domingo, 13 de outubro de 2024

Um escândalo do governo constitucional do PAIGC da Xª legislatura

Fonte Abel Djassi 

- Factos e Evidências

O governo constitucional do PAIGC resultante da décima legislatura, liderado por Geraldo Martins, ficou manchado com o famoso escândalo financeiro de desvio de seis bilhões de francos cfas do tesouro público. Uma operação que provocou a dissolução do parlamento e consequentemente queda do governo dele resultante e a anulação do resultado eleitoral deste partido, alcançado com suor e sacrifício dos seus militantes em geral.(9.230.769,23€ euros) ou ($USDOs seis bilhões de francos cfas, 10.000.000,00 de dólares ameri-cano), vem sendo bandeira de campanhas de desinformação e propagandas políticas, pelo que, padece de esclarecimentos para melhor compreensão da opinião pública nacional e internacional. 

Assim, este artigo clarifica eventuais nebulosidades, com elucidações clarividentes, para que cada individuo possa tirar ilações sobre os factos, contra argumentos destorcidos que teimam negar a veracidade da referida operação escandalosa, feita por gente que em circunstâncias normais, deveriam ser declaradas inimigas do Estado e do povo da Guiné-Bissau.O desvio (furto) dos seis bilhões de francos cfas provocou danos financeiros e económicos consideráveis ao Estado guineense. Depois da denúncia, auscultações, acusações, debates, desconsiderações agressivas, ameaças e muita falta de verdade por parte dos acusados, entre eles o então chefe do executivo guineense, o Presidente da ANP, o Ministro das Finanças e o Secretário de Estado do Tesouro Publico, durante dias, na plenária do parlamento guineense, e ouvido os partidos políticos e o Conselho de Estado, o primeiro magistrado da Nação, Sua Excelência General Umaro Sissoco Embaló, decretou a dissolução do parlamento e consequente derrube do governo constitucional da Xª legislatura e detenção do Ministro das Finanças e seu Secretario de Estado do

Tesouro. 

Argumentos de várias ordens tomaram conta da imprensa ou dos medias e das redes sociais, com verdades disparos, próse contra. Negou-se quase tudo do que suporta a decisão do Presidente da Republica. Chegou-se a recorrer à parecer de constitucionalistas e especialistas, para julgar e condenar eventuais desvios de procedimentos legislativos. 

A verdade é que, contra factos, de nada valem os argumentos e são estes factos que este artigo traze que tem como suporte, documentos confidenciais de extrema importância, buscadas em fontes seguras. Para uma melhor compreensão da opinião pública, importa trazer à luz do povo guineense, que no dia 07/11/23, o então Ministro das Finanças Dr. Suleimane Seide, redigiu uma carta à BAO solicitando um financiamento para pagamento das dívidas do Estado para com entidades do sector privado (credores) identificadas numa lista em anexo, na qual se reconhe-ce a existência de dívidas das instituições.




KUSAS NA BIM

Das doenças cutâneas aos cremes antirrugas. A descoberta vencedora do Nobel da Medicina pode revolucionar os cuidados de pele

Daniela Costa Teixeira  cnnportugal.iol.pt

Para já, não há ainda fármacos com miRNA no mercado destinado a doenças cutâneas, mas existem cosméticos com microRNA

Associar uma descoberta vencedora do aclamado prémio Nobel da Medicina a cuidados de pele e rotinas de beleza pode soar estranho, mas os microRNA vêm provar a versatilidade que as pequenas moléculas têm nas várias células do corpo.

O microRNA (miRNA) é uma nova classe de pequenas moléculas de RNA (ácido ribonucleico, um tipo de ácido nucleico) que desempenham um papel crucial na regulação genética, que é como quem diz, na forma como os organismos se desenvolvem e funcionam, silenciando genes específicos, impedindo a sua expressão. E a descoberta de Victor Ambros e Gary Ruvkun pode mesmo vir a ser a chave para “um potencial tratamento” para doenças cutâneas ou para cosméticos específicos, sobretudo antienvelhecimento.

“Ao contrário dos mRNA, [o RNA mensageiro, que esteve na origem do Nobel da Medicina do ano passado], que são mensageiros para a produção de determinadas proteínas, os microRNA não têm como finalidade codificar proteínas para que estas sejam produzidas nas células, mas sim ligar-se a mRNA, impedindo que isso aconteça. É, em parte, por existirem mecanismos como este que as células da pele são diferentes das células intestinais ou da bexiga, apesar de todas as células do organismo terem o mesmo ADN”, começa por nos explicar Marta Ferreira, farmacêutica e doutorada em Cosmetologia e Tecnologia Farmacêutica.

