segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

GRUPO DOS “15” DEPUTADOS EXPULSOS DO PAIGC ACUSA CEDEAO DE INCENTIVAR GUERRA CICIL NO PAÍS


Soares Sambú, um dos políticos sancionados pela CEDEAO, indignada forma como foram aplicadas as sanções aos dezanove políticos do regime, acusa a organização de instigar guerra civil na Guiné-Bissau.

O deputado expulso do PAIGC adverte a comunidade internacional, sobre futuras consequências, caso se mantiver a mediação do professor, Alfa Conde, presidente da Guiné-Conakry à crise política guineense.

Palavras de Soares Sambú registadas no domingo, durante um encontro de solidariedade prestada, por alguns militantes e simpatizantes do PAIGC do círculo 24 ao grupo dos “Quinze”.

O político deixa claro que, não temem às sanções do bloco sub-regional, por serem injustas e ilegais.

Sambú acusa a atual direção do PAIGC de separação dos militantes, praticando nepotismo no seio dos libertadores, pelo que ameaçou uma resposta merecida, em função às atitudes da liderança do partido.

Notabanca; 12.02.2018

O cão ajudante: Um mecânico percebeu que seu Cachorro não saía de perto dele, enquanto trabalhava. Com isso, ele colocou uma roupa especial no animal e olha só o resultado que ficou o animalzinho. Incrível, alguém precisando de um mecânico ai gente?


Achei Curioso


Sexo

Um marido e mulher visitaram uma quinta. Viram um touro a fazer sexo com uma vaca. 

A mulher perguntou ao gerente da fazenda.
" Quantas vezes um touro faz sexo por dia?"
" 6 vezes por dia."
A mulher olhou para o marido e disse "....

Então, o marido perguntou ao gerente.
" u 6 vezes por dia com a mesma vaca?"
" Não, não, com diferentes vacas todos os dias."
O marido olhou para a sua mulher e disse: " Tu Vês!"

Lovy Marstar Kuve

Mulher de Donald Trump Jr. hospitalizada depois de abrir envelope com pó branco

Vanessa Trump, a mulher do filho mais velho do presidente norte-americano, foi levada para o hospital esta segunda-feira com náuseas depois de ter sido exposta a um pó branco ainda não identificado, com que teve contacto no correio, adianta fonte da polícia nova-iorquina.



Vanessa e duas outras pessoas foram descontaminadas no local por uma equipa de bombeiros e depois trasladadas para um hospital de Nova Iorque, por precaução.

Segundo os meios de comunicação norte-americanos, tanto Vanessa como duas outras pessoas encontram-se bem.

A comunicação social local noticiou que, de momento, não há qualquer indicação de que o envelope continha uma substância perigosa ou um agente biológico.

A antiga modelo mora com Donald Trump Jr. num apartamento na rua 54 de Nova Iorque.

O incidente fez lembrar os ataques com esporos de antraz, nos dias a seguir aos atentados de 11 de setembro de 2001, quando envelopes com a substância foram enviados para os gabinetes de vários políticos e órgãos de comunicação social, fazendo cinco mortos.

Depois de Vanessa Trump e outras duas pessoas terem sido descontaminadas pelos bombeiros, no local, foram levadas para o hospital New York-Presbyterian por precaução, avança a ABC7NY. A identidade dessas duas pessoas não foi divulgada. Sabe-se que o casal tem cinco filhos embora se desconheça se estavam com a mãe no momento do incidente.

As três pessoas não sofreram ferimentos e a substância foi levada para laboratório para ser analisada. Está em curso uma investigação.

24.sapo.pt

Como ainda não entramos no último semestre do mandato do Presidente da República, nem estamos na vigência do estado de sítio ou de emergência, claro está que o Presidente da República pode dissolver a Assembleia Nacional Popular!

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA

Didinho 12.02.2018
Fernando Casimiro

Crise Política


O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, que regressou ao país na última madrugada, num voo comercial proveniente de Lisboa, Portugal, manteve hoje reuniões com o embaixador da Guiné-Bissau em Portugal, Hélder Vaz e com Vítor Madinga, antigo ministro do Comércio.

Tal como aquando da sua deslocação ao estrangeiro, José Mário Vaz não prestou declarações aos jornalistas à chegada ao aeroporto Internacional Osvaldo Vieira. O chefe de Estado realizou uma visita privada de oito dias a Portugal.

José Mário Vaz terá reunido também com o primeiro-ministro, Artur Silva, indicou uma fonte da presidência da República. Todos os encontros decorreram longe dos olhares da imprensa.

Fontes indicam que José Mário Vaz pretende tomar uma decisão face à rejeição de Artur Silva como primeiro-ministro, por parte dos atores políticos, até final desta semana é, para já, não convoca os partidos políticos com assento parlamentar, nem os signatários do Acordo de Conacri.

Braima Darame

ELLEN JOHNSON SIRLEAF VENCE PRÉMIO IBRAHIM

Ellen Johnson Sirleaf vence o Prémio Ibrahim para a Excelência na Liderança Africana de 2017. A ex-presidente da Libéria é elogiada por seus esforços extraordinários e por liderar a recuperação do país após a guerra civil.

O Prémio Ibrahim 2017 para a Excelência na Liderança Africana foi atribuído a Ellen Johnson Sirleaf, ex-presidente da Libéria, anunciou a Fundação Mo Ibrahim anunciou após uma reunião do seu Comité do Prémio independente.

Ellen Johnson Sirleaf, que serviu dois mandatos como presidente da Libéria de 2006 a 2017, é a quinta vencedora do Prémio Ibrahim, que reconhece e comemora a excelência na liderança Africana.

O Prémio Ibrahim tem como objectivo distinguir líderes que, durante o seu mandato, desenvolveram seus países, fortaleceram a democracia e os direitos humanos pelo benefício compartilhado de seus povos, e avançaram o desenvolvimento sustentável.

Na nota de divulgação, o Comité elogiou a liderança excepcional e transformadora de Ellen Johnson Sirleaf, diante de desafios sem precedentes e renovados, para liderar a recuperação da Libéria após muitos anos de uma guerra civil devastadora.

Ao anunciar a decisão, Salim Ahmed Salim, Presidente do Comité do Prémio, disse: “Ellen Johnson Sirleaf tomou o comando da Libéria após o país ter sido completamente destruído pela guerra civil e conduziu um processo de reconciliação concentrado na construção da unidade nacional e de fortes instituições democráticas. Ao longo de seus dois mandatos, ela trabalhou incansavelmente em nome do povo da Libéria. Tal jornada não pode estar sem algumas falhas e, hoje, a Libéria continua a enfrentar muitos desafios. No entanto, durante os seus doze anos no cargo, Ellen Johnson Sirleaf lançou as bases sobre as quais a Libéria pode agora construir um futuro melhor”.

Ellen Johnson Sirleaf tornou-se presidente da Libéria no dia 16 de Janeiro de 2006, depois de vencer as eleições nacionais de 2005. Serviu o seu primeiro mandato 2006-11 e foi reeleita com sucesso por um segundo mandato, 2012-17. Desde 2006, a Libéria é o único país a melhorar em todas as categorias e subcategorias do Índice Ibrahim de Governança Africana. Isso levou a Libéria a subir dez lugares na classificação geral do Índice durante esse período.

Durante os seus doze anos de liderança, Ellen Johnson Sirleaf lançou as bases sobre as quais a Libéria pode agora construir um futuro melhor. No processo, restaurou a dignidade e o orgulho dos liberianos em seu país. Durante a sua presidência, manteve-se firme e determinada para ter êxito em nome do povo da Libéria. De 2006 a 2014, antes da crise do Ébola ter atingido o país, a economia da Libéria cresceu a uma taxa anual média de mais de 7%.

Ellen Johnson Sirleaf enfrentou a prisão, o exílio e risco pessoal no caminho até à liderança, e ainda perseverou em sua demanda por um governo honesto para o seu povo. Ela corajosamente abraçou oponentes e lutou por mudanças geracionais, e abriu o caminho para o seu sucessor seguir a recuperação. As duas conquistas inspiraram e deram confiança a milhões de mulheres no serviço público. Além da sua liderança na Libéria, ela sempre foi uma campeã para a África.

O seu sucesso é o sucesso da África e o testemunho do poder de uma liderança excepcional. Hoje, Ellen Johnson Sirleaf pode orgulhar-se desta vitória, como destinatária do Prémio Ibrahim 2017 para a Excelência na Liderança Africana.

Ao ouvir o resultado das deliberações do Comité do Prémio, Mo Ibrahim disse: “Estou satisfeito que o Comité do Prémio tenha decidido fazer de Ellen Johnson Sirleaf a laureada do Prémio Ibrahim. Em circunstâncias muito difíceis, ela ajudou a guiar sua nação para um futuro pacífico e próspero, e preparou o caminho para seu sucessor seguir. Estou orgulhoso de ver a primeira mulher Laureada Ibrahim e espero que Ellen Johnson Sirleaf continue a inspirar mulheres na África e além”.

Ellen Johnson Sirleaf junta-se a Hifikepunye Pohamba da Namíbia (2014), Pedro Pires de Cabo Verde (2011), Festus Mogae do Botswana (2008) e Joaquim Chissano de Moçambique (2007) como Laureada do Prémio Ibrahim. Nelson Mandela foi nomeado o Laureado Honorário inaugural em 2007.

O Prémio Ibrahim é um prémio de US$ 5 milhões pago ao longo de dez anos e US$ 200.000 anualmente. A Fundação Mo Ibrahim considerará a concessão de mais US $ 200.000 por ano por dez anos para actividades de interesse público e boas causas adoptadas pelo Laureado Ibrahim.

Os candidatos ao Prémio Ibrahim são todos ex-chefes executivos de estado ou governo africanos que deixaram o cargo nos últimos três anos, tendo sido democraticamente eleitos e que cumpriram seu termo constitucionalmente mandatado.

jornalf8.net

MUNDO PERU - Lina, a menina que deu à luz aos 5 anos, é a mãe mais jovem da história

Lina tem hoje em dia 84 anos e o seu filho Gerardo morreu há 39 anos.

© Reprodução

Lina Medina apareceu num hospital peruano, em 1939, grávida de oito meses. Poderia ser mais uma história de uma gravidez não desejada em tempos difíceis, não fosse o facto de esta mãe ter apenas cinco anos e seis meses, conforme foi confirmado pelo médico que a atendeu. Era o início da história mediática da mãe mais jovem do mundo.

José Sandoval, ginecologista, é o biógrafo de Lina Medina, que publica agora a história da sua vida de forma alargada, conforme explica o El Mundo. ‘Madre a los cinco años’ descreve o percurso da peruana desde a sua infância à gravidez inusitada, passando por todas as dificuldades que daí advieram.

Natural de Antacancha, no interior do Peru, ninguém sabia dizer o que se passaria com aquela criança, que passou inclusive por xamãs para tentar determinar a causa do crescimento do seu ventre. Sem respostas possíveis, o pai de Lina e um dos seus irmãos (eram nove) decidiram levá-la ao hospital, onde foi confirmada a gravidez para estupefação dos médicos.

Corria o mês de abril de 1939 e a notícia depressa correu o país. O pai e os cinco irmãos varões de Lina foram detidos e interrogados, mas sem se chegar a um culpado. A menina recusava-se a dizer quem era o pai do bebé que carregava e não havia como provar a paternidade.

À esquerda, Lina com nove meses de gravidez. À direita, Lina com o seu filho, Gerardo, quando eram coqueluche dos meios de comunicação social.
© Reprodução

A 11 de maio de 1939, Lina foi submetida a uma cesariana e nasceu um menino com 2,7 quilos e 48 centímetros. Ficou entregue aos cuidados das enfermeiras do hospital, uma vez que Lina era demasiado nova para a responsabilidade e preferia brincar.

Lina ainda no hospital, com o filho ao colo. A menina ainda tinha dentes de leite quando deu à luz
© Reprodução

O cirurgião que fez o parto da menina retirou uma amostra dos ovários para perceber como foi possível aquela gravidez e confirmou que Lina sofria de puberdade precoce, ou seja, o seu útero era o de uma mulher adulta.

Gerardo, o filho, nome dado em homenagem ao médico que a operou, tinha apenas cinco anos de diferença da mãe. A história dos dois não viria a terminar feliz. Sempre viveram em dificuldades, apesar do interesse público na sua história (os apoios e doações cessaram, a dada altura), e Gerardo acabaria por se tornar alcoólico. Morreu aos 40 anos, em 1979.

Última fotografia conhecida de Lina, tirada em 2002.
© Reprodução

Lina, que tinha voltado a casar e a ter outro filho, aos 38 anos, acabou por ficar viúva em 2009. Hoje tem 84 anos e mora em Pisco, a sua cidade natal, com familiares. Durante a sua vida, teve algumas ofertas de pequenas fortunas para contar quem era o pai de Gerardo, quem a engravidou com apenas cinco anos, mas nunca contou.

Notícias ao Minuto

Guiné-Bissau: Polícia proíbe vigília frente à embaixada do Senegal

Controlo fronteiriço em Mpack, entre a Guiné-Bissau e o Senegal

JULIEN TACK / AFP

A polícia da Guiné-Bissau proibiu, esta segunda-feira, uma vigília junto à embaixada do Senegal. O protesto era promovido pelo grupo Cidadãos Inconformados e visava denunciar os assassínios de cidadãos guineenses nas regiões fronteiriças entre os dois países.

Os Cidadãos Inconformados tinham previsto para hoje uma vigília diante da embaixada do Senegal, em Bissau, para demonstrar o seu repúdio pelas mortes de cidadãos guineenses por elementos das autoridades senegalesas.

O último caso remonta a sexta-feira, quando uma caravana de cidadãos guineenses foi atacada, alegadamente, pela polícia fronteiriça. Pelo menos um homem guineense foi morto.

Antes, no mês de janeiro, três madeireiros guineenses foram mortos, alegadamente, por rebeldes senegaleses, nas matas de Bofa, da aldeia de Boutoupa Camarakunda, próximo da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal.

Na sequência dos incidentes da semana passada, o primeiro-ministro indigitado, Artur Silva, pediu ao ministro do Interior do Governo demissionário, Botche Candé, "toda a informação" sobre o sucedido. Por seu lado, a Liga Guineense dos Direitos Humanos, exigiu "total esclarecimento" das autoridades de Bissau sobre os contornos do incidente.

RFI

O contrato de Ronaldinho Gaúcho com a Coca-Cola, foi anulado depois que o jogador foi visto bebendo Pepsi em uma coletiva de imprensa.


Achei Curioso


Crise Politica - Sanções contra Guiné-Bissau terminam com aplicação de Acordo de Conacri, diz CEDEAO


Bissau, 12 Fev 18 (ANG)  - As sanções infligidas à Guiné Bissau terminarão tão logo que o Acordo de Conakry seja aplicado, segundo o presidente cessante da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Marcel Alain de Souza.

Segundo um comunicado da Presidência do Burkina Faso, divulgado sexta-feira última, De Souza manteve estas declarações no termo duma audiência um dia antes com o Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré.

O presidente da Comissão da CEDEAO indicou que sanções foram tomadas contra personalidades da Guiné Bissau e que "estas sanções terminarão quando o Acordo de Conakry for aplicado".

Pronunciando-se sobre a Missão de Manutenção da Paz neste país, de Souza indicou que "isto custa-nos excessivamente caro, mas não temos resultados. É um sacrifício que está a ser feito mantendo-os (elementos desta missão) lá, numa altura em que o Burkina Faso conhece também problemas de seguranças".

De Souza fazia referência aos diferentes contingentes que o Burkina Faso desdobrou na Guiné Bissau no quadro das operações de manutenção da paz, enquanto o próprio país é, desde 2015, alvo de ataques terroristas, nomeadamente na sua parte do norte.

ANG/Panapress

4 míninos que panhado através de agentes de Guarda Nacional quê ta tadja djentes cu facas, pa roba dinheiro, telefones e outros coisas inda quê pudi na bu mon.


Duarte Iala

QUEM AGUENTARIA ESSA SELVAGERIA DO pedjece?


Quem aguentaria um bando de criminosos e malfeitores que, à luz do dia ousa desrespeitar o acórdão de STJ 
- que ousa bloquear ANP 
- que expulsa deputados da Nação 
- que nega acatar um acordo que ele mesmo assinou, etc etc?

Quem seria capaz de aguentar uma quadrilha dos indisciplinados desse calibre?

Só um detalhe: mesmo com esses sucessivos desacatos, não há uma instituição capaz de tratá-lo. Alguém viu uma medida judicial contra essas atrocidades do pedjece?

Acham isso fácil para Jomav? Seus covardes pah!

Quem desiste dessa luta que o Jomav ousou enfrentar não passa de um covarde anti-patriota. O negócio aqui não é defender Jomav, mas sim salvar a Nação que é de todos nós. 

Pedjece é um partido que não tem medo da justiça, muito menos do povo; - ele pode cometer mil atrocidades, e você uma (1), quem sofre mais com as sanções é você, ele não. Isso virou cultura/rotina na Guiné-Bissau. 

Acham isso fácil de dia para noite, e por uma pessoa só? Numa sociedade em que a justiça não faz o seu trabalho, esse tipo de luta é desencadeada paulatinamente, minha gente!

É bom deixar bem claro aqui, Presidente da República falhou em várias ocasiões, mas aquilo foi no sentido de salvar a sua imagem e a imagem do país, enquanto o pedjece aproveitando perfeitamente dessas tolerâncias do PR. Isso na verdade desgastou o PR, mas não deve ser o motivo para abandonar o projeto de salvação Nacional.

Sejam homens e parem com essa viadagem barata - mostrem garras de grandes combatentes!

O pedjece tem de perder essa batalha, seja qual for o sacrifício que ocasione!

Àqueles que estão conscientes da situação, aqui vai o meu apertado abraço de grandes guerreiros!

#Estamos juntos!

Fonte: Abel Djassi

Comunicado da CEDEAO na sequência da violência pós-eleitoral na Guinea Conakry

11/02/2018

O Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) acompanha com grande interesse o processo eleitoral em curso na Guiné, que com a realização das eleições autárquicas a 4 de fevereiro de 2018, consagra os novos eleitos municipais.

O Presidente da Comissão congratula-se com a conduta pacífica das eleições. No entanto, o Presidente da Comissão está preocupado com a evolução recente da situação na Guiné, caracterizada por fortes tensões e violência que causaram a perda de vidas e feridos.

Esta violência pós-eleitoral prejudica a paz e a tranquilidade que prevalecem no país e na região.

O Presidente da Comissão convida os partidos políticos e os candidatos independentes e os seus apoiantes a absterem-se de qualquer recurso à violência e a favorecerem os canais de diálogo e de recursos pacíficos previstos e definidos pelas disposições jurídicas em vigor.

O Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condena veementemente esta expansão da violência, deseja uma rápida recuperação aos feridos e expressa sua compaixão e solidariedade para com as famílias enlutadas, o Governo e o povo da Guiné. 

O Presidente da Comissão da CEDEAO

Marcel A. da SOUZA

ecowas.int

O choro é a forma que seu corpo encontra de expressar a dor que você carrega e não consegue explicar.


Fatos Desconhecidos

GUINE BISSAU: CEDEAO ACENTUA A DIVISÃO INTERNA ENTRE OS GUINEENSES AO FORJAR OU ADOTAR UMA SANÇÃO TENDENCIOSA CONTRA ALGUNS CIDADÃOS. CURIOSAMENTE AS SANÇÕES INJUSTAS VISARAM APENAS O GRUPO DOS 15 PERSEGUIDOS E EXPULSOS DO PAIGC DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, BEM ASSIM DE CIDADÃOS QUE APOIAM O PRESIDENTE JOMAV, INCLUINDO O SEU PRIMOGÊNITO..

ENQUANTO ISSO, NOS PAÍSES DOS DITOS MEDIADORES VIVEM-SE A FERRO E FOGO COM AS RESPECTIVAS POPULAÇÕES DE CONACRY E DE TOGO A NÃO DAREM TRÉGUAS AO ABUSO DE PODER VINDOS DOS RESPECTIVOS PRESIDENTES, QUE MUITOS CARACTERIZAM DE TIRANOS.


O CASO DE TOGO É UMA ABERRAÇÃO EM QUE O PRESIDENTE FAURE GNASSIMBÉ TEM VINDO A SER VIVAMENTE CONTESTADO:

Presidente de Togo: FAURE GNASSINGBÉ







LAMENTAVELMENTE A CEDEAO NÃO DIZ NADA SOBRE TOGO E NEM SOBRE CONACRY, CUJOS PRESIDENTES SÃO MAIS QUE DITADORES - TIRANOS, SOMANDO CADA UM DELES DEZENAS DE MORTES NAS MANIFESTAÇÕES. UMA ABERRAÇÃO.

NESTES PAÍSES ESTES IMPOSTORES VIOLAM OS DIREITOS HUMANOS SEM CONSEQUÊNCIAS E QUEREM IMPINGIR A GUINE BISSAU A MORALIDADE DEMOCRÁTICA COISA QUE NENHUM DELES TEM.

NO TOGO ASSASSINATOS E DESRESPEITO PELA VIDA HUMANA SÃO NOTÓRIOS, POIS QUE EM CADA MANIFESTAÇÃO CONTAM-SE NÚMEROS DE MORTOS E DESAPARECIDOS ENTRE OS CIVIS E POLICIAIS.

CONTUDO, A CEDEAO DORME, PORQUE ESTÁ INDIFERENTE AO QUE PASSA NO TOGO E EM CONACRY.


NESTE PARTICULAR, DURANTE A SEMANA PASSADA TAMBÉM FORAM  PERPETRADAS ATROCIDADES NA GUINE CONACRY, ONDE O PRESIDENTE ALFA CONDÉ QUER A TUDO CUSTO VIRAR OS RESULTADOS DAS VOTAÇÕES QUE SE FIZERAM NAS REGIÕES E PROVINCIAS DE LAGUINE.




Fonte: Ditaduradoprogresso.blogspot.sn

Bill Gates to attend wedding of Dangote's daughter


World billionaire Bill Gates has reportedly confirmed he will attend the wedding of the daughter of Africa's richest man, Aliko Dangote 

Dangote's daughter, Fatima, is set to marry Jamil, the son of a former Inspector General of Nigeria, M.D. Abubakar in March.

Five presidents from around the world are also expected to attend the wedding 

One of the daughters of Africa's richest man, Aliko Dangote, will reportedly get hitched somewhere in March 2018. 

Fatima Dangote, the reports suggest, is marrying her pilot boyfriend, Jamil who is the son of a former Inspector General (IG) of Police, M.D. Abubakar. 

The wedding, expected to come up at the Eko Hotels and Suites in Lagos will bring together many high profile persons in Nigeria and from around the world. 

Among the list of prominent guests scheduled to the attend the wedding is famous world billionaire, Bill Gates. 

The Microsoft boss, according to reports in the Nigerian media, has confirmed he would be attending the wedding. 

Apart from Mr Gates, about five presidents from around the world are also expected to attend the grand ceremony. 

All the past presidents of Nigeria are also billed to attend. 

Jamil is a Kingston University-trained Computing Information Systems and Multimedia graduate who currently works as with Elite Airwings. 

Fatima, on the other hand, is the head of a confectionery enterprise, the Cupcake Factory. 

NAIJ.com