sábado, 12 de outubro de 2024

Hezbollah anuncia lançamento de drones contra base israelita em Haifa

© Ammar Awad/Reuters     Por Lusa   12/10/24 

O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou este sábado ter lançado drones no dia anterior contra uma base militar em Haifa, uma grande cidade portuária no norte de Israel.

Em comunicado, a formação pró-iraniana especificou que os seus combatentes lançaram às 20:00 de sexta-feira (17:00 em Portugal) "um esquadrão de ataques de drones para a base de defesa aérea Kiryat Eliezer, no oeste de Haifa".

Durante a madrugada de hoje, através de vários comunicados, o Hezbollah já tinha declarado que os seus combatentes tinham realizado oito ataques com projéteis e mísseis contra "concentrações de soldados" e posições do "inimigo israelita" em Kfar Giladi, Honin, Al-Jardah, Zarit e Melia.

Entretanto, os ataques aéreos israelitas continuam contra cidades no sul do Líbano, onde um edifício de três andares "foi completamente destruído" em Kawthariya al-Siyad, em Tiro, segundo a agência nacional de notícias libanesa NNA, que não reportou vítimas.

Israel e o Hezbollah enfrentam-se há um ano numa divisão, um confronto que nas últimas semanas atingiu outro nível com uma intensa campanha de bombardeamentos israelitas contra o Líbano, incluindo Beirute, que já provocou mais de 2.200 mortos e 1,2 milhões de deslocados.

O Irão é um dos principais aliados do Hezbollah e lidera também o chamado Eixo da Resistência, uma aliança anti-Israel formada pela milícia libanesa, pelo grupo islamita palestiniano Hamas e pelos rebeldes Huthis do Iémen, entre outros.


Leia Também: O porta-voz da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) alertou hoje para a possibilidade de se registar, muito em breve, um "conflito regional com impacto catastrófico" para todos os países envolvidos.

Chefe de Estado guineense, procede a entrega oficial do navio Centenário Amílcar Cabral para navegação nas ilhas de Bijagos.

Cerimónia de entrega do navio em celebração ao centenário de Amílcar Cabral, conduzida pelo secretário de estado dos negócios estrangeiros e cooperação de Portugal, Nuno Sampaio.

 








O Paigc não tem e nunca terá legitimidade política, histórica e muito menos jurídica para impedir nenhum partido participar nas eleições em Bissau- Guineense por quê? Porque o Paigc não é Lei. Essa SIM é uma verdade absoluta, o Paigc é uma cobra velha, corrupta e caduca sem dentes...

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Era uma vez uns desesperados...

Nem sonho ilusório que o Elon Musk tinha e ainda tem na vida de chegar à Marte voltou atrás! Ficou claro que o (Muniro Conté) tem mais ilusão do que Elon Musk. 

O sonhador paigcista disse que: nenhuma instituição no país tem direito ou poder de bloquear a participação de nenhum partido nas eleições, mas, se um dia isso for o caso, isto é, de estorvar qualquer partido participar nas eleições, o Paigc é único e ABSOLUTO partido com legitimidade moral, política e histórica para impedir qualquer partido participar nas eleições!! Só isso, já é uma incongruência teórica retrógrada sem precedente, o que eu ouvi ontem foi um desejo autoritário, insuportável e intolerável de um militante frustrado. 

Foi por isso que, o Paigc pode fechar a ANP (anos e anos), trazer falsas forças de manutenção da paz, fazer resgates financeiros, promover protestos violentos, chamar Guiné- Bissau de um narco-Estado, matar cidadão numa uma manifestação pacífica e vender à Pátria !!! Este homem é pura e simples vergonha de Deus! 

Antes de mais, o Paigc não é um partido político legal no STJ, Muniro Conté, se o Paigc não participar nas eleições é “Igual ao litro”.  Por quê? Porque Guiné-Bissau não é quintal do Paigc, os nossos avós são libertadores da nossa grande Pátria, portanto, não é o Paigc corrupto quem libertou o nosso Território Nacional. Os Paigcistas corruptos ainda vivem numa ignorância permanente, como também, navegam no egoísmo desesperado de duma má percepção congênita da história sobre luta de libertação Nacional. 

Essas estranhas narrativas nazistas deixam uma marca estranha permanente no país. Vocês ajudaram a moldar o caráter dos meninos estragados no partido que deveriam fornecer o material para as classes dominantes de um grande Império criminoso. A resposta provavelmente é sim, isto é, todos eles vão abandonar o (Titanic Paigcista) que finalmente vai afundar. É irrelevante tudo o que Muniro Conté disse na imprensa, o Paigc não tem e nunca terá legitimidade política, histórica e muito menos jurídica para impedir nenhum partido participar nas eleições em Bissau- Guineense por quê? Porque o Paigc não é Lei. Essa SIM é uma verdade absoluta, o Paigc é uma cobra velha, corrupta e caduca sem dentes.

Cidadão atento, eles certamente nos ensinaram a aceitar a disciplina Paigcista há décadas como um dos elementos essenciais da nossa conduta posterior, e mesmo que os métodos de ensino fossem ridículos e bárbaros, uma vez que um menino tenha adquirido o hábito da disciplina Paigcista, ele nunca o perde, não importa aonde a vida o leve, o que é caso do nosso irmão (Muniro Conté).

Mesmo que ele esteja destinado a se tornar um Paigcista concertista na conferência de imprensa. 

Na esfera do atual contexto político, as coisas são muito diferentes. Ninguém mais aceita disciplina nazista, nem mesmo diretrizes Paigcistas crônicas. Se a minha própria história fosse de alguma forma típica de um estudante médio sobre disciplina Paigcista, é surpreendente que os membros da minha geração - o que resta de hoje em diante – nem todos estão encarcerados em asilos do LUNATISMO Paigcista permanente. Sugerir que não nos ensinaram nada sobre a disciplina nazista não é inteiramente verdade, pois, embora não houvesse instrução nazista para todos nós, mas havia insinuações e murmúrios, e todos eram obscuros, terríveis e cheios de medo. Eu nunca aprendi nada na vida quem vem do Paigc. Eu aprendi sempre com os meus pais, eu sempre ouvi que todos falavam apenas do Paigc. 

Para os pais Paigcistas a palavra “ Lei e a justiça ” eram uma espécie de amar Paigc para eternidade, eu percebi cedo que era um eco maligno contra o qual deviam fechar a porta para o desenvolvimento e progresso do nosso país, os seus filhos são contaminados com doutrinas Paigcistas. Não cabia a eles levantar o assunto; o lugar adequado para aprender sobre liberdade, justiça, igualdade, fraternidade e saber o que significa desenvolvimento sustentável, tudo era na sarjeta Paigc! 

Esta era a implicação da sua atitude para com o povo Guineense, mas de que outra forma poderia ser interpretada? Na verdade, os mecanismos básicos da relação política foram-me ensinados pelo óbvio que, durante as férias que eu ia para Canchungo ver a minha amada Avó, após o seu primeiro período na escola, percebi que o Paigc em Bissau representava um NAZISMO sombrio. Estávamos sobre custódia desta organização criminosa inconscientemente há décadas, isso me levou para sair e me sentou em um campo e colhido muitas folhas, galhos e cabeças de dente-de-leão em Canchungo sem saber o que fazer! 

Muniro Conté falou com vários padrões místicos que ele balançou para cima e para baixo como se estivesse manipulando um show de marionetes Paigcistas na Diáspora. O clímax político corrupto veio quando ele respirou fundo, estufou as bochechas rosadas Paigcistas e sentiu as vagens voando para o céu de verão dominguista. Ele estava tentando ilustrar a natureza de um orgasmo político dominguista, e foi muito gentil da parte dele porque DSP ficou satisfeito com a sua conferência de imprensa ontem, pensar nessa maneira de agradar DSP é muita burrice. Mas foi realmente tão sensível ouvir a dita conferência de imprensa . Pois eu não estava nem um pouco esclarecido e não tinha ideia do que ele estava falando em nome da Constituição e demais leis da República!! Perguntei-me se talvez ele tivesse contraído uma insolação?! 

Concluindo: tal narrativa não passa de estupidez Paigcista inominável. Ninguém do Paigc tem capacidade para manipular a minha consciência. 

Saturday 12 October

14:06. 

Inglaterra- London 

Juvenal Cabi Na Una.

Imigração: Um estudo de vários investigadores concluiu que os imigrantes ilegais na Europa correspondem a menos de 1% do total da população e o número tem-se mantido estável ao longo dos anos.

© Lusa    Por Lusa    12/10/24 

 Número de imigrantes ilegais na Europa é estável e inferior a 1%

Um estudo de vários investigadores concluiu que os imigrantes ilegais na Europa correspondem a menos de 1% do total da população e o número tem-se mantido estável ao longo dos anos.

Na Europa, há uma "expectativa de que a imigração irregular está sempre a aumentar, fruto dos desembarques nas costas mediterrânicas", mas essa ideia que se criou "não parece corresponder à realidade", afirmou João Carvalho, investigador do ISCTE, especialista em migrações, mobilidade e etnicidade, que integra o projeto europeu MirreM, que mede a imigração irregular.

Em 2008 foi feito um estudo semelhante e a conclusão é que "a dimensão da população irregular é mais ou menos a mesma. Até agora apresentou-se como estável e não há um crescimento desproporcional relativamente aos outros fluxos migratórios", afirmou João Carvalho.

Os dados apontam para um número que oscila entre os 2,6 a 3,2 milhões de ilegais nos 12 países europeus estudados, o que representa 0,6% a 0,8% da população total.

Esta proporção fica muito abaixo da média de países como os Estados Unidos, onde os 11 milhões de imigrantes ilegais correspondem a 3,5% da população total.

Em 2008, uma pesquisa semelhante apontava para uma população de imigrantes ilegais nos mesmos países -- Reino Unido, Alemanha, França, Grécia, Espanha, Áustria, Bélgica, Países Baixos, Polónia, Irlanda, Itália e Finlândia - entre 1,8 e 3,8 milhões.

Segundo João Carvalho, a Itália tem números de imigrantes ilegais semelhantes a 2008, Espanha teve um aumento e a Grécia diminuiu, o que prova que, "mesmo nos países que estão nas fronteiras externas da União Europeia, a tendência não é de um crescimento desmesurado e inevitável".

Mais do que as regras fronteiriças, o que acaba por regular a imigração é a dinâmica económica dos países: "Tirando a Coreia do Norte, que ninguém quer ir para lá, o resto depende. Se há oportunidades de trabalho, as pessoas vão. Se há uma crise, as pessoas saem".

Portugal não integra este estudo porque, por um lado, o objetivo era comparar com 2008 e o país não fez parte desse pacote de análise, mas também porque, no caso português, "não é fácil obter as estimativas", devido aos pedidos de regularização que podem estar duplicados, ao abrigo de diferentes soluções jurídicas.

Por isso, "as autoridades portuguesas nunca facilitaram essa documentação", explicou.

No entanto, para o investigador, se fosse feita essa comparação entre 2008 e 2024 os dados deveriam indicar que "a imigração irregular aumentou", já que esse ano era um "período em que a imigração já estava a declinar substancialmente devido ao clima económico" menos favorável.

"Agora se compararmos com 2002", ano em que Portugal viveu um período de expansão económica, esse número de imigrantes ilegais "é semelhante ao que estamos a viver hoje", considerou, recordando que, nesse período, o país "regularizou mais de 180 mil de estrangeiros"

Hoje em dia, a polarização e os movimentos populistas trouxeram o tema dos imigrantes para a agenda, constituindo uma das "principais clivagens políticas" em países como o Reino Unido ou a Hungria.

Contudo, em Portugal, relativamente à legislação do asilo, o investigador considera que "há um grande desfasamento entre o discurso e a realidade, em que a intensidade dos requerimentos é muito, mas mesmo muito pequena".

E mesmo o tema da imigração "não tem o mesmo acolhimento" em Portugal que noutros países, acrescentou João Carvalho.

"Bem sabemos que existem forças políticas apostadas em politizar a imigração, considerando a imigração como um dos principais problemas da Europa", mas em Portugal "esse fenómeno não tem o mesmo nível que nos outros países", segundo os inquérito realizados.

"Apesar de tentarem", esses movimentos populistas "ainda não conseguiram colocar a imigração entre as principais preocupações dos portugueses", afirmou, admitindo que esta é uma tendência que poderá mudar no futuro.

"Não tenho nenhuma bola de cristal", mas "sabemos que, até agora mesmo, as campanhas de mobilização anti-imigração não têm sido muito bem-sucedidas", referiu.


Leia Também: Europeus "não querem muita imigração". É preciso responder a "problema" 

PAIGC: Mais um insulto à nossa consciência colectiva...

Fonte Estamos a Trabalhar

Por: João Bernardo Veira 

Mais uma vez, o putativo candidato do PAIGC às eleições Presidenciais de 2025, colocou o seu nome na lista de candidatos a deputados para continuar a ser deputado nas eleições legislativas de 2024. Aí Deus! Tamanha ganância. 

Mais um insulto à nossa consciência colectiva. Isto é tudo menos racionalidade! E ainda assim, existem pessoas que nos querem fazer acreditar que nós é que estamos errados. Cruzes! Somos contra qualquer congresso extraordinário no seio do PAIGC, porque o partido tem os seus estatutos e devemos respeitá-lo. Contudo, ver um homem a manipular a consciência de todos é de facto insuportável e intolerável. 

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau

NATO inicia manobras nucleares anuais com mais de 60 aeronaves e dois mil militares

 SIC Notícias   

A Aliança Atlântica destacou que está a tomar medidas para garantir a segurança, a eficácia e a credibilidade da sua dissuasão nuclear, por exemplo com o primeiro caça a jato aliado F35A dos Países Baixos, declarado pronto para desempenhar funções nucleares.

A NATO inicia na segunda-feira o seu exercício nuclear anual "Steadfast Noon", manobras que vão durar duas semanas e nas quais participarão mais de 60 aviões e dois mil soldados, sem que seja utilizado armamento real.

Este é um exercício de treino de rotina que ocorre todos os meses de outubro e este ano consistirá principalmente em voos sobre vários países da Europa ocidental, explicou a Aliança Atlântica, da qual Portugal faz parte, em comunicado.

Vão participar militares de oito bases aéreas e treze países aliados vão enviar diferentes tipos de aeronaves, incluindo aviões a jato com capacidade para transportar ogivas nucleares, bombardeiros, escoltas de combate, aeronaves de reabastecimento e aeronaves capazes de realizar reconhecimento e guerra eletrónica.

O exercício deste ano inclui voos principalmente sobre os países anfitriões, Bélgica e Países Baixos, e no espaço aéreo da Dinamarca, do Reino Unido e do mar do Norte.

"A dissuasão nuclear é a pedra basilar da segurança aliada. O Steadfast Noon é um teste importante à dissuasão nuclear da Aliança e envia uma mensagem clara a qualquer adversário de que a NATO protegerá e defenderá todos os aliados", frisou o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, em comunicado.

A NATO destacou que está a tomar medidas para garantir a segurança, a eficácia e a credibilidade da sua dissuasão nuclear, por exemplo com o primeiro caça a jato aliado F35A dos Países Baixos, declarado pronto para desempenhar funções nucleares.

Lembrou ainda que a declaração aprovada pelos aliados na sua recente cimeira em Washington deixa claro que "o objetivo fundamental da capacidade nuclear da NATO é preservar a paz, prevenir a coerção e dissuadir a agressão".

A Aliança Atlântica frisou também que "enquanto existirem armas nucleares, a NATO continuará a ser uma aliança nuclear".

Com LUSA

Leia Também: O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa protestou hoje na embaixada japonesa pela intenção de Tóquio fazer exercícios militares na zona fronteiriça comum, em conjunto com os EUA, programados para final deste mês.

Bissau acolhe, de 06 a 10 Novembro, a 10ª Edição do Salão de Exposição dos Bancos e das Pequenas e Medias Empresas da UEMOA. A caravana económica da região e, dos investidores da Zona de Comércio Livre Continental Africana_ZLECAf e parceiros económicos europeus vão desfrutar das oportunidades de negócios e investimentos na Guiné-Bissau.


Radio Voz Do Povo