A Câmara Municipal de Bissau vai começar a numerar as casas e colocar nomes nas ruas da capital da Guiné-Bissau, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Baltazar Cardoso.
"Para a próxima semana vamos começar a colocar a numeração e nomes das ruas. Antigamente todas as casas tinham os seus números, todas as ruas tinham os seus nomes", afirmou o presidente da Câmara de Bissau.
Em Bissau, as casas não têm número e a maior parte das ruas dos bairros não têm um nome, o que impede a atribuição de moradas às pessoas.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara disse também que proibiu a lavagem de carros no centro da cidade e que vai começar a remover os carros velhos ali estacionados, bem como os quê estão para venda.
Em alguns locais do centro da cidade de Bissau, há dezenas de carros estacionados há meses em cima de passeios que se encontram para venda, dificultando não só a circulação de pessoas, como o estacionamento de outros veículos.
"Vamos começar a remover todos os carros velhos que estão parados no centro da cidade. A nossa cidade vai ser uma cidade limpa", disse.
Outra medida tomada por Baltazar Cardoso, que está à frente da Câmara Municipal há dois meses, foi ter proibido a cedência de terrenos.
"Agora todos os terrenos têm de ser urbanizados pela Câmara", referiu, explicando que antes de haver uma construção o terreno tem de ter passeio, água e luz.
Dn.pt/lusa
quinta-feira, 10 de agosto de 2017
ANP: Comunicado de Imprensa
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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«EMBAIXADA DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU EM PORTUGAL» NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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??? ... É A INCONSTITUCIONALIDADE DAS MEDIDAS DE COAÇÃO OU É A ABSOLVIÇÃO MESMO?
Como é possível absolver uma pessoa sem antes o caso passar pelo JUIZ?
Alguém conhece o juiz do caso?
Entretanto, é preciso saber os motivos da absolvição, vale dizer, se foi por insuficiência de provas, se foi provado que o fato não ocorreu, entre outras, pois isso com certeza refletirá no convencimento do juiz que decidirá... o que não é o caso em questão!
Ciro Batchicann
Alguém conhece o juiz do caso?
Entretanto, é preciso saber os motivos da absolvição, vale dizer, se foi por insuficiência de provas, se foi provado que o fato não ocorreu, entre outras, pois isso com certeza refletirá no convencimento do juiz que decidirá... o que não é o caso em questão!
Ciro Batchicann
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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UNTG/Greve - “Serviço mínimo evitou danos maiores no HNSM”,diz Director Clinico
Bissau 10 Ago 17 (ANG) - O Director Clinico do Hospital Nacional Simão afirmou hoje que os serviços mínimos evitaram maiores danos naquela instituição durante os três dias de greve decretada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guine (UNTG).
Em declarações à imprensa, Alberto Indeque não especificou o número de óbitos ocorridos neste período, mas confirmou que houve falecimentos ligados à greve.
Disse que a sua instituição fez trabalho de base conversando com os técnicos do sector mostrando-lhes que era necessário observar os serviços mínimos, ou seja atender os doentes em estado crítico.
“Os técnicos colaboraram neste sentido, o que evitou maiores transtornos. Qualquer paralisação tem os seus custos, por exemplo os atendimentos aos pacientes podem demorar mais do que nos dias normais, porque esperam muitas horas para serem atendidas”, disse.
Alberto Indeque frisou que cada vez que se está perante situações de greve os próprios responsáveis que também são técnicos de saúde entram em acção dando apoios aos doentes para colmatar os seus sofrimentos.
O Director Clinico classificou al paralisação de a “mais especial” de todas as outras decretadas no pais, visto que o sindicato de base do HNSM aceitou colaborar com a Direccao e autorizou a presença de técnicos nos respectivos serviço, uma vez que está-se no período de chuvas, ocasião em que as doenças aumentam.
Alberto indeque apelou ao Governo para fazer o que estiver ao seu alcance para terminar com a greve para benefício de todos, frisando que ele, enquanto médico, não deve deixar um doente a sofrer, mas que não é o que acontece com todos os que prestam assistência no hospital.
A ANG constatou entretanto que a greve decretada pela maior central sindical da Guiné-Bissau não afectou à todas as instituições públicas do país.Por exemplo, o Ministério da justiça aderiu a paralisação, mas os Ministérios das Finanças, das Pescas e Comercio funcionaram normalmente.
A paralisação que termina hoje, iniciado no dia 08 do corrente, pode ser prolongada, caso o governo não chegar ao entendimento com a UNTG.
O porta-voz da comissão negocial da UNTG, Júlio Mendonça declarou hoje que vai ser entregue amanhã,sexta-feira um novo pré-aviso de greve para a observância de mais um periodo de greve na Função pública.
A UNTG reivindica o reajuste salarial dos servidores do estado, acordado com o governo em Dezembro do ano passado e que deveria começar a vigorar em Julho deste ano.
Entretanto o governo recomendou quarta-feira em Conselho de ministros aos ministros da Função Pública e das Finanças o controlo das faltas dos grevistas para efeitos de seu desconto nos vencimentos.
ANG/MSC/SG
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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Governo manda fabricar 800 mil carteiras escolares com madeira apreendida
O Governo moçambicano vai mandar fabricar mais de 800 mil carteiras escolares a partir de madeira confiscada por estar em situação ilegal, indicou hoje o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).
Falando durante o Conselho Coordenador do MINEDH, a titular da pasta da Educação, Conceita Sortane, disse que, no total, serão produzidas 824.361 carteiras escolares entre este e o próximo ano.
Conceita Sortane adiantou que as carteiras serão distribuídas pelas escolas do ensino primário do país nos próximos dois anos.
Em março, o Ministério da Terra e Desenvolvimento Rural de Moçambique lançou a campanha "Operação Tronco", visando a confiscação de madeira ilegal, como forma de estancar a delapidação de recursos florestas no país.
Com a campanha, as autoridades moçambicanas esperavam apreender 700 mil metros cúbicos de madeira ilegal, avaliada em 20 mil milhões de meticais (279 milhões de euros).
Na altura, o ministro da Terra e Desenvolvimento Rural moçambicano afirmou que o país perde por ano, no mínimo, 150 milhões de dólares (140,7 milhões de euros) em contrabando da madeira, classificando a situação como "um roubo à luz do dia".
POR LUSA
Falando durante o Conselho Coordenador do MINEDH, a titular da pasta da Educação, Conceita Sortane, disse que, no total, serão produzidas 824.361 carteiras escolares entre este e o próximo ano.
Conceita Sortane adiantou que as carteiras serão distribuídas pelas escolas do ensino primário do país nos próximos dois anos.
Em março, o Ministério da Terra e Desenvolvimento Rural de Moçambique lançou a campanha "Operação Tronco", visando a confiscação de madeira ilegal, como forma de estancar a delapidação de recursos florestas no país.
Com a campanha, as autoridades moçambicanas esperavam apreender 700 mil metros cúbicos de madeira ilegal, avaliada em 20 mil milhões de meticais (279 milhões de euros).
Na altura, o ministro da Terra e Desenvolvimento Rural moçambicano afirmou que o país perde por ano, no mínimo, 150 milhões de dólares (140,7 milhões de euros) em contrabando da madeira, classificando a situação como "um roubo à luz do dia".
POR LUSA
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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Quatro boas razões e um péssimo motivo para terminar uma relação
Terapeuta matrimonial revela as quatro razões que totalmente justificam pôr um ponto final da relação e uma péssima razão para o fazer.
As separações custam muito, não só porque nos trazem tristeza, mágoa e melancolia, como porque decidir seguir caminhos diferentes exige muita energia mental e emocional, o que certamente nos deixa esgotados.
No entanto, em muitos casos a decisão poderia ser muito mais simples e sem tantos dilemas e stress mentais. Linda Carroll, terapeuta matrimonial, relevou ao Business Insider as quatro razões que nos devem fazer deixar acabar com a relação imediatamente e virar costas sem olhar para trás:
1. Se o seu parceiro é abusivo. Seja físico, psicológico, emocional ou financeiro, o abuso não deve ser permitido em qualquer circunstância, muito menos numa relação amorosa.
2. Se o seu parceiro tem um distúrbio de personalidade que se manifesta em mentiras e ciúmes e acontece constantemente e não apenas numa má fase. Se o seu parceiro quiser mesmo trabalhar a sua personalidade de forma a ultrapassar estes problemas, muito bem, poderá ser possível continuar com a relação, mas se não é o caso, o melhor é afastar-se.
3. Se já fez tudo o que podia e a relação simplesmente não funciona. Pode não ser culpa de ninguém, simplesmente não combinam e as coisas entre vocês não funcionam como esperavam. O melhor é cada um seguir o seu caminho.
4. Simplesmente sabe que têm de ir cada um para seu lado. Se no seu íntimo já não consegue tolerar a pessoa com quem está, tudo o que ela faz o irrita e só se imagina com uma vida diferente, o melhor é não ignorar o seu instinto e terminar a relação.
Linda Carroll também partilhou uma péssima razão para terminar uma relação: achar que o seu parceiro é uma pessoa comum e que por não se sentir super apaixonado e ele não fazer coisas de contos de fada por si a relação não está a funcionar.
Se está à procura de relações como nos filmes e de se sentir super apaixonado todos os dias, esqueça, é praticamente impossível que isso aconteça.
NAOM
As separações custam muito, não só porque nos trazem tristeza, mágoa e melancolia, como porque decidir seguir caminhos diferentes exige muita energia mental e emocional, o que certamente nos deixa esgotados.
No entanto, em muitos casos a decisão poderia ser muito mais simples e sem tantos dilemas e stress mentais. Linda Carroll, terapeuta matrimonial, relevou ao Business Insider as quatro razões que nos devem fazer deixar acabar com a relação imediatamente e virar costas sem olhar para trás:
1. Se o seu parceiro é abusivo. Seja físico, psicológico, emocional ou financeiro, o abuso não deve ser permitido em qualquer circunstância, muito menos numa relação amorosa.
2. Se o seu parceiro tem um distúrbio de personalidade que se manifesta em mentiras e ciúmes e acontece constantemente e não apenas numa má fase. Se o seu parceiro quiser mesmo trabalhar a sua personalidade de forma a ultrapassar estes problemas, muito bem, poderá ser possível continuar com a relação, mas se não é o caso, o melhor é afastar-se.
3. Se já fez tudo o que podia e a relação simplesmente não funciona. Pode não ser culpa de ninguém, simplesmente não combinam e as coisas entre vocês não funcionam como esperavam. O melhor é cada um seguir o seu caminho.
4. Simplesmente sabe que têm de ir cada um para seu lado. Se no seu íntimo já não consegue tolerar a pessoa com quem está, tudo o que ela faz o irrita e só se imagina com uma vida diferente, o melhor é não ignorar o seu instinto e terminar a relação.
Linda Carroll também partilhou uma péssima razão para terminar uma relação: achar que o seu parceiro é uma pessoa comum e que por não se sentir super apaixonado e ele não fazer coisas de contos de fada por si a relação não está a funcionar.
Se está à procura de relações como nos filmes e de se sentir super apaixonado todos os dias, esqueça, é praticamente impossível que isso aconteça.
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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Menos filhos e menos carros. Estudo diz como cuidar do ambiente
Estudo revela tudo que as pessoas podem fazer diariamente para cuidar da saúde do ambiente. Mas não só.
A saúde do planeta que nos dá casa não depende apenas das medidas dos governos, das grandes indústrias e das entidades mundiais que tentam a todo o custo manter as nações de mãos dadas.
Embora a ação destas entidades tenha um peso tremendo, cada um de nós, todos os dias, é capaz de contribuir para esta mudança, diz um recente estudo levado a cabo pela Universidade Lund (Suécia) e pela Universidade British Columbia (Estados Unidos).
De acordo com a investigação, publicada na revista Environmental Research Letters, são vários os hábitos diários que podem fazer toda a diferença na hora de travar a mudança climática e todas as consequências a ela associadas.
Para chegarem a esta ideia, os investigadores analisaram 148 cenários diferentes e classificaram um a um no que diz respeito à escala de impacto na saúde do planeta. E foram três os hábitos diários que mais se destacaram entre todos os que reduzem a pegada ambiental.
O mais impactante de todos diz, como seria de esperar, respeito ao carro. Na prática, destaca o estudo, trocar o carro pela bicicleta pode ser um hábito que reduz 2,4 toneladas de CO2 e que dá ainda uns valentes anos de vida às pessoas, uma vez que pedalar diariamente está associado a um menor risco de morte na ordem dos 40%. Para os investigadores as viagens de avião são também de evitar, a não ser que se opte por companhias que recorrem a combustíveis mais amigos do ambiente.
A terceira medida mais importante para saúde do planeta diz respeito à alimentação, mais concretamente à importância de seguir um regime vegetariano, uma ideia que tem vindo a ser defendida por outros estudos e que aponta, novamente, o dedo ao impacto ambiental que a indústria pecuária causa.
Conduto, nenhuma destas três medidas é mais significante para travar as mudanças climáticas. De uma forma mais ou menos controversa, os investigadores suecos e norte-americanos defendem que ter menos filhos pode levar a uma redução de 58,6 toneladas de CO2 por ano, assumindo-se esta 'medida' como a mais contributiva para o bem-estar e sustentabilidade ambiental.
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA
NAOM
A saúde do planeta que nos dá casa não depende apenas das medidas dos governos, das grandes indústrias e das entidades mundiais que tentam a todo o custo manter as nações de mãos dadas.
Embora a ação destas entidades tenha um peso tremendo, cada um de nós, todos os dias, é capaz de contribuir para esta mudança, diz um recente estudo levado a cabo pela Universidade Lund (Suécia) e pela Universidade British Columbia (Estados Unidos).
De acordo com a investigação, publicada na revista Environmental Research Letters, são vários os hábitos diários que podem fazer toda a diferença na hora de travar a mudança climática e todas as consequências a ela associadas.
Para chegarem a esta ideia, os investigadores analisaram 148 cenários diferentes e classificaram um a um no que diz respeito à escala de impacto na saúde do planeta. E foram três os hábitos diários que mais se destacaram entre todos os que reduzem a pegada ambiental.
O mais impactante de todos diz, como seria de esperar, respeito ao carro. Na prática, destaca o estudo, trocar o carro pela bicicleta pode ser um hábito que reduz 2,4 toneladas de CO2 e que dá ainda uns valentes anos de vida às pessoas, uma vez que pedalar diariamente está associado a um menor risco de morte na ordem dos 40%. Para os investigadores as viagens de avião são também de evitar, a não ser que se opte por companhias que recorrem a combustíveis mais amigos do ambiente.
A terceira medida mais importante para saúde do planeta diz respeito à alimentação, mais concretamente à importância de seguir um regime vegetariano, uma ideia que tem vindo a ser defendida por outros estudos e que aponta, novamente, o dedo ao impacto ambiental que a indústria pecuária causa.
Conduto, nenhuma destas três medidas é mais significante para travar as mudanças climáticas. De uma forma mais ou menos controversa, os investigadores suecos e norte-americanos defendem que ter menos filhos pode levar a uma redução de 58,6 toneladas de CO2 por ano, assumindo-se esta 'medida' como a mais contributiva para o bem-estar e sustentabilidade ambiental.
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA
NAOM
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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Cancro do pulmão não afeta só os fumadores. Há outras causas possíveis
Sim, o tabagismo é a principal causa do cancro do pulmão, mas esta doença também afeta não fumadores. Há sete possíveis causas para isso acontecer.
Apesar de o tabagismo ser o principal responsável pela maior parte dos casos de cancro do pulmão, cerca de 20% dos tumores nos pulmões desenvolvem-se em não fumadores.
Mas o cancro dos pulmões que afeta os fumadores ou antigos fumadores é um pouco distinto do que afeta as pessoas que nunca fumaram. De acordo com o que o Dr. Vicent Lam, especialista em cancro dos pulmões do Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, explicou à revista Health, as pessoas com cancro nos pulmões que nunca fumaram tendem a ser mais novas do que os fumadores (ou antigos fumadores) que têm esta doença e os seus tumores tendem a ser mais tratáveis, o que permite que vivam mais anos.
Especialistas e investigadores ainda estão a estudar os fatores que podem provocar o aparecimento de cancro dos pulmões em não fumadores, mas já há alguns vilões apontados. São eles:
Radónio - elemento químico gasoso radioactivo (símbolo: Rn), de número atómico 86 - A Agência de Proteção Ambiental do Estados Unidos identifica o radónio como a principal causa do cancro de pulmão logo depois do tabagismo. O gás de radónio é um subproduto do urânio desfeito, pode ser encontrado no ar à nossa volta e geralmente é inofensivo. O perigo surje quando este gás radioativo que ocorre de forma natural é preso e concentrado, como pode acontecer nas minas e nos andares inferiores de algumas casas. Ainda assim, é precisa estar exposto durante muito tempo para ficar doente.
Fumo passivo. Cerca de 15% a 35% dos casos de cancro dos pulmões em não fumadores podem ser provocados pelo fumo passivo. O fumo passivo pode acontecer de duas formas: quando o não fumador inala o fumo libertado pela ponta acesa do cigarro (o mais tóxico) ou quando o não fumador inala o fumo exalado pelo fumador.
Amianto. O amianto refere-se a um grupo de minerais encontrados em muitos materiais de construção, bem como peças de automóveis e navios. Como a sua ligação ao cancro de pulmão é bem conhecida, o amianto está a ser removido de vários edifícios e é muito menos usado do que no passado.
Poluição atmosférica. A poluição originada pela exaustão de veículos, centrais elétricas, fogões a lenha e outras fontes contém pequenas partículas que também podem contribuir para o cancro do pulmão.
Radiação no peito. Quem fez tratamentos de radiação no peito (geralmente para outro tipo de cancro) também tem um maior risco de ter cancro dos pulmões, mesmo que nunca tenha fumado.
Mutações genéticas. Além das diferenças genéticas entre os próprios tumores de cancro do pulmão que afetam quem fuma ou fumou em comparação com quem nunca fumou, os investigadores também encontraram diferenças genéticas entre as próprias pessoas afetadas. Estas mutações genéticas podem ser herdadas ou adquiridas durante a vida.
Poluição em ambientes fechados. Aquecer a casa ou cozinhar com combustíveis sólidos (madeira ou carvão) ou cozinhar sobre chamas abertas, aliados à má ventilação pode levar à poluição do ar interior, o que pode contribuir para o risco de desenvolver cancro do pulmão.
POR VÂNIA MARINHO
NAOM
Apesar de o tabagismo ser o principal responsável pela maior parte dos casos de cancro do pulmão, cerca de 20% dos tumores nos pulmões desenvolvem-se em não fumadores.
Mas o cancro dos pulmões que afeta os fumadores ou antigos fumadores é um pouco distinto do que afeta as pessoas que nunca fumaram. De acordo com o que o Dr. Vicent Lam, especialista em cancro dos pulmões do Anderson Cancer Center da Universidade do Texas, explicou à revista Health, as pessoas com cancro nos pulmões que nunca fumaram tendem a ser mais novas do que os fumadores (ou antigos fumadores) que têm esta doença e os seus tumores tendem a ser mais tratáveis, o que permite que vivam mais anos.
Especialistas e investigadores ainda estão a estudar os fatores que podem provocar o aparecimento de cancro dos pulmões em não fumadores, mas já há alguns vilões apontados. São eles:
Radónio - elemento químico gasoso radioactivo (símbolo: Rn), de número atómico 86 - A Agência de Proteção Ambiental do Estados Unidos identifica o radónio como a principal causa do cancro de pulmão logo depois do tabagismo. O gás de radónio é um subproduto do urânio desfeito, pode ser encontrado no ar à nossa volta e geralmente é inofensivo. O perigo surje quando este gás radioativo que ocorre de forma natural é preso e concentrado, como pode acontecer nas minas e nos andares inferiores de algumas casas. Ainda assim, é precisa estar exposto durante muito tempo para ficar doente.
Fumo passivo. Cerca de 15% a 35% dos casos de cancro dos pulmões em não fumadores podem ser provocados pelo fumo passivo. O fumo passivo pode acontecer de duas formas: quando o não fumador inala o fumo libertado pela ponta acesa do cigarro (o mais tóxico) ou quando o não fumador inala o fumo exalado pelo fumador.
Amianto. O amianto refere-se a um grupo de minerais encontrados em muitos materiais de construção, bem como peças de automóveis e navios. Como a sua ligação ao cancro de pulmão é bem conhecida, o amianto está a ser removido de vários edifícios e é muito menos usado do que no passado.
Poluição atmosférica. A poluição originada pela exaustão de veículos, centrais elétricas, fogões a lenha e outras fontes contém pequenas partículas que também podem contribuir para o cancro do pulmão.
Radiação no peito. Quem fez tratamentos de radiação no peito (geralmente para outro tipo de cancro) também tem um maior risco de ter cancro dos pulmões, mesmo que nunca tenha fumado.
Mutações genéticas. Além das diferenças genéticas entre os próprios tumores de cancro do pulmão que afetam quem fuma ou fumou em comparação com quem nunca fumou, os investigadores também encontraram diferenças genéticas entre as próprias pessoas afetadas. Estas mutações genéticas podem ser herdadas ou adquiridas durante a vida.
Poluição em ambientes fechados. Aquecer a casa ou cozinhar com combustíveis sólidos (madeira ou carvão) ou cozinhar sobre chamas abertas, aliados à má ventilação pode levar à poluição do ar interior, o que pode contribuir para o risco de desenvolver cancro do pulmão.
POR VÂNIA MARINHO
NAOM
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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Confirmado. Icelandair vai assumir TACV Internacional
Informou o Conselho de Administração da transportadora cabo-verdiana num comunicado enviado aos funcionários.
Confirma-se o que tinha sido avançado pelo A NAÇÃO e desmentido pelo Governo de Cabo Verde. O Executivo vai, esta quinta-feira, 10 de Agosto, assinar com Loftleidir Icelandic, que pertence ao Icelandair Group, um contrato de gestão da TACV. Informou o Conselho de Administração da transportadora cabo-verdiana num comunicado enviado aos funcionários.
Publicamos na integra a carta endereçada aos trabalhadores da TACV:
“Caros Trabalhadores,
caros Colegas,
Como é do vosso conhecimento, o Governo vinha buscando um parceiro estratégico com know-how para o apoiar na fase final do processo de reestruturação dos TACV, mantendo o seu objectivo principal que é o de privatizar a companhia.
Em Maio de 2017, avançámos com a comunicação da primeira fase do processo de reestruturação, que visava a descontinuidade da operação doméstica e regional com aparelhos ATR, que passou a ser assegurada pela Binter, tendo ficado para um segundo momento a conclusão da restruturação da empresa, com a apresentação de uma solução para a operação internacional.
Como sempre foi dito, o Governo busca uma solução que não contempla apenas os TACV mas sim uma solução mais abrangente que objectiva a transformação de Cabo Verde num hub de referência no Atlântico, um posicionamento que certamente trará uma nova dinâmica ao sector, criando novas oportunidades de negócios directos e indirectos.
Neste sentido, o Governo acaba de acordar com a Loftleidir Icelandic, que pertence ao Icelandair Group, um contrato de gestão que tem por base um plano de negócio acordado entre as partes. A formalização deste contrato terá lugar amanhã, dia 10 de Agosto de 2017.
Trata-se de uma companhia aérea de renome, com sede na Islândia, com 80 anos de actuação no sector e com presença marcante na Europa, Estados Unidos da América e Canadá.
Actualmente a operar com 25 Boeing 757-200, 1 Boeing 757-300 e 4 Boeing 767-300, a IcelandAir vai implementar um novo modelo de negócios focado na eficiência das operações, na qualidade dos serviços, na ampliação das rotas e na consolidação de Cabo Verde como um hub de operações aéreas no Atlântico.
O Contrato de Gestão que será celebrado com a Loftleidir Icelandic é crucial para o sucesso da conclusão do processo de reestruturação, considerando todo o know-how deste importante e reconhecido Grupo que irá contribuir para a criação de um novo e moderno ambiente de negócios no país. O acordo prevê mudanças substanciais no modelo de negócio e de gestão da empresa.
Para além de uma série de medidas que serão implementadas visando tornar a empresa mais eficiente, tais como o aumento da actual frota para incrementar a operação internacional, a implementação de novas rotas, são certamente medidas de impacto no futuro da companhia tornando-a muito mais interessante do ponto de vista financeiro quando vier a ser privatizada.
O plano detalhado acerca dessa operação será anunciado oportunamente. Entretanto, no que diz respeito aos nossos colaboradores, reafirmamos o nosso compromisso com total transparência, responsabilidade e respeito por aqueles que dedicaram parte de suas vidas ao serviço da empresa.
Por isso, aqueles trabalhadores que forem desvinculados durante a reestruturação, terão todos os seus direitos respeitados. Para além disso, o Governo de Cabo Verde, com o suporte dos principais parceiros internacionais, também vai disponibilizar em breve um fundo de financiamento com linha de crédito especial destinada a iniciativas de empreendedorismo e treinamento para a recolocação profissional.
O CA da TACV compromete-se, por meio dos departamentos responsáveis e meios de comunicação criados para o efeito, em facultar toda e qualquer informação necessária que sirva para dirimir eventuais dúvidas dos nossos colaboradores.
Com os melhores cumprimentos,
O CONSELHO DA ADMINSITRAÇÃO “
Anacao.cv
Confirma-se o que tinha sido avançado pelo A NAÇÃO e desmentido pelo Governo de Cabo Verde. O Executivo vai, esta quinta-feira, 10 de Agosto, assinar com Loftleidir Icelandic, que pertence ao Icelandair Group, um contrato de gestão da TACV. Informou o Conselho de Administração da transportadora cabo-verdiana num comunicado enviado aos funcionários.
Publicamos na integra a carta endereçada aos trabalhadores da TACV:
“Caros Trabalhadores,
caros Colegas,
Como é do vosso conhecimento, o Governo vinha buscando um parceiro estratégico com know-how para o apoiar na fase final do processo de reestruturação dos TACV, mantendo o seu objectivo principal que é o de privatizar a companhia.
Em Maio de 2017, avançámos com a comunicação da primeira fase do processo de reestruturação, que visava a descontinuidade da operação doméstica e regional com aparelhos ATR, que passou a ser assegurada pela Binter, tendo ficado para um segundo momento a conclusão da restruturação da empresa, com a apresentação de uma solução para a operação internacional.
Como sempre foi dito, o Governo busca uma solução que não contempla apenas os TACV mas sim uma solução mais abrangente que objectiva a transformação de Cabo Verde num hub de referência no Atlântico, um posicionamento que certamente trará uma nova dinâmica ao sector, criando novas oportunidades de negócios directos e indirectos.
Neste sentido, o Governo acaba de acordar com a Loftleidir Icelandic, que pertence ao Icelandair Group, um contrato de gestão que tem por base um plano de negócio acordado entre as partes. A formalização deste contrato terá lugar amanhã, dia 10 de Agosto de 2017.
Trata-se de uma companhia aérea de renome, com sede na Islândia, com 80 anos de actuação no sector e com presença marcante na Europa, Estados Unidos da América e Canadá.
Actualmente a operar com 25 Boeing 757-200, 1 Boeing 757-300 e 4 Boeing 767-300, a IcelandAir vai implementar um novo modelo de negócios focado na eficiência das operações, na qualidade dos serviços, na ampliação das rotas e na consolidação de Cabo Verde como um hub de operações aéreas no Atlântico.
O Contrato de Gestão que será celebrado com a Loftleidir Icelandic é crucial para o sucesso da conclusão do processo de reestruturação, considerando todo o know-how deste importante e reconhecido Grupo que irá contribuir para a criação de um novo e moderno ambiente de negócios no país. O acordo prevê mudanças substanciais no modelo de negócio e de gestão da empresa.
Para além de uma série de medidas que serão implementadas visando tornar a empresa mais eficiente, tais como o aumento da actual frota para incrementar a operação internacional, a implementação de novas rotas, são certamente medidas de impacto no futuro da companhia tornando-a muito mais interessante do ponto de vista financeiro quando vier a ser privatizada.
O plano detalhado acerca dessa operação será anunciado oportunamente. Entretanto, no que diz respeito aos nossos colaboradores, reafirmamos o nosso compromisso com total transparência, responsabilidade e respeito por aqueles que dedicaram parte de suas vidas ao serviço da empresa.
Por isso, aqueles trabalhadores que forem desvinculados durante a reestruturação, terão todos os seus direitos respeitados. Para além disso, o Governo de Cabo Verde, com o suporte dos principais parceiros internacionais, também vai disponibilizar em breve um fundo de financiamento com linha de crédito especial destinada a iniciativas de empreendedorismo e treinamento para a recolocação profissional.
O CA da TACV compromete-se, por meio dos departamentos responsáveis e meios de comunicação criados para o efeito, em facultar toda e qualquer informação necessária que sirva para dirimir eventuais dúvidas dos nossos colaboradores.
Com os melhores cumprimentos,
O CONSELHO DA ADMINSITRAÇÃO “
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Coreia do Norte diz que plano de ataque vai estar pronto em dias
A Coreia do Norte afirmou hoje que, dentro de dias, vai estar pronta para disparar quatro mísseis em direção à ilha de Guam, no Pacífico, numa altura em que se intensifica a 'guerra de palavras' entre Pyongyang e Washington.
O exército norte-coreano "está a analisar seriamente o plano" para executar um ataque envolvendo quatro mísseis Hwasong-12, de médio alcance, em direção a Guam para enviar "um forte sinal de advertência aos Estados Unidos", diz a agência oficial norte-coreana KCNA.
Este plano "vai ser finalizado em meados de agosto e será reportado ao comandante-chefe das forças nucleares da DPRK [sigla em inglês de República Democrática da Coreia, nome oficial do país], aguardando as suas ordens", afirmou o comandante das Forças Estratégicas norte-coreanas, Kim Rak-Gyom, referindo-se ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
Pyongyang renovou hoje a sua retórica bélica depois de, na véspera, a tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte se ter agudizado com a ameaça de Pyongyang de um eventual ataque a Guam. Essa ameaça surgiu em reação ao aviso do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que Washington irá responder com "fogo e fúria jamais vistos" se esse tipo de ameaças não cessarem.
Após a réplica norte-coreana, o Pentágono decidiu enviar dois bombardeiros estratégicos B-1B (estacionados em Guam) para perto da península da Coreia.
No comunicado de hoje, o mesmo responsável militar norte-coreano acusa o Presidente dos Estados Unidos de "dizer uma série de disparates" e de "não ser capaz de entender a gravidade da situação".
A Coreia do Norte "vai continuar a observar atentamente as declarações e comportamento dos Estados Unidos", refere ainda a KCNA.
NAOM
O exército norte-coreano "está a analisar seriamente o plano" para executar um ataque envolvendo quatro mísseis Hwasong-12, de médio alcance, em direção a Guam para enviar "um forte sinal de advertência aos Estados Unidos", diz a agência oficial norte-coreana KCNA.
Este plano "vai ser finalizado em meados de agosto e será reportado ao comandante-chefe das forças nucleares da DPRK [sigla em inglês de República Democrática da Coreia, nome oficial do país], aguardando as suas ordens", afirmou o comandante das Forças Estratégicas norte-coreanas, Kim Rak-Gyom, referindo-se ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.
Pyongyang renovou hoje a sua retórica bélica depois de, na véspera, a tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte se ter agudizado com a ameaça de Pyongyang de um eventual ataque a Guam. Essa ameaça surgiu em reação ao aviso do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que Washington irá responder com "fogo e fúria jamais vistos" se esse tipo de ameaças não cessarem.
Após a réplica norte-coreana, o Pentágono decidiu enviar dois bombardeiros estratégicos B-1B (estacionados em Guam) para perto da península da Coreia.
No comunicado de hoje, o mesmo responsável militar norte-coreano acusa o Presidente dos Estados Unidos de "dizer uma série de disparates" e de "não ser capaz de entender a gravidade da situação".
A Coreia do Norte "vai continuar a observar atentamente as declarações e comportamento dos Estados Unidos", refere ainda a KCNA.
NAOM
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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Pelo menos 50 migrantes "deliberadamente afogados" ao largo do Iémen
Pelo menos 50 migrantes da Somália e da Etiópia foram "deliberadamente afogados" por um traficante que os atirou ao mar ao largo do Iémen, indicou hoje a agência especializada da ONU, classificando o incidente como "chocante e desumano".
Funcionários da Organização Internacional para as Migrações (OIM) encontraram as campas rasas de 29 dos migrantes numa praia de Shabwa durante uma patrulha de rotina, lê-se no comunicado da agência.
Os mortos foram enterrados pelos que sobreviveram.
Há ainda pelo menos 22 migrantes desaparecidos, segundo a OIM, que acrescentou que a média de idades dos passageiros era 16 anos.
A pouca distância marítima que separa o Corno de África do Iémen tem feito dessa uma rota de migração popular, apesar do conflito em curso no Iémen, tentando os migrantes dirigir-se depois para os países do Golfo.
O traficante que transportava os migrantes atirou mais de 120 ao mar hoje de manhã, quando se aproximavam da costa do Iémen, precisou a OIM no comunicado.
