para Alternância Democrática, si bô ka pui curpu rissu desde já pa fassi é remodelação, próximas eleições nô na tene problemas sérios!
Tudo kim k demonstra falta di capacidade pa desempenha função ki pudu nel, nim si contra i entra lá apenas a 5 dias, pa tiral di lá pa pui utru imediatamente, k fadi gora 1 ano di diskarna!
Tempo ka tem pa pirdi, quadros formados tem mangadel na Guiné-Bissau.
PR - Hoje começa o Ramadão, aos irmãos e fiéis muçulmanos Guineenses que iniciam o mês de Jejum inspirado na fé, que Allah receba os sacrifícios que representam os valores da união, perdão e fraternidade
Um bom Ramadão a todos os muçulmanos!
Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló