domingo, 9 de janeiro de 2022

EUA - Incêndio em prédio de Nova Iorque faz 19 mortos e vários feridos ...Chamas deflagraram na manhã de domingo.

© Twitter

Notícias ao Minuto  09/01/22 

Pelo menos 19 pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas, na sequência de um incêndio num prédio no Bronx, Nova Iorque (EUA). Entre as vítimas mortais está uma criança de quatro anos.

Incêndio em prédio residencial deixa ao menos 19 mortos em Nova York☝

O incêndio deflagrou num dos apartamentos do complexo, este domingo de manhã, tendo cerca de 200 bombeiros sido chamados ao local.

Os meios locais reportam que foram vistas pessoas a atiraram-se das janelas para fugir às chamas.

A polícia pediu às pessoas que moram nos arredores que mantenham as janelas de casa fechadas para não inalarem fumo.

As causas dos incêndio ainda não foram apuradas.

Nas redes sociais já foram partilhadas do sucedido, que pode ver no vídeo acima.

Espanha apela ao fim da venda de testes rápidos de farmacêutica chinesa ...Testes estariam na origem de vários resultados positivos, que eram falsos.

© Adria Salido Zarco/Getty Images

Notícias ao Minuto  09/01/22 

A Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos de Saúde (AEMPS) apelou à cessação da comercialização e retirada do mercado de um teste de antigénios para a deteção da SARS-CoV-2 fabricado pela farmacêutica chinesa Genrui Biotech.

A decisão foi tomada "devido a um possível aumento de falsos resultados positivos", disse a agência ao El País.

A agência indica, na sua página oficial, que já iniciou uma investigação ao produto e "como medida de precaução solicitou aos distribuidores em Espanha que cessassem voluntariamente a comercialização e retirassem o produto do mercado". Até agora, o teste de antigénio era distribuído em Espanha por cinco empresas em Madrid, Getafe, Barcelona, Sevilha e Astúrias.

Também na Irlanda, as autoridades de saúde aconselharam à retirada do mercado do mesmo produto.

Cientistas que identificaram anticorpos contra a Ómicron explicam em exclusivo à CNN Portugal como combater a nova variante

Laboratório (AP Photo/Alexander Zemlianichenko)

Catarina Guerreiro | Beatriz Céu  Cnnportugal.iol.pt

Os investigadores internacionais que identificaram anticorpos que têm capacidade de neutralizar a Ómicron explicam como o SARS-CoV-2 está a responder às "ameaças" à sua continuidade

Vários cientistas internacionais de laboratórios e instituições independentes fizeram um estudo onde explicam quais são os anticorpos que mantêm a capacidade de neutralizar a nova variante. À CNN Portugal, os investigadores explicam que o SARS-CoV-2 está a tentar responder à "ameaça" da sua continuidade, mas há anticorpos capazes de o evitar.

Como é que este estudo foi desenvolvido?

Estes resultados pré-clínicos foram produzidos através de ensaios a pseudo-vírus e confirmam descobertas recentes pré-publicadas pelos investigadores da Vir e por outros laboratórios e instituições independentes.

Os dados confirmam a resistência da Ómicron à imunidade e o impacto da Ómicron na capacidade dos anticorpos neutralizarem a maioria dos tratamentos de anticorpos monoclonais testados que têm como alvo o recetor de ligação [do vírus ao organismo] e outras áreas da proteína Spike que são mais suscetíveis a mutações.

Quais são os anticorpos que identificaram que neutralizam a variante Ómicron?

Os dados demonstram que o sotrovimab e cinco outros anticorpos pré-clínicos, desenvolvidos pela Vir em conjunto com a GlaxoSmithKline, mantiveram a sua atividade neutralizante in vitro contra a Ómicron.

O estudo sugere que algumas das atuais vacinas são mais eficazes do que outras contra a nova variante Ómicron. Das atuais vacinas, quais são então as mais eficazes contra a nova variante e quais são as que apresentam menos eficácia?

Este estudo sugere que a vacinação fornece melhor proteção do que uma infeção anterior contra a covid-19, e que a vacinação aliada a uma infeção anterior ou a uma dose de reforço oferecem a melhor hipótese de proteção.

Este estudo conseque explicar o que torna a variante Ómicron tão transmissível?

Este estudo descreve a base estrutural e a magnitude através da qual a nova variante Ómicron do SARS-CoV-2 resiste à imunidade produzida pelos anticorpos, bem como a sua capacidade reforçada de se ligar ao recetor humano ACE2 [uma enzima que se encontra na superfície de várias células através da qual o vírus da covid-19 entra no organismo]. 

Os dados definem as mutações específicas da Ómicron e o seu impacto prejudicial na ligação da maioria dos tratamentos com anticorpos monoclonais testados que têm como alvo a ligação ao recetor da proteína Spike, uma região que é mais suscetível a mutações.

O que falta ainda conhecer da nova variante?

Estes dados demonstram a velocidade e a magnitude extraordinárias com que o vírus SARS-CoV-2 está a sofrer mutações como resposta a ameaças à sua continuidade nos humanos. Ao mesmo tempo que a Ómicron aumentou a ligação ao seu recetor por mais do que duas vezes, evitou significativamente a ligação à maioria dos anticorpos monoclonais autorizados.

Estamos muito satisfeitos por ver que, tal como demonstrado pelos dados pré-clínicos, o sotrovimab continua a manter atividade contra as variantes de preocupação e de interesse testadas, incluindo a Ómicron, o que valida a nossa abordagem de atuar numa região altamente conservada da proteína Spike. Estamos ansiosos por aprender mais sobre a forma como a Ómicron obteve tantas mutações de uma só vez.

Este estudo pode constituir um novo passo para o desenvolvimento de novas vacinas mais eficazes contra a covid-19? 

Estes resultados, em conjunto com novos dados de outras fontes externas, validam a nossa abordagem de orientar o nosso alvo para uma região altamente conservada da proteína Spike. Estamos ansiosos por aplicar estas aprendizagens nos nossos contínuos esforços para combater tanto as atuais como futuras pandemias.

CAN arranca hoje nos Camarões com Cabo Verde em acção

O estádio Olembe onde se vai disputar o jogo de abertura e a final


Covid e secionistas são a grande ameaça ao torneio em que Argélia, Senegal e Egipto são considerados favoritos

YAOUNDÉ — Alguns dos melhores futebolistas do mundo vão a partir deste domingo, 9, estar em acção nos Camarões onde até ao próximo dia 6 de Fevereiro decorre o Campeonato Africano das Nações, o CAN 2021.

O torneio decorre rodeado de alguns protestos de clubes europeus que a meio dos seus campeonatos se veem privados dos seus melhores jogadores, algumas dúvidas sobre a capacidade das autoridades camaronesas e preocupações sobre a pandemia da Covid-19 que forçou já algumas das selecções a terem que refazer os seus planos de preparação devido a diversos casos de infecção do Coronavírus.

Um das selecções afectadas é Cabo Verde cujo treinador, Pedro Brito "Bubista" teve de adiar a sua partida para a capital camaronesa por testar positivo.

As autoridades disseram que todos aqueles que quiserem assistir aos jogos terão que estar totalmente vacinados e terem prova de teste negativo de Covid.

Como apenas dois por cento da população dos Camarões está totalmente vacinada, a medida poderá resultar em estádios praticamente vazios.

O torneio deveria ter-se realizado o ano passado, mais foi adiado devido à pandemia.

Por outro lado, no mês passado, a Confederação Africana de Furtebol (CAF), manteve uma reunião de emergência e o seu presidente deslocou-se aos Camarões para receber garantias que as obras de infraestruturas terminariam a tempo.

Nesse encontro foram também discutidas as medidas de segurança na cidade de Limbe, na região sudoeste do país, afectada por uma rebelião de secionistas e carros blindados e forças do exército estão agora estacionados em diversas partes da cidade

Como vai decorrer o torneio

Há 24 selecções divididas em seis grupos de quatro selecções cada.

Cada equipa irá defrontar as outras três do seu grupo e os dois primeiros de cada grupo passam à fase seguinte juntamente com os quatro melhores terceiro qualificados

Cabo Verde está inserido no grupo A, juntamente com o Burkina Faso, Camarões e Etiópia.

O primeiro jogo de Cabo Verde é hoje contra a Etiópia

A Guiné Bissau está inserida num grupo muito difícil, o D, com o Egipto, Nigéria e Sudão, e tem o seu primeiro jogo contra o Sudão na terça-feira, 11.

Grupo B: Guiné-Conacri, Malawi, Senegal, Zimbabwe.

Grupo C : Comores, Gabão, Gana e Marrocos.

Grupo E: Argélia, Costa do Marfim, Guiné-Equatorial e Serra Leoa.

Grupo F: Gâmbia, Mali, Mauritânia e Tunísia.

Quem sãos favoritos

Os actuais campeões africanos, a Argélia, não perdem há 34 jogos e liderados pelo avançado do Mancheser City, Riyad Mahre,z tem grandes possibildiades de renovar o título.

Senegal, actualmente o melhor país africano nos “rankings” da FIFA, ficou em segundo lugar em 2019 e com jogadores como Sadio Mané, do Liverpool, é um dos grandes na corrida ao título de campeão africano.

O Egipto, que já venceu o torneio sete vezes, tem Mohamed Salah no ataque, um dos candidatos ao título de melhor jogador do mundo do ano passado, é o grande favorito do torneio.

A selecção é treinada pelo luso-moçamibcano Carlos Queiróz.

Outras selecções que não podem ser ignoradas como potenciais candidatos ao título são Nigéria, Gana, Costa do Marfim, Marrocos e Tunísia.
 BeSoccer PT  Confira como ficou o cruzamento dos jogos da Copa Africana de Nações!☝


O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló, deslocou-se hoje, a República do Gana, para participar na Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

RIHANNA CONFESSA QUE NAMOROU ÀS ESCONDIDAS COM DIDIER DROGBA DURANTE 2 ANOS


Foi durante o talk show do apresentador americano Jimmy Kimmel, que a cantora americana confessou que manteve um caso de mais de dois anos com o jogador marfinense Didier Drogba.

Segundo Rihanna, ela viveu uma história apaixonada com o goleador que lhe deu a entender que que ele era o homem de sua vida. Uma coisa é certa, o jogador de futebol e a cantora não se separam há dois anos!

Atualmente em férias nos Estados Unido, a estrela americana foi vista várias vezes pelo internacional da Costa do Marfim há cercade um mês. A cantora acrescenta ainda que foi com o seu ex- Chris Brown à Costa do Marfim apenas com o intuito de se aproximar do avançado costa-marfinense.

Quando o apresentador perguntou o que ela mais aprecia no futebol, Rihanna chutou logo: "BIG DICK" que traduzindo significa Pênis Grande.

Motivo que arrancou um monte de risos do público. O que está acontecendo entre Rihanna e Didier Drogba? Esta é a pergunta que não se quer calar. Infelizmente, parece que o jogador de futebol não está pronto para responder.

O mistério, portanto, paira…. Obviamente, as duas estrelas tiveram um caso que a cantora já não está disposta a esconder!
Após dar palinha no show de Kanye West e Jay-Z, Rihanna foi curtir a noite em uma boate, onde encontrou Didier Drogba.

BRASIL - Bolsonaro prepara remodelação para março. Doze ministros podem sair

© Getty Images

Notícias ao Minuto  09/01/22 

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse no sábado que está a preparar para março uma remodelação ministerial, que poderá afetar 12 ministros, que deixariam o Governo para concorrer a diversos cargos nas eleições de outubro próximo.

"Fá-la-ei até ao final de março. Doze [ministros] devem sair. Quero que saiam um dia antes do limite máximo. Já começámos a pensar em nomes, alguns estão mais do que assegurados", disse o Presidente, em declarações a jornalistas em Brasília.

Jair Bolsonaro não quis entrar em pormenores, mas citou o caso de dois ministros que seguramente deixarão o executivo: Tarcísio Gomes de Freitas, das Infraestruturas, e Onyx Lorenzoni, do Trabalho.

O primeiro deverá concorrer a governador do Estado de São Paulo (sudeste), o mais populoso e rico do país, e o segundo para o mesmo cargo do Estado do Rio Grande do Sul (sul).

O chefe de Estado, que deverá tentar ser reeleito nas eleições deste ano, disse que existe a possibilidade de mais deputados assumirem cargos ministeriais vagos.

A mudança de ministros num ano eleitoral é comum no Brasil, uma vez que, de acordo com a legislação, têm de deixar funções com alguns meses de antecedência se quiserem concorrer a um determinado cargo eletivo.

Em outubro, os brasileiros são chamados às urnas para eleger um novo Presidente, novos governadores e para renovar as câmaras legislativas.

Jair Bolsonaro, líder da extrema-direita brasileira, deu a entender que se voltará a candidatar à presidência, ainda que atualmente as sondagens não lhe sejam favoráveis.

Por agora o favorito nas eleições é o seu maior adversário político, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), a quem as sondagens dão mais de 40% dos votos, em comparação com os 20-25% de Jair Bolsonaro.


Leia Também: Pelo menos sete pessoas morreram e três estão desaparecidas na sequência da queda de uma parede rochosa de um desfiladeiro sobre barcos de turismo num lago do estado de Minas Gerais, Brasil, informaram as autoridades em novo balanço.

Frio mata 22 pessoas presas em carros devido a forte nevão no Paquistão

© Getty

Por LUSA 08/01/22

Pelo menos 22 pessoas, incluindo 10 crianças, morreram no norte do Paquistão, após ficarem presas nas suas viaturas durante uma forte tempestade de neve, disseram hoje as autoridades, num novo balanço da tragédia.

A maioria das vítimas morreu de hipotermia, adiantaram as autoridades. Entre elas estava um polícia de Islamabad e sete outros membros de sua família, disse um seu colega, o agente Atiq Ahmed.

Mais de um metro de neve caiu na zona do resort de Murree Hills na noite de sexta-feira para hoje deixando presos milhares de carros nas estradas, indicou o ministro do Interior, Sheikh Rashid Ahmed.

As temperaturas desceram para os menos oito graus Celsius.

As autoridades destacaram tropas paramilitares e uma unidade militar especial de montanha para ajudar. No final do dia, milhares de veículos já tinham sido retirados da neve, mas mais de mil ainda estavam presos, disse Ahmed.

De acordo com um porta-voz da polícia de Murree, mais de 100 mil veículos entraram, nos últimos três dias, nesta cidade de montanha, localizada a cerca de 70 quilómetros da capital Islamabad, causando enormes engarrafamentos.

Apesar das advertências das autoridades, os visitantes foram-se aglomerando nesta pequena cidade turística, muito popular entre os habitantes da capital, para assistirem a uma atípica queda de neve.

De acordo com as autoridades da província de Punjab, a cidade de Murree foi declarada "área de desastre", sendo solicitado aos moradores que permaneçam afastados.