segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Em mais uma demonstração de que a democracia é o seu Norte na política, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, discursa na Sede Nacional do PAIGC na abertura da reunião do Bureau Politico.

O maior partido do país continua a fazer a auscultação dos quadros para o cumprimento das etapas democráticas que regem as decisões da legenda.



PAIGC - I força di povo!

PAIGC 2019

Está a decorrer na Sede Nacional do PAIGC a reunião do Bureau Politico.

O maior partido do país faz auscultação dos quadros para o cumprimento das etapas democráticas que regem as decisões da legenda.





PAIGC 2019

Imprensa - Directores-gerais da TGB e INACEP suspensos das suas funções

Bissau, 19 Ago 19 (ANG) - Os Directores-gerais e os Membros de Conselho de Administração da Televisão da Guiné-Bissau (ANG) e da Imprensa Nacional / Empresa Pública (INACEP) foram suspensos das suas funções, refere um despacho do Secretário de Estado da Comunicação Social.

Secretário de Estado da
Comunicação Social
No referido despacho à que a ANG teve acesso, justifica que a decisão visa  imprimir uma nova dinâmica e  reestabelecer um ambiente laboral na TGB e INACEP.

“Ficam suspensas das suas funções, enquanto se aguarda pela devida homologação em Conselho de Ministros, os senhores Daniel Miguel de Barros e Vladimir Lenin Djomel, respectivamente Director geral da Televisão da Guiné-Bissau e Inacep-EP”, lê-se no despacho.

Para ocupar os lugar dos suspensos foram indigitados  Zaim Pereira de Jesus e António Pedro Delgado,para coordenarem as comissões de gestão de assuntos correntes da TGB e a INACEP respectivamente. 

ANG/AALS/ÂC//SG

PRS alerta que lei da Guiné-Bissau não prevê correção de omissões dos cadernos eleitorais


O Partido da Renovação Social (PRS) alertou hoje que a legislação da Guiné-Bissau não prevê correção de omissões dos cadernos eleitorais, mas apenas o recenseamento eleitoral e a sua atualização.

"Como sabem a nossa lei diz que a Guiné-Bissau só tem dois tipos de recenseamento, o de raiz ou a atualização. Entretanto, esta correção nós não sabemos enquadrá-la e foi exatamente essa preocupação que nos trouxe ao Presidente para que todos em conjunto possamos ver como podemos ter um recenseamento bem acabado", afirmou o líder parlamentar do PRS, Sola N'Quilin.

O dirigente do PRS, terceiro partido mais votado nas legislativas de 10 de março na Guiné-Bissau, falava no final de uma audiência com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

Sola N'Quilin respondeu à Lusa que a correção dos cadernos eleitorais não era uma exigência do PRS, mas salientou que o partido acha que todas as pessoas recenseadas devem ter oportunidade de votar.

"Não há correção na nossa lei. O que está a ser feito hoje é a correção", afirmou o líder parlamentar do PRS, sublinhando que deve ser feito um recenseamento de raiz ou uma atualização.

O Governo da Guiné-Bissau apresentou na sexta-feira o Plano Operacional para a Consolidação do Registo Eleitoral para as eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

A iniciativa prevê corrigir os dados de cerca de 25.000 eleitores, que foram recenseados, mas cujo nome não constava nos cadernos eleitorais e foram impedidos de votar nas legislativas.

A correção das omissões e consolidação dos cadernos eleitorais deveria ter começado no sábado, mas, em comunicado divulgado hoje, o Ministério da Administração Territorial adiou o início das operações para quinta-feira, na sequência de um encontro durante o qual foram recebidos importantes sugestões.

Sobre quem será o candidato do PRS às eleições presidenciais, o dirigente do partido disse que será “conhecido oportunamente".

A semana passada, o Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), que tem um acordo de incidência parlamentar com o PRS, já tinha sugerido a atualização do recenseamento eleitoral ou a realização de um novo processo para as eleições presidenciais.

LUSA

Braima Darame

José Mário Vaz - Audiência com o Sr. Procurador Geral da República.




Audiência com o Sr. Jin Hongjun, Embaixador da República Popular da China na Guiné-Bissau.




Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

MADEM E PRS PRECISAM URGENTEMENTE, FAZER UMA NOVA CIMEIRA DOS DOIS LÍDERES

Por Carlos Sambu

Guiné-Bissau caminha lentamente e, sem dar nas vistas, para formação de blocos, isto é: entre Direita e Esquerda. Aliás, essa eleição presidencial será conquistada por um bloco que se prioriza sincronização e união. Ademais tal como noutros países mais desenvolvidos, o passo dado para consolidação de só, dois partidos divididos entre direita esquerda, vide, Estados Unidos, foi emanação de conjuntos de partidos juntados ideologicamente num bloco. E daqui a uns anos Guiné-Bissau tal como cabo-verde terá na senda política só dois partidos, os outros serão meros satélites pertencentes à um bloco

Não é preciso ser polítologo para saber linhas ideológicas do PAIGC arrastado com partidos que pertencem o “ESPAÇO DA CONSERTAÇÃO” são da direita, não é por acaso que o PAIGC tem desatado a entregar pastas da governação para cada um, mesmo, com ou sem acento parlamentar! Porque tem percebido necessidade urgente de formação de um bloco, e pretende liderado para futuro. Neste óptico o MADEM E PRS, são da esquerda e precisam consolidar união e preparar porque vão precisar muito em breve de unir para embates que se avizinha, precisamente nesta eleição presidencial, deviam desde já traçar linhas mestres para que um candidato da sua aprovação seja vencedor. Entretanto, muito em breve para quem é atento a evolução da política Guineense, os dois vão ter que unir na legislativa que vira num só bloco, aliás, os dados da última eleição legislativa reclama que, se os dois tivessem unido teriam essa hora quase 60 deputados, mas, nada não está perdido, porque poderão juntar na segunda volta da presidencial, mas para isso, precisam de cedências, estratégias e agenda comum! Juntando isso tudo, presidencial estará no papo .

Por : Carlos Sambu

O estatuto mutante

O público espera pelas primárias do partido mais antigo do país como manda o estatuto e foi reiterado pelo seu líder num ajuntamento em Lisboa. No entanto, o público já tem fotos de material de campanha eleitoral, será incapacidade, incompetência, falta de estratégia ou Jomav?


By Dara Fonseca Ramos

Anda na democracia guineense um partido que autorizou a criação de outros partidos para que pudesse ter concorrentes nas eleições que sempre ganha. Ele tem 60 anos de existência e decidiu desde 2014 seguir relegando artigo por artigo do seu estatuto, numa espécie de auto golpe sob a desculpa "Jomav" 🤔


1. Ganhou eleições com maioria absoluta mas não foi por incompetência, nem incapacidade ou despreparação que o seu governo foi demitido - Foi Jomav

2. Dos 57 deputados que ganhou nas urnas 15 acusaram no de elaborar o orçamento de estado à revelia das regras estatutárias. Mas não foi por incompetência, incapacidade e/ou falta de estratégia que perdeu esses 15 deputados e outros tantos militantes e membros da direção - Foi Jomav 

3. Ganhou eleições presidenciais, Vitória esmagadora diga se, mas não foi por incompetência, incapacidade e/ou falta de estratégia que o presidente decidiu que os seus propósitos para a Guiné-Bissau não seriam convergentes com a corrupção e o nepotismo instalados no seio do partido - Foi Jomav 

4. Venceu o embate legislativo mas sua cabeça de lista e presidente não foi nomeado primeiro-ministro 🤔 não foi por incompetência, incapacidade ou falta de estratégia - Foi Jomav

5. Não usou o estatuto para escolher os vice-presidentes para serem nomeados primeiro-ministro, escolheu um militante sem provas dadas e faz dos seus vice-presidentes meros ministros de governo. Isto no seu entender não é incapacidade nem incompetência ou "golpe estatutário" - Foi Jomav

6. Dispensa categoricamente vários militantes que contribuíram e colaboraram na campanha eleitoral e possuidores de cristalinas provas dadas de comando e gestão, para nomeação como membros da sua nova comitiva de governação, escolhendo militantes e simpatizantes que ao conforto das suas residências fizeram alguma campanha online contra 🤔 Jomav ou a favor a pessoa do líder partidário. Isto não é incapacidade nem incompetência ou falta de estratégia é -Jomav

7. Aclama há mais de 4 anos que está renovado, que os líderes já não fazem guerras internas que o pensamento golpista foi com todos os expulsos desde 2014, mas tem uma esgrima interna ferrenha para candidato às presidenciais que se traduz em espetáculos tristes de escutas e espionagens entre o presidente e vice presidentes. No entanto, não é incapacidade nem incompetência ou falta de estratégia é Jomav

8. O público espera pelas primárias do partido mais antigo do país como manda o estatuto e foi reiterado pelo seu líder num ajuntamento em Lisboa. No entanto, o público já tem fotos de material de campanha eleitoral 🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔🤔 será incapacidade, incompetência, falta de estratégia ou Jomav?

#SonoKaba_PovoKorda não serve a esses militantes relegados por se dedicarem ao partido, excluindos por questionarem a direção, desprezados por não 🤔🤔🤔 dizerem mal do Jomav e dispensados porque não sabem o querem...
#QuoVadisPAIGC 
#NtaAmigora? queremos votar nas presidenciais ✊🏾🇬🇼✊🏾

O ministro da Recursos Naturais e Energia iniciou hoje uma visita de dois dias as diferentes instalações de obras de construção de postos de transformação do projecto da energia da OMVG e estruturas da sua tutela no interior do país.



Fonte: Nicolau Gomes Dautarim

Antigo Presidente da Transição fala a imprensa. Aladje Serifo Nhamadjo é um dos pretendentes as primárias do Paigc, cujos Órgãos iniciam hoje as reuniões para a escolha do candidato às presidenciais 24 novembro.





VÍDEO COMPLETO AQUI...

ESCLARECIMENTO

Nada do que se ouviu no áudio que vazou nas redes sociais irá ou poderá pôr em causa o bom relacionamento entre Jomav e família MADEM G-15. Coisas do passado.

Se no caso o candidato de MADEM G-15 não passar a 2ª volta, e Jomav sim passar..., acreditem que a família MADEM apoiará JOMAV com 100 % de segurança absoluta.

JOMAV com todos os defeitos do mundo, nunca venderia a Guiné Bissau.

Por todo o ódio do mundo, Jomav jamais mataria ou mandaria matar ou espancar alguém.

É um homem de paz e sem indícios sanguinário.

Um homem com grandes feitos e alcances a nivél nacional.

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com