sábado, 13 de novembro de 2021
5 COISAS QUE VOCÊ NUNCA DEVE CONTAR PARA NINGUÉM
Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Portuguesa Sua Excelência, Almirante António Silva Ribeiro, foi recebido hoje, 13-11-21, pelo Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Tenente General Sandji Fati.
Os dois, estiveram reunidos à porta-fechada no gabinete do Ministro, depois, seguiram-se à sala da reuniões de mesmo Ministério.
A visita enquadra-se no âmbito de 57º aniversário das Forças Armadas Guineenses, que terá lugar 16-11-21.
O encontro visa estreitar a cooperação técnica militar entre os dois países, no final, registou-se a troca de presentes.
Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria
Declaração Política! - Após ao seu Regresso a Bissau, Umaro Sissoco Embaló faz declaração política face às situações de Aeronave e de Drogas;
CANAL FALADEPAPAGAIO / Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional
Leia Também:
Guiné-Bissau: PR presta esclarecimentos sobre caso do avião retido na capital
Texto por: Mussá Baldé RFI
Vindo de França, onde esteve em visita de trabalho nos últimos três dias, o Presidente Umaro Sissoco Embaló abordou com os jornalistas o caso do avião, um Airbus A340 retido pelo Governo, no aeroporto de Bissau, desde a semana passada.
O Presidente Embaló disse que não se passa nada e que tudo isso é uma tentativa daqueles que não querem combater a droga na Guiné-Bissau. As palavras do chefe de Estado deixaram transparecer um claro mal-estar entre ele e o primeiro-ministro, Nuno Nabiam.
Segundo o Presidente Umaro Sissoco Embaló, o avião retido pelo governo desde o dia 29 não tem nada de anormal. O avião pertence a uma empresa internacional que pretende instalar-se em Bissau para se ocupar da manutenção de aeronaves.
O Presidente disse que, na sua opinião, o avião não está retido porque se desse ordens ao ministro da Defesa nesse sentido, ele iria mandar soltar o avião e lembrou que ele é o Comandante Supremo das Forças Armadas.
O chefe de Estado afirmou ainda que todo este suposto caso de desavenças com o primeiro-ministro, Nuno Nabiam, alguém que ordenou a retenção do avião, deve-se ao tráfico de droga na Guiné-Bissau, um fenómeno que disse estar a combater.
Na semana passada, a Polícia Judiciária guineense despoletou uma operação de apreensão da droga, em que se fala em cerca de uma tonelada do produto ilícito que teria entrado na Guiné-Bissau a partir de uma rede internacional, com ramificações na Bolívia.
O Presidente disse que as pessoas querem desviar as atenções deste caso da droga com o avião da polémica. Umaro Sissoco Embaló prometeu tomar uma decisão sobre este e outros casos no próximo dia 17.
Quanto à sua relação com o primeiro-ministro, Nabiam, o chefe de Estado lembrou que foi ele quem o nomeou no cargo, que aquele não ganhou as eleições e que se um dia não o quiser lá, demite-o.
Ato Contínuo/Paris-França! - (...), sobre ato Solene em Paris, nas comemorações do 75° da Organização das Nações Unidas para a Ciência Educação e Cultura (UNESCO);
(...), segunda parte, sobre ato Solene em Paris, nas comemorações do 75° da Organização das Nações Unidas para a Ciência Educação e Cultura (UNESCO);👇
13 de Novembro 2021.
VISITA DE TRABALHO A CUMERE
Ministério da Defesa Nacional e Combatentes da Liberdade da Pátria
O Vice Primeiro-Ministro, Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Coordenador Para a Área Económica Sua Excelência, Engº Soares Sambu, chefiou uma delegação que integram Sua Excelência Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Tenente General Sandji Fati, Brigadeiro General Fernando Infade Director Geral da Logística e das Infraestruturas, Coronel Mama Djaquite Inspetor Geral do Ministério da Defesa e outros dirigentes do Ministério supracitado, deslocaram-se neste sábado 13-11-21 a CUMERE.
O objetivo da visita, era constatar in-loco o estado da reabilitação das obras nesse Centro de Formação Militar.
Após terem percorrido todas as casernas em reabilitação, os dois governantes ficaram regozijos pelo que viram e ouviram dos engenheiros.
Foi notório a execução de 75% de trabalho, isto, significa que, se tudo correr como previsto, o Centro será inaugurado no primeiro trimestre do próximo ano.
O Governo, através do Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, comunica aos Funcionários Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado e entidades Privadas de que dia 16 de Novembro, Terça-feira, é concedido Tolerância do Ponto em virtude do supra citado.
Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social
Por motivo das comemorações do Aniversário da Independência Nacional e Dia das Forças Armadas respectivamente.
O Governo, através do Ministério da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, comunica aos Funcionários Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado e entidades Privadas de que dia 16 de Novembro, Terça-feira, é concedido Tolerância do Ponto em virtude do supra citado.👇
ENTREVISTA À TGB ALUSIVA A 16 DE NOVEMBRO I PARTE, II PARTE & III PARTE
Tenente General Sandji Fati, Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, concedeu uma entrevista à TGB alusiva a comemoração de 57º aniversário da FARP.