Embora a investigação seja ainda “muito preliminar”, a especialista explica que “o uso de microRNAs tem vindo a ser apontado como um potencial tratamento para doenças, como a psoríase e dermatite atópica, e para normalização da cicatrização da pele”. Em 2020, um estudo publicado na revista científica Anais Brasileiros de Dermatologia sugere que os microRNA podem ainda “ser usados como um marcador para o prognóstico da psoríase ou como um agente terapêutico no tratamento da psoríase”. Uma outra investigação aponta os microRNA como aliados em cancros cutâneos e dermatite atópica.

Para já, e apesar de vários estudos apontarem nesse sentido, não há ainda fármacos com miRNA no mercado destinado a doenças cutâneas, mas existem cosméticos com microRNA “no interior de vesículas chamadas exossomas”, que desempenham um papel importante na comunicação celular e no transporte de proteínas, lipídios e material genético, como RNA, entre as células. 

Os cosméticos com esta descoberta merecedora de um Nobel destinam-se a finalidades bastante concretas, como melhorar a elasticidade da pele e desacelerar os sinais de envelhecimento cutâneo e/ou as manchas. Já em 2013, os investigadores Jack Chen e David Wu sugeriram que “o uso de miRNAs que atingem e silenciam a expressão da [enzima] tirosinase pode apresentar uma abordagem cosmética nova e promissora” para o clareamento da pele.

No entanto, a eficácia dos microRNA nos cosméticos é ainda “pouco clara”, como alerta Marta Ferreira. Em causa, continua, está o facto de as sequências de RNA serem de “difícil penetração através da epiderme” e de “nem sempre” os microRNA’s serem “selecionados para atuar em alvos celulares específicos”. Estes dois aspetos fazem com que a eficácia destes microRNA no produto final seja pouco clara. “Por outro lado, existem ingredientes cosméticos que são capazes de estimular a produção de miRNA’s de interesse. São exemplos disso o retinol, ou combinação de apigenina e floretina”, esclarece a farmacêutica, também autora da página A Pele Que Habito.

Mesmo que este problema de penetração permaneça - a não ser que se opte pelo microagulhamento, mas, nestes casos, avisa Marta Ferreira, “estes produtos poderão exceder o âmbito dos cosméticos” -, os microRNA são de tal forma cativantes para a indústria que “é possível que as marcas de cosméticos venham a desenvolver microRNA’s com sequências direcionadas para determinados alvos celulares, como por exemplo para reduzir a produção de enzimas que degradam o colagénio, elastina ou ácido hialurónico na pele”. 

Mas a indústria da cosmética não fica apenas a beneficiar do microRNA e da sua ação. Além dos microRNA’s e “das moléculas que promovem a sua produção”, Marta Ferreira explica ainda que “existem também ingredientes que tornam determinadas porções do ADN associadas à produção de proteínas importantes para o funcionamento normal das células da pele, como a dihidromiricetina”,um flavonóide natural com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. E, por isso, adianta-se a dizer, que “é possível que surjam nos próximos anos mais moléculas com estes efeitos para o uso em cosméticos e que poderão ser associadas a outros ingredientes cosméticos de eficácia conhecida”.

Dia Mundial da Trombose: Médico explica tudo sobre "doença centenária" que nem todos conhecem

© Shutterstock   Por Notícias ao Minuto  13/10/24 

Já ouviu falar de púrpura trombocitopénica trombótica adquirida? José Pedro Carda, um hematologista no Hospital da Luz, explica tudo o que deve saber.

Todos anos, a 13 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Trombose. José Pedro Carda, um hematologista no Hospital da Luz, explica, que a data foi "criada com o objetivo de chamar a atenção para os riscos e formas de prevenção desta doença".   

Caso não saiba, "trombose descreve a formação de coágulos no interior de veias ou artérias, que impedem a circulação total ou parcial do sangue, com complicações a depender principalmente do órgão afetado".

Segundo o médico, "uma das causas mais raras de trombose - a púrpura trombocitopénica trombótica adquirida (PTTa) - foi descrita há 100 anos por Eli Moschcowitz". 

"Foram necessárias décadas de investigação até que se percebessem as bases fisiopatológicas de uma doença outrora fatal, mas atualmente com abordagens que melhoraram radicalmente o prognóstico", acrescenta. Trata-se de "uma doença muito rara, mas potencialmente fatal, que afeta a coagulação do sangue". 

© José Carda

Caracteriza-se pela "presença de pequenos coágulos em vasos sanguíneos, levando à diminuição das plaquetas, anemia grave e sintomas múltiplos como fadiga, palidez, pequenas manchas roxas na pele, dor abdominal e alterações neurológicas, como confusão ou dor de cabeça". São estes últimos sintomas que habitualmente levam o doente ao serviço de urgência, "com sintomas sugestivos, mas simuladores, de acidente vascular cerebral".

Isto significa que "o reconhecimento precoce desses sintomas é crucial" porque "o diagnóstico e o tratamento rápidos são determinantes na recuperação do doente". 

Geralmente, "a pesquisa médica vai incluir exames de sangue, que são essenciais para confirmar a suspeita de PTTa, e caso se confirme, o encaminhamento para um especialista e o início imediato do tratamento são fundamentais".

De acordo com o especialista, "o tempo é um fator crítico: atrasos no diagnóstico podem levar a complicações graves, incluindo danos aos órgãos e, em casos extremos, à morte, pelas complicações dos fenómenos trombóticos a nível renal, cardíaco ou cerebral". 

Infelizmente, "os doentes que vivenciam um episódio de PTTa podem enfrentar um impacto significativo na sua vida a longo prazo", explica. "Embora muitos apresentem recuperação completa, alguns doentes podem apresentar sequelas, como problemas neurológicos ou fadiga crónica".

Para além disso, "a experiência de lidar com uma doença grave, potencialmente fatal, pode gerar ansiedade e perturbações emocionais, afetando a qualidade de vida". Tendo isto em conta, "o apoio psicológico e a reabilitação são aspectos importantes na recuperação, ajudando os doentes a reintegrarem as suas rotinas diárias". 

Durante "os últimos anos, houve inovações significativas no diagnóstico e tratamento da PTTa", afirma a médica. Por exemplo, "intervenções precoces estão atualmente dependentes de métodos mais rápidos e precisos na identificação da doença, técnicas essas disponíveis em várias instituições nacionais".

Explica ainda que "o diagnóstico precoce permite o tratamento precoce" e "nesse campo as abordagens terapêuticas evoluíram, proporcionando opções que minimizam os riscos e melhoram significativamente os resultados para os doentes". 


Leia Também: Cinco sinais nas mãos que podem indicar problemas de saúde graves 

FERNANDO DIAS DA COSTA DO PRS EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA.

CFM, Rádio Notícias    13.10.2024

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu hoje ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que retire imediatamente a Força de Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) "para um local seguro".

© Lusa    Por Lusa    13/10/24 

 Netanyahu pede à ONU que retire força de paz no Líbano para local seguro

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, pediu hoje ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que retire imediatamente a Força de Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) "para um local seguro".

"Senhor secretário-geral retire as forças da FINUL para um local seguro. É preciso fazê-lo já, imediatamente", declarou Netanyahu durante um discurso, interpelando diretamente Guterres, em inglês.

Pelo menos cinco capacetes azuis ficaram feridos nos últimos dias durante os combates entre as forças israelitas e o grupo xiita libanês Hezbollah, no sul do Líbano.

Na sua mensagem a António Guterres [que não tem jurisdição sobre a FINUL, uma vez que a missão depende do Conselho de Segurança das Nações Unidas], Netanyahu garantiu que Israel solicitou em diversas ocasiões a retirada dos capacetes azuis.

"É tempo de retirar a FINUL dos bastiões e das zonas de combate do Hezbollah", disse Netanyahu.

O primeiro-ministro israelita lamentou que o exército israelita já tenha feito este pedido, apenas para ser "constantemente rejeitado", uma recusa "destinada a fornecer escudos humanos aos terroristas do Hezbollah".

"A sua recusa em retirar as forças da FINUL torna os seus membros reféns do Hezbollah e também põe em perigo a vida dos nossos soldados", sublinhou Netanyahu.

O primeiro-ministro israelita disse que Israel faz "o possível" para evitar danos nas forças de manutenção da paz, mas considerou que a melhor forma de evitar tais incidentes é retirá-las do território, o que exigiria uma decisão do Conselho de Segurança.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, pediu no sábado ao seu homólogo israelita, Yoav Gallant, que garanta a segurança dos capacetes azuis e das forças armadas libanesas, após os ataques contra posições de manutenção da paz no sul do país e a morte de dois soldados libaneses.

Gallant enfatizou que os militares israelitas continuarão a tomar medidas para "prevenir danos" às tropas da FINUL, mas alertou que "o Hezbollah opera e dispara nas proximidades das posições da FINUL, usando missões de manutenção da paz como cobertura para as suas atividades".

Há três semanas que Israel realiza uma intensa campanha de bombardeamentos contra o sul e o leste do Líbano, assim como contra Beirute, além de realizar uma ofensiva terrestre no país vizinho.


Veja Também: Netanyahu "tem razão em pedir retirada da UNIFIL". "Não há paz nenhuma para manter" 


Leia Também: O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Israel Katz, voltou a reiterar este domingo que o país considera o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, como 'persona non grata' por não condenar o ataque com mísseis do Irão, o que Katz descreveu como um comportamento "antissemita" e "anti-israelita", avança a agência Reuters.

Chegada do Navio Centenário Amilcar Cabral a Bubaque. Receção calorosa reservada a comitiva chefiada pelo Ministro da Economia, Plano e Integração Regional Soares Sambu e integrada pelo Representante-Delegado da União Europeia na Guiné-Bissau e pelo Embaixador de Portugal, entidade doadora do navio.


 Radio Voz Do Povo 

Eduardo Jorge da Costa Sanca, membro do Conselho Nacional de Jurisdição e Fiscalização do PAIGC em conferência de imprensa

 CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo 

DECLARAÇÃO DO SECRETÁRIO NACIONAL DO MADEM G15 DEPUTADO DA NAÇÃO JOSÉ CARLOS M. MONTEIRO.


TV MADEM G-15 GABÙ

O DSP foi impedido de viajar para Suiça! Qual é novidade? Não tem novidade nenhuma, por quê? Porque o Ex- Presidente da República Dr. José Mário Vaz foi impedido condição econômica para representar o país na Assembleia Geral das Nações Unidas...

Por  O Democrata Osvaldo Osvaldo

O dia quente começou e o vento fraco a se mover entre as folhas políticas fracas…. 

O DSP foi impedido de viajar para Suiça! Qual é novidade? Não tem novidade nenhuma, por quê? Porque o Ex- Presidente da República Dr. José Mário Vaz foi impedido condição econômica para representar o país na Assembleia Geral das Nações Unidas, em consequência disso, DSP e Aristides mandaram Suzi Carla Barbosa, então Ministra de  Negócios Estrangeiros para representar o país em nome do Presidente da República! Quem foi fazer queixa na sede da Organização das Nações Unidas sobre o autoritarismo do Aristides e DSP contra Ex- Presidente da República? A questão é, será que tudo era na base do respeito Constitucional escrupuloso?! É claro que não. 

A ANP foi assaltado hoje!! Depois do resultado eleitoral das últimas eleições presidenciais, o Cipriano Cassamá autoproclamou-se Presidente da República da Guiné-Bissau com base no rito democrático? É claro que não. DSP, falar sobre a CNE nos primeiros três meses era um risco enorme, porque ANP ia cair dentro duas semanas, mas, roubar os 6 bilhões dentro três meses a ANP não ia cair?! É claro que foi simplesmente uma narrativa criativa e enviajada para fanáticos.

 Portanto, DSP falou por livre vontade gratuitamente para o vento! Usou uma técnica emocionante na comunicação para enganar quem não é atento. Ele está ficando velho e triste apesar de ter acumulado o produto de furtos da Guiné-Bissau em Portugal! Ele andava de pressa em direção ao topo sem estratégia política. E então, vindo da direção da rodovia difícil, ele começou a fazer barulho em nome do diálogo nacional e da Paz social. 

A água está quente em Bissau- Bissau, DSP em busca da solidariedade deslizou uma narrativa cintilante para comover quem não tem convicção política, por isso, argumentou nas areias amarelas sob a luz do sol antes de chegar à piscina na guerra política. Saiba que, de um lado do rio, as encostas douradas do sopé curvam-se até as fortes e rochosas montanhas políticas difíceis, mas, no lado do vale a água é ladeada por árvores - salgueiros frescos e verdes a cada briga política, DSP gritava que o povo devia levantar para juntar com ele, carregando nas junções inferiores das folhas de interesses Paigcistas, este homem ficou estupefacto com os detritos das inundações do inverno político sinistro; e sicômoros argumentativos com membros e galhos reclinados, manchados e brancos fanáticos na Diáspora que se curvam sobre a piscina Paigcista. Hipócrita, na margem arenosa da sua narrativa, sob a árvore vermelha e verde da floresta política, as folhas são profundas e tão nítidas que um corrupto nato ficou com medo, pois, dá um grande salto pedir ajuda do povo para lhe salvar!! Os coelhos políticos saem do mato para se sentarem na areia à noite, e as planícies úmidas ficam cobertas com rastros noturnos de guaxinins e com almofadas espalhadas de lado a lado, ninguém sabe o que vai lhe acontecer. 

Eu sei que alguns fanáticos estão habituados a dizer que é o passado, mas, é bom saber se podemos considerar todo o comportamento do atual Presidente como um passado?  Olha quem fala sobre moralismo e legalismo!!

Concluindo: São pegadas dos cervos que vêm beber no escuro político. DSP viu à noite numa selva perto água. Há um caminho entre os salgueiros políticos e sicômoros fantásticos.

Saturday 12 October

20-42

Inglaterra- London. 

Juvenal Cabi Na Una.

Primeira deslocação do navio centenário de Amilcar Cabral a zonas insulares Bubaque.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Radio Voz Do Povo 

Domingos Simões Pereira fala à imprensa.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Rádio Capital Fm  12.10.2024