sexta-feira, 8 de julho de 2022
PRESIDENTE UMARO SISSOCO EMBALÓ REGRESSA DE CIMEIRA DE IDA NO SENEGAL.
Morreu José Eduardo dos Santos, ex-presidente de Angola, aos 79 anos
© Sean Gallup/Getty Images
Notícias ao Minuto 08/07/22
Foi chefe de Estado entre 1979 e 2017, tendo cumprido uma das mais longas presidências no mundo. Estava internado nos cuidados intensivos há duas semanas.
Morreu o antigo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, esta sexta-feira, aos 79 anos. A informação foi avançada em comunicado pela Presidência de Angola.
"O Executivo da República de Angola leva ao conhecimento da opinião pública nacional e internacional, com um sentimento de grande dor e consternação, o falecimento de Sua Excelência o ex-Presidente da República, Engenheiro José Eduardo dos Santos, ocorrido hoje às 11h10 , hora de Espanha certificada pelo boletim médico da clínica, em Barcelona, após prolongada doença", começam por escrever.
O executivo angolano, que apresenta "profundos sentimentos de pesar" à família, apela ainda "à serenidade de todos neste momento de dor e consternação".
O presidente de Angola já declarou um período de cinco dias de luto nacional, a ter início à 00h de sábado, 9 de julho.
José Eduardo dos Santos estava internado, há duas semanas, nos cuidados intensivos, em coma induzido, no Centro Médico Teknon, em Barcelona, em Espanha, depois de ter sofrido um AVC. Ao longo dos últimos meses, tem estado acompanhado por alguns dos seus filhos, tendo problemas de saúde há vários anos.
Recorde-se que o antigo presidente governou Angola entre 1979 e 2017, tendo sido um dos chefes de Estado a ocupar por mais tempo o poder no mundo e era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.
Leia Também: Filha de Eduardo dos Santos vai apresentar queixa por negligência médica
As imagens do momento em que Shinzo Abe foi baleado em comício no Japão
© Reprodução/ Twitter
Notícias ao Minuto 08/07/22
Ex-primeiro-ministro japonês foi atacado na cidade de Nara e não apresenta sinais de vida, de acordo com a emissora pública nipónica NHK.
O antigo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, foi baleado durante um comício na cidade de Nara, esta sexta-feira, e está hospitalizado em estado considerado grave.
No momento do ataque participava num comício eleitoral do Partido Liberal Democrático (PLD) para as eleições parlamentares de 10 de julho. O ex-governante terá sido baleado no lado esquerdo do peito e no pescoço e, de acordo com a emissora pública nipónica NHK, não apresenta sinais de vida.
A polícia disse que o suspeito, um homem de 41 anos, já foi detido. A NHK citou o suspeito, identificado como Tetsuya Yamagami, como tendo dito às autoridades que estava insatisfeito com Abe e que quis matá-lo.
A imprensa japonesa dá também conta de que Yamagami será habitante de Nara e terá servido no exército.
"Houve um estrondo alto e fumo", descreveu o empresário Makoto Ichikawa, que estava no local, à Reuters, acrescentando que a arma era do tamanho de uma câmara de televisão. "No primeiro tiro, ninguém percebeu o que estava a acontecer, mas depois do segundo tiro, o que parecia ser uma polícia especial atacou-o".
O povo japonês, os partidos políticos e os líderes mundiais já expressaram o choque e condenaram a tentativa de assassinato. A violência política é rara no Japão, um país com regulamentações rígidas sobre armas.
Veja as imagens do momento em que o ataque ocorreu num vídeo acima, bem como o aparato no local.
Leia Também: Morreu Shinzo Abe. O que se sabe sobre ataque a ex-líder japonês?
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU, GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ ASSISTE À CONDECORAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DA NIGÉRIA, GENERAL MUHAMMADU BUHARI.
O Presidente da República da Guiné-Bissau assistiu ao acto de condecoração de Presidente MUHAMMADU BUHARI com a "Ordem de Leão" que lhe foi conferida pelo Presidente Macky Sall do Senegal.
Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló
GUINÉ-BISSAU REPRESENTADO AO MAIS ALTO NÍVEL NA CIMEIRA "BANCO MUNDIAL/ÁFRICA"
O General Úmaro Sissoco Embaló, Chefe de Estado da Guine-Bissau, acompanhado por uma delegação governamental guineense participa na Cimeira IDA/África organizado conjuntamente pelo Governo do Senegal e as Instituições de Bretton Woods.
Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló