domingo, 31 de outubro de 2021
Ataque em Tóquio. Jovem mascarou-se de Joker e esfaqueou 17 pessoas
Assaltantes invadiram consulado de Portugal no Rio de Janeiro e fizeram cônsul refém.
A residência do Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro foi assaltada. O diplomata e a família foram feitos reféns de sexta para sábado. Seis assaltantes invadiram a casa, roubaram vários bens e acabaram por fugir.
Segundo o jornal O Globo, a Polícia Civil já esteve no local para a realização de perícias.
Aos agentes da polícia, testemunhas disseram que os assaltantes estavam armados e não sabiam que ali funcionava o consulado, acreditando tratar-se apenas de uma mansão.
Segundo o depoimento de uma vizinha, citada pelo Globo, todos os reféns foram mantidos numa das divisões da residência sob a vigilância de dois dos assaltantes por cerca de 50 minutos, tendo conseguido levar do local objetos de valor.
O ministro dos Negócios Estrangeiros já garantiu que o cônsul-geral português no Rio de Janeiro e família "estão bem", depois de terem sido vítimas de um "assalto à mão armada" na sua residência oficial.
"Confirmo que infelizmente houve hoje [sábado] um assalto à mão armada (...) à residência do nosso cônsul-geral no Rio de Janeiro, de que foi vítima o cônsul-geral e familiares, felizmente sem consequências pessoais", afirmou Augusto Santos Silva.
O assalto decorreu "durante a madrugada" e "não houve nem exercício de violência, nem feridos, mas foram furtados vários bens pessoais do senhor embaixador, que é o nosso cônsul-geral no Rio de Janeiro", acrescentou o ministro.
"Eu falei com o senhor cônsul-geral há coisa de meia hora e, portanto, posso confirmar que ele está bem e que houve infelizmente esse assalto e que o assalto foi à mão armada, por um grupo de homens, e o resultado disso há a lamentar o roubo de vários bens", adiantou.
"O cônsul-geral e a sua família estão bem, já recuperaram do mau bocado por que passaram" e agora a "polícia brasileira está já a tomar conta da ocorrência e a tentar descobrir os culpados", disse Augusto Santos Silva.
Presidente revela decisão quinta-feira
Marcelo Rebelo de Sousa, sem se comprometer com datas, diz que "se for caso disso" anunciará dissolução da Assembleia da República. Aponta para 5.ª a declaração ao país.
O Conselho de Estado será ouvido na quarta-feira “só sobre a dissolução”, garantiu Marcelo Rebelo de Sousa, não antecipando a sua decisão.
Uma vez definida posição da dissolução, proceder-se-á à definição da data “entre quarta e quinta-feira da semana que vem”.
Marcelo Rebelo de Sousa admite que o Conselho de Estado decorrerá até à noite, mas “falarei no dia seguinte certamente, na quinta-feira”.
O Presidente da República Umaro Sissoco Embalo desloca-se para Glasgow (Reino Unido)
No âmbito da sua deslocação do País o Presidente da República Umaro Sissoco Embalo está acompanhando com Ministro do ambiente e Deversidade e o Secretário do estado do tesouro.
Na sua nota informativa datada ainda hoje 31/10, costa que o Chefe de estado Umaro Sissoco Embalo irá participar na conferência das nações unidas sobre mudança Climática 2021 (COP)26.
Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional