domingo, 25 de outubro de 2020

Security Operatives Parade Looters In Osun

Security operatives have on Saturday evening paraded suspected looters who were seen with different goods and food items belonging to private businesses and government within Osun state.







Native Reporters

Guine Conacry - Mensagem do Cellou Dalien Diallo candidato de UFDG

🌳 VAMOS TRAVAR ISTO ANTES QUE SEJA TARDE🌳 - ... Movimento Contra Devastação Florestal na Guiné-Bissau


🌳 VAMOS TRAVAR ISTO ANTES QUE SEJA TARDE🌳

631 PESSOAS JÁ ASSINARAM A PETIÇÃO EM 2 DIAS A PETIÇÃO CONTRA O DECRETO DO GOVERNO GUINEENSE DE AUTORIZAR NOVAMENTE CORTES DE ÁRVORES NA GUINÉ-BISSAU . AJUDE-NOS A CHEGAR 1000 ASSINATURAS AINDA HOJE PARA QUE A SUA VOZ SEJA ENTREGUE AMANHÃ NA PRESIDÊNCIA DE REPÚBLICA, ASSEMBLÉIA NACIONAL POPULAR E ORGANISMOS INTERNACIONAIS DE DEFESA AMBIENTAL...

É simples...em 2 minutos fazes isso, clique no link, quando abrir prenche o teu nome, email e carregue no botão assinar👇🏿

https://secure.avaaz.org/.../presidente_de_republica.../...

Fonte: Movimento Contra Devastação Florestal na Guiné-Bissau

Na China, muitas pessoas preferem matar um pedestre ao atropelá-lo do que deixá-lo vivo. Isso se deve porque, se você somente atropelar alguém, e a pessoa viver, você será obrigada a pagar todas as despesas médicas da pessoa até a morte dela. Se você acabar matando alguém em um acidente de trânsito paga somente uma multa. Devido à essas leis, muitas pessoas que participaram em um acidente acabam dando ré e matando o outro indivíduo.

 Fatos Desconhecidos 

Palliatives In Warehouses Is Evidence My Dad Isn’t Nigeria’s Problem - Buhari’s daughter

#EndSARS #ENDSARSNOW  #palliative

Native Reporters


Por Fernando Casimiro

Quando o Estado é politizado numa vertente político-partidário, de quem governa e detém os poderes, do Poder do Estado, a Dignidade da Pessoa Humana corre o risco de estar em causa face às tentações de uma realidade de conveniência entre a sobrevivência e a morte, com Dignidade ou sem ela, conforme o carácter que define o interessado, entre o conformismo e o inconformismo; entre a bajulação e o repúdio, das suas acções, enquanto ser humano, disposto, ou não, a compactuar com a manipulação/instrumentalização de consciência, a troco da sua Dignidade, o Bem Mais Precioso da Pessoa Humana...

Didinho 25.10.2020

Angola - Jornalistas agredidos por polícias em Luanda foram obrigados a apagar imagens


Lusa  
25.10.2020

Seis jornalistas foram detidos em manifestação, segundo o Sindicato dos Jornalistas de Angola.

Dois jornalistas da agência noticiosa francesa AFP queixaram-se hoje de ter sido agredidos pela polícia quando faziam a cobertura de uma manifestação em Luanda e afirmaram ter sido obrigados a apagar as imagens.

Em declarações à Lusa, o fotógrafo Osvaldo Silva contou que foi espancado e agredido com cassetetes, tendo-lhe sido retirado o telemóvel, apesar de se ter identificado como repórter.

"Eu estava no chão, começaram a bater e eu disse que era jornalista, mas não quiseram saber", relatou.

Osvaldo Silva disse que tinha uma credencial, atestando que era jornalista, mas que a mesma foi "arrancada" pela polícia, que o coagiu também a apagar as imagens do cartão da máquina fotográfica.

"Fiz um esforço grande, agarrei-me à câmara e como tinha um outro cartão, troquei", explicou o fotógrafo, acrescentando que foi levado a uma esquadra e libertado algum tempo depois.

Um outro jornalista da AFP, Jorge Simba, disse à Lusa que foi obrigado a apagar as imagens e impedido de fazer a cobertura da manifestação.

"Se nós estamos credenciados como jornalistas, estamos autorizados a cobrir todos os eventos. O meu trabalho é esse, fazer a recolha das imagens para mostrar o que estava a constatar e fiquei sem nada", criticou.

Jorge Simba lamentou a atuação da polícia, que reprimiu fortemente a manifestação, com recurso a cavalaria, brigadas caninas e gás lacrimogéneo, e sublinhou que a polícia devia garantir a segurança dos jornalistas em vez de tentar travar o seu trabalho.