"Os sobreviventes disseram aos nossos colegas na praia que o traficante os empurrou para o mar quando viu agentes de 'alguma autoridade' perto da costa", declarou Laurent de Boeck, o chefe de missão da OIM no Iémen.
"Eles disseram-nos também que o traficante já regressou à Somália para continuar o seu negócio e arranjar mais migrantes para trazer para o Iémen pela mesma rota", acrescentou.
A equipa da OIM forneceu ajuda a 27 migrantes sobreviventes que ficaram na praia, enquanto outros partiram.
De Boeck descreveu como enorme o sofrimento dos migrantes naquela rota, especialmente durante a atual estação dos ventos no oceano Índico.
"Demasiados jovens pagam a traficantes com a falsa esperança de um futuro melhor", comentou.
De acordo com a OIM, cerca de 55.000 migrantes abandonaram nações do Corno de África em direção ao Iémen desde janeiro deste ano, a maioria deles vindos da Somália e da Etiópia. Estima-se que um terço deles sejam mulheres.
Por Lusa
Funcionários da Organização Internacional para as Migrações (OIM) encontraram as campas rasas de 29 dos migrantes numa praia de Shabwa durante uma patrulha de rotina, lê-se no comunicado da agência.
Os mortos foram enterrados pelos que sobreviveram.
Há ainda pelo menos 22 migrantes desaparecidos, segundo a OIM, que acrescentou que a média de idades dos passageiros era 16 anos.
A pouca distância marítima que separa o Corno de África do Iémen tem feito dessa uma rota de migração popular, apesar do conflito em curso no Iémen, tentando os migrantes dirigir-se depois para os países do Golfo.
O traficante que transportava os migrantes atirou mais de 120 ao mar hoje de manhã, quando se aproximavam da costa do Iémen, precisou a OIM no comunicado.
"Os sobreviventes disseram aos nossos colegas na praia que o traficante os empurrou para o mar quando viu agentes de 'alguma autoridade' perto da costa", declarou Laurent de Boeck, o chefe de missão da OIM no Iémen.
"Eles disseram-nos também que o traficante já regressou à Somália para continuar o seu negócio e arranjar mais migrantes para trazer para o Iémen pela mesma rota", acrescentou.
A equipa da OIM forneceu ajuda a 27 migrantes sobreviventes que ficaram na praia, enquanto outros partiram.
De Boeck descreveu como enorme o sofrimento dos migrantes naquela rota, especialmente durante a atual estação dos ventos no oceano Índico.
"Demasiados jovens pagam a traficantes com a falsa esperança de um futuro melhor", comentou.
De acordo com a OIM, cerca de 55.000 migrantes abandonaram nações do Corno de África em direção ao Iémen desde janeiro deste ano, a maioria deles vindos da Somália e da Etiópia. Estima-se que um terço deles sejam mulheres.
Por Lusa
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quinta-feira, agosto 10, 2017
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Talibés na cidade de Bissau - Vamos ao primeiro ponto:
Amílcar Cabral via facebook
1- Quem na verdade são os talibés na cidade de Bissau? Ndé ké sai nel? Kim ku seh padiduris na Guiné Bissau? Alguim sta interessadu pa rispundi parelis?
Depois vamos avançando para o segundo ponto...
Walter Felix da Costa
Walter Felix da Costa Desconheço di sé origem, mas pa kil k nsibi um pouco de religião, és ika bom ato, toma minino pa sina lei sim sta na condição educacional ou tratamento de saúde ou instalação de Estudo...??
Poupée Da Costa Diouf
Poupée Da Costa Diouf A partida deveriam estar a aprender o Al-Coran, mas seus "senhores", chulos, mandam-nos pedir esmolas nas ruas. Caso não tragam nada a esses bandidos, apanham mto. Enquanto os filhos desses trastes vão a escola.
Q Deus tenha misericórdia dessas crianças pq parte o coração vê-las
Atchara Dunu de Quelele
Atchara Dunu de Quelele Desconheço as suas origens, é uma escravatura total.
1- Quem na verdade são os talibés na cidade de Bissau? Ndé ké sai nel? Kim ku seh padiduris na Guiné Bissau? Alguim sta interessadu pa rispundi parelis?
Depois vamos avançando para o segundo ponto...
Walter Felix da Costa
Walter Felix da Costa Desconheço di sé origem, mas pa kil k nsibi um pouco de religião, és ika bom ato, toma minino pa sina lei sim sta na condição educacional ou tratamento de saúde ou instalação de Estudo...??
Poupée Da Costa Diouf
Poupée Da Costa Diouf A partida deveriam estar a aprender o Al-Coran, mas seus "senhores", chulos, mandam-nos pedir esmolas nas ruas. Caso não tragam nada a esses bandidos, apanham mto. Enquanto os filhos desses trastes vão a escola.
Q Deus tenha misericórdia dessas crianças pq parte o coração vê-las
Atchara Dunu de Quelele
Atchara Dunu de Quelele Desconheço as suas origens, é uma escravatura total.
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