segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

No Comment!!!

 @Tagme Bideua

Osvaldo é um ditador!!... É claro que não sou nenhum ditador, como também não sou nenhum palhaço para animar os desesperados da diáspora nas redes sociais!

Que acreditam estar nessa luta cegamente para alcançar uma quantidade enorme de fortuna material através dessa quadrilha crônica e, especializada em furtos e roubos nos cofres públicos há décadas na Guiné- Bissau. 

Há anos que todos pensavam que o seu impostor profeta (DSP) era intocável! Agora tornou-se muito pesado o fardo da realidade que era inevitável de o Domingos Simões Pereira na prisão! O gajote vai passar Natal e fim de ano na cadeia. 

Também era de esperar pois um anarquista e fomentador-mor da desordem finalmente na prisão fez com que seus discípulos estejam sem norte e nem beira para onde caírem!

(((Osvaldo defendeu os militares, porque é um ditador, ouvi dizer que até na sua Tabanca ninguém lhe votou, mas o seu dia vai chegar))).

Guineenses, o meu Dia vai chegar SIM,

será que não é comentário de um Paigcista que neste momento está muito furioso? Furioso não mas sim, amargurado e desesperado! 

Irmãos e irmãs, defendo SIM os militares em defesa da nossa Soberania nacional, não sou responsável pela interrupção forçada do processo eleitoral e a negação da vontade popular, como também, não aceito sondagens mediáticas que (missões internacionais) e o autoproclamado vencedor Fernado Dias Da Costa estão a tentar instigar. 

Quer dizer o Osvaldo é responsável pela interrupção ilegal do processo eleitoral, e a suspensão brutal da normalidade Constitucional na Guiné- Bissau?! 

Não recebi votos no meu CE, se calhar a pessoa com essa afirmação estúpida deve ter sido quem vigiou o processo eleitoral em todas mesas desse meu Círculo mas, em caso contrário deve ser mais um dos desesperados paigcistas!

Saibam que sou um cidadão que se destaca pela minha bondade e lealdade ao meu país. Num momento de crise, de instabilidade, de insegurança, só peço Alá que me abençoe com bênçãos e as suas graças.

Quando é visível uma ameaça a integridade territorial, é claro que as forças armadas se impõem na defesa da Soberania nacional e da Constituição da República, cuja o objetivo PRINCIPAL é RESTAURAÇÃO da Ordem Constitucional e da segurança nacional. 

Concluindo: enquanto um democrata viceral que eu sou, expresso a minha solidariedade para com os prisioneiros corruptos. 

Eu não advogo prisão arbitrária seja de quem for até ao ponto de agir de forma irresponsável para legítimar um golpe ou não, falei isso como um simples comentário contra fanáticos Paigcistas. 

Só sei que num Estado de direito Democrático, qualquer cidadão chamado pela justiça sem dúvida que deve expor à disposição de justiça, caso contrário, eu defendo que tal cidadão pode e deve ser SIM efetivamente preso ilegalmente, isto é, mesmo no exercício das suas funções é absolutamente aceitável na minha opinião, porque o inaceitável é ver um homem firmemente corrupto negar responder a justiça anos e anos e mesmo assim fala em nome da justiça, direito, democracia e Estado democrático de direito, isso não só não é correcto mas como também não é tolerável, portanto alguém deve agir mesmo não agir com legalidade e transparência do dito devido processo legal. Cabe o seu advogado ajudar fiscalizar, questionar e pedir esclarecimento ao estado e não atacar o Osvaldo, pois porque não sou culpado de nada. 

Não aconteceu usurpação da vontade popular, pois aconteceu aquilo que as forças armadas fizeram, e isso não significa usurpação, outra coisa é, o poder legítimo e democrático conferido pelo voto soberano do nosso povo amado e querido nas urnas, só é válido quando a CNE proclamar o vencedor com resultados eleitorais conclusivos, e não com base numa projeção ou legitimidade da comunidade internacional. 

A vitória do autoproclamado vencedor candidato não é reconhecida pela CNE e muito menos pelo povo Guineense, talvez é reconhecida e fundamentada pelas atas que Paigcistas fabricaram longe das mesas de voto. 

Só e só a CNE compete exclusivamente divulgar a expressão direta da soberania popular, e mais ninguém tão pouco a ONU tem essa competência. 

Neste mundo, cada um de nós deve aceitar abraçar consequência perfeita da sua irresponsabilidade. 

Por  Juvenal Cabi Na Una.

MNE israelita convida judeus a irem para Israel: "Regressem a casa"... Jerusalém, Israel, 21 dez 2025 (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita apelou hoje aos judeus dos países ocidentais para se mudarem para Israel, a fim de escaparem ao crescente antissemitismo, uma semana após o ataque a uma cerimónia judaica em Sydney, provocando 15 mortos.

Por LUSA

"Os judeus têm o direito de viver em segurança em qualquer lugar. Mas, vemos e compreendemos plenamente o que está a acontecer e temos alguma experiência histórica. Hoje, os judeus estão a ser perseguidos em todo o mundo", disse Gideon Saar, durante uma cerimónia pública de acendimento de velas que assinalou o último dia da celebração judaica 'Hanukkah'.

O político israelita, na cerimónia que contou com a presença de líderes de comunidades e organizações judaicas de todo o mundo, convocou os judeus de Inglaterra, França, Austrália, Canadá e da Bélgica para que se desloquem "à Terra de Israel" e "regressem a casa".

Desde o início da guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque do grupo islamista Hamas contra Israel, em 07 de outubro de 2023, que os líderes israelitas têm denunciado um ressurgimento do antissemitismo nos países ocidentais e acusado os seus governos de não fazerem o suficiente para o conter.

Na terça-feira, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu instou os países ocidentais a "combaterem o antissemitismo e a garantirem a segurança" dos judeus.

Duas pessoas dispararam contra uma multidão que festejava o 'Hanukkah' na praia Bondi, junto a Sydney, que a polícia australiana classificou como "ato terrorista" contra a comunidade judaica e resultou em 15 mortos e 29 feridos.

Em outubro, Saar acusou as autoridades britânicas de não terem agido para conter uma "onda tóxica de antissemitismo" após um ataque em frente a uma sinagoga em Manchester no 'Yom Kippur', o dia mais sagrado do calendário judaico, no qual duas pessoas foram mortas e quatro ficaram feridas.

De acordo com a Lei do Retorno de Israel, de 1950, qualquer judeu no mundo tem o direito de obter a cidadania israelita, aplicando-se a pessoas com pelo menos um avô ou avó judeus.

O Hamas fez cerca de 1.200 mortos e tomou 251 reféns nos ataques terroristas de outubro de 2023 e a ofensiva militar de retaliação de Israel sobre a Faixa de Gaza provocou mais de 70 mil vítimas mortais, na sua maioria civis, crianças e mulheres.


Leia Também: Imprensa internacional elogia ultimato a Israel sobre acesso a Gaza

A Associação de Imprensa Estrangeira em Jerusalém saudou hoje o prazo de 04 de janeiro, estabelecido pelo Supremo Tribunal de Israel, para o Governo israelita tomar uma decisão sobre o acesso da imprensa internacional à Faixa de Gaza.