Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com
terça-feira, 30 de novembro de 2021
PAIGC - CHEGARAM AS SANÇÕES
Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com
Botche Candé: “NUNCA FUI MILITANTE DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL”
O ministro de Estado e do Interior, Botché Candé, afirmou hoje, 30 de novembro de 2021, que nunca foi militante do Partido da Renovação Social (PRS) e disse ter dirigido já uma carta aos renovadores a pedir a sua desvinculação do partido, com o qual tinha um acordo para apoiar nas legislativas 2019.
Botché Candé falava na cerimónia simbólica do início da obra de construção do Posto de Primeiro Socorro dos Bombeiros e da entrega das chaves de seis carros cisternas à Proteção Civil. O ato decorreu nas instalações do Serviço Nacional da Proteção Civil e foi testemunhado pelo Secretário de Estado do Tesouro, Ilídio Vieira Té.
Em reação à sua militância no PRS, Botche Candé disse que apenas ajudou o PRS na campanha das legislativas de 2019 e elegeu como deputado nas listas deste partido, mas nunca foi militante dos renovadores.
“Se o PRS tivesse interesse em mim ou preocupasse com a minha carta, teria reagido a tempo”, indicou Candé.
Botche Candé deixou em aberto a questão sobre a possível criação de um partido político, apenas adianta que “mais tarde todos saberão a verdade”.
O ministro do Estado e do Interior reagiu à preocupação do deputado da nação José Carlos Macedo relativamente ao número de carros que o escolta e disse que o segredo do Estado não pode ser revelado na rua, assinalando que se não fosse ministro não teria nenhum carro a escoltá-lo.
“Que todos saibam que o ministério do interior tem responsabilidades nas fronteiras e se formos solicitados, iremos preparados porque não se sabe com quem vamos lidar”, disse.
Botche Candé não foi específico se as pessoas que residem atualmente no perímetro dos Bombeiros serão ou não deslocadas, contudo, assegurou que “nenhum pai expulsa um filho da casa”, tendo confirmado a intenção do governo em construir um prédio no local, que servirá de residência para os Bombeiros.
Relativamente à segurança, sobretudo com o aproximar da quadra festiva do Natal e do Ano Novo, o governante anunciou que estão a ser organizados planos de atuação de forma a garantir segurança à população.
Por seu lado, o comandante do Serviço Nacional da Proteção Civil, Malam Djaura, agradeceu o engajamento do governo em criar condições de trabalho aos Bombeiros, como também o treinamento dos seus agentes.
“A Proteção Civil está à altura de atender as emergências solicitadas na base da sua missão”, afirmou. Contudo disse que continua a precisar de mais meios para consolidar a sua missão com eficiência e eficácia.
Por: Epifânia Mendonça
Foto: E.M
O Presidente da República recebeu a Direcçao da liga Guineense dos Clubes de Futebol.
O Presidente da República recebeu hoje, em audiência o Movimento Nacional dos Professores Conscientes (MONAPROC).
O Presidente da República, recebeu em audiência de cortesia a Missão do Banco Africano de Desenvolvimento.
MADEM-G15 em constante dinâmica! - Secretariado da comissão política do SAB, reuniu-se hoje na sede nacional do MADEM-G15, sob orientação do seu secretário, Deputado Seco Baio e com a presença do secretário nacional em exercício, Sr. Herry Mané.
Anvisa aprova tratamento de HIV de apenas um comprimido
Por g1.globo.com / UpdateChart
Medicamento é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (29) um novo tratamento para o HIV que reúne duas substâncias em único comprimido.
"A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes", afirmou a agência, em nota.
O novo medicamento é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico. Ele poderá ser prescrito para o tratamento completo da infecção pelo vírus em adultos e adolescentes acima de 12 anos com pelo menos 40 kg.
O Brasil distribui gratuitamente todos os antirretrovirais desde de 1996 e, desde 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento para todas as pessoas vivendo com HIV, independentemente da carga viral. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, existem 19 medicamentos disponíveis em 34 apresentações farmacêuticas.
Uganda e China negam aquisição de aeroporto internacional
camundanews.com Por Teresa Cabari em 29/11/2021
O governo da Uganda negou os relatos de que o aeroporto internacional de Entebbe, localizado na capital poderia ser doado à China em cumprimento de uma suposta divida que o país tem com a China.
✨ UMARO CANDÉ DISTINGUIDO COMO "ATLETA JOVEM DO ANO" EM PORTUGAL
O jovem extremo guineense de apenas 16 anos que milita no Futebol Clube do Porto, foi distinguido como o ATLETA JOVEM DO ANO esta segunda-feira.
O jovem chegou ao clube em 2017/2018 oriundo do Benfica, depois de ter despontado na academia Fidjus di Bideras, da Guiné-Bissau.
Depois de brilhar nos Sub-15 e nos Sub-17 portistas, #Umaro_Candé foi integrado no plantel de Sub-19 e em junho deste ano assinou o primeiro contrato profissional, prolongando o vínculo que o liga ao clube até 2024.
PARABÉNS PELA CONQUISTA KOMBATENTI ✊🏿🇬🇼
Fonte: Portal Guigui
OGE 2022✔ - O Primeiro-Ministro do II° Governo da X legislatura, Eng° Nuno Gomes Nabiam, entregou hoje na ANP o projecto de Orçamento Geral de Estado para o exercício económico 2022.
Segue-se agora, o seu agendamento pela Assembleia Nacional Popular, para apresentação e discussão na plenária.
GOVERNAR PARA TODOS
#ChefiadogovernoGB2021
#GCPM
3️⃣0️⃣ 1️⃣1️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣1️⃣✔
Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau
Veja Também:
NUNO GOMES NABIAN ENTREGA À ANP A PROPOSTA DO ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO ANO 2022.
ALTERAÇÕES AO DECRETO N°1/2008
Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria
Publicacado, esta semana, no SUPLEMENTO do BOLETIM OFICIAL, O DECRETO N° 41/2021 do Governo que altera DECRETO N° 1/2008 que criou o Instituto da Defesa Nacional da Guiné-Bissau (IDN).
As alterações à estrutura orgânica do IDN ora publicadas conferem maior flexidade e autonomia ao Presidente do IDN na organização dos serviços internos do instituto. Clarificou e reforçou ainda as competencias da Direcção de Serviço de Estudo, Planeamento e Investigação( DSEPI), bem como racionalizou e ajustou alguns serviços e repartições aos desafios atuais e futuros do IDN, reduzindo o fardo excessiva da sua estrutura anterior.
Recorde-se que, no início deste ano, por Desacho, a Sua Excelência Senhor Ministro da Defesa e Combatentes da Liberdade da Patria, Tenente General Sandji Fati criou a Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Instituto da Defesa Nacional. Com feito, os trabalhos Comissão foram presididos pelo Brigadeiro-General Marcolino Alves, na altura Inspector-Geral do Ministério da Defesa e Combatentes da Liberdade da Patria e coadjuvados pelos seguintes Técnicos do Ministério:
1. Dr. Maquilo Jamanca, então Assessor do Ministro para Área de Defesa Nacional;
2. Dr. Demba Baldé (IDN);
3. Dr. Augusto Namsambé (IDN);
4. Coronel Cesário Rocha (CTM, Embaixada de Portugal).
PGR sem recursos para combater a corrupção na região Sul de Angola
Busto de Agostinho Neto, Lubango, Huíla, Angola
Huila tem mais de 200 processos-crimes parados por falta de pessoal
LUBANGO - A Procuradoria-Geral da República (PGR) na região judiciária sul de Angola admite estar a enfrentar algumas dificuldades no combate contra a corrupção por falta de meios em alguns órgãos da administração da justiça.
A região judiciária compreende as províncias do Cunene, Huíla, Namibe e Cuando Cubango.
Na Huíla por exemplo, são mais de 200 o número de processos-crimes de natureza económica sob investigação a envolver na sua maioria antigos gestores públicos.
O procurador-geral adjunto da república para a região judiciária sul, Hernâni Beira, admite que a falta de condições junto do Serviço de investigação criminal, associada à escassez de recursos humanos, limita a celeridade dos processos.
“Ainda temos pouca qualidade em termos de infra-estruturas onde a Procuradoria-Geral da República tem exercido a sua actividade como é o caso aqui do SIC aqui na sede da província que não tem condições quase nenhuma para funcionar. Também temos um défice em termos de recursos humanos, funcionários e técnicos de justiça”, afirma Beira.
A procuradora da república e chefe da sala criminal do Tribunal da Comarca do Lubango, Djamila de Abreu, não tem dúvidas que o combate aos crimes económicos requer investimentos.
“A criminalidade reclama novos desafios. Portanto, deverá investir-se na eficiência e na justiça dos recursos humanos e técnico-profissionais no processo penal para haver maior celeridade na instrução dos processos do género”, diz Abreu.
Para o jurista Bernardo Peso, a falta de condições em muitos órgãos da administração da justiça e na área de instrução processual é de facto um desafio enorme a ultrapassar.
“Não é o procurador que faz a investigação. Ele abre o processo, tudo o resto é por intermédio dos instrutores dos investigadores. Não havendo capacidade humana, isso faz com que os processos levem muito tempo. Isso passa uma imagem ao cidadão de fora de que há impunidade, não há interesse. O problema é que são processos complexos”, aponta aquele jurista.
Sem revelar números, a região judiciária sul da PGR fez saber que os mais de 200 processos em fase de instrução fazem da Huíla a província com mais casos no somatório das quatro províncias.