A manifestação terá resultado em cerca de 40 detidos, segundo o deputado da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) Nelito Ekukuiu.

A Lusa pediu esclarecimentos à polícia sobre as detenções, até agora sem resposta.

A direção do Sindicato dos Jornalistas vai reunir-se e tomar posição sobre o assunto, segundo o presidente do órgão, Teixeira Cândido.

No total, foram detidos seis jornalistas, segundo o sindicato.

A marcha, convocada por ativistas da sociedade civil, contou com a adesão da UNITA e outras forças da oposição e visava reivindicar melhores condições de vida, mais emprego e a realização das primeiras eleições autárquicas em Angola.

#DENÚNCIA!! AGRESSÃO POLICIAL DEIXA A JOVEM COM CONTUSÃO VERTEBRAL!


Por AJPDH  

Um agente da corporação da Guarda Nacional  agrediu uma jovem estudante de vinte e quatro anos de idade (24), no passado dia 21 de outubro. O incidente ocorreu na primeira passadeira aérea, no sentido "Chapa de Bissau a Centro de Cidade (PRAÇA)".

Circunstâncias: encerramento de uma das vias da Av. Combatentes de Liberdade da Pátria, na sequência da visita do Presidente da República da Gâmbia ao país.

A jovem estudante de 24 anos, impedida de atravessar pela passadeira normal (da terra), aliás como foi para todos os pedestres, quase durante todo o dia, ela, de caminho para a Universidade Lusófona da Guiné-Bissau, no momento atrasada, pois não havia acesso fácil ao transporte, tentou atravessar pela passadeira aérea, mas como havia controlo para evitar o excesso de pessoas ao mesmo tempo na passadeira, ela dirigiu -se a um dos agentes da Guarda Nacional de forma cortês e pediu-lhe que a permitisse a passagem, uma vez que se seguia e que já estava atrasada em relação à hora de entrada na Universidade. 

Em resposta, o agente, aparentemente irritado, por, alegadamente ter perdido o controlo de muitas pessoas que escapavam às ordens de não passar em multidão, agarrou logo a mão da jovem, com intenções de travá-la e, foi por alguns minutos. 

Insatisfeita, como qualquer um/a na mesma circunstância, a jovem exigiu que a soltasse, alertando ao agente que "aquilo seria uma agressão", pior, impedindo-a passar.

A reação terá sido encarrada pelo agente como uma falta de respeito, pelo que, conforme a vítima o agente desferiu insultos "n'na findiu ka***a".

Ato contínuo, a jovem disse-lhe que, com aquele comportamento, estaria a abusar-se de poder. 

O agente respondeu: "...se falas do abuso do poder, então, é agora que vais saber o que significa em prática..."

E, logo de seguida, carregou sobre a jovem, empurrando-a com duas mãos e, em consequência, a jovem saiu do segundo degrau da passadeira e foi parar ao chão, tendo perdido a consciência por alguns minutos, sorte teve, pois as pessoas que assistiam ao cenário a ajudaram a recuperar.

Como consequência da agressão e segundo o relatório médico que a AJPDH teve acesso, a jovem ficou com contusão a nível de vértebras lombar moderada, devendo ficar 15 dias em repouso, com a possibilidade de, em caso de se voltar a sentir dores, ser obrigada a ir para o estrangeiro a procura de melhores tramentos.

E ela ainda ficou com dores e dificuldades de mobilidade.

Perante a patente atitude grosseira e deselegante da parte de polícia (com a capa de autoridade) para com a jovem em causa, a Associação Juvenil para Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (AJPDH), através da Direção Executiva, e particularmente o Departamento de Seguimento dos casos de violação dos Direitos Humanos,  feita a deligência e concerta a posição, delelibera:

1 - Condenar qualquer atitude ou comportamento da parte dos agentes da força de ordem que põe em causa os direitos humanos;

2 - Qualificar de "deselegância profissional, insuficiência, se não a falta de preparação e qualificação técnica da boa parte dos agentes da força de ordem, particularmente, neste caso, da Guarda Nacional;

3 - Exigir a responsabilização civil do Estado, assim como a disciplinar;

4 -Transmitir o sentimento de profunda revolta e, ao mesmo tempo solidarizar-se com a vítima;

5 - Encorajar a vítima a prosseguir para a justiça que AJPDH está do seu lado.

#PELOS_DIREITOS_HUMANOS_LUTAMOS

                       Vladimir Victorino Gomes

                                / O Presidente /

Bissau, 23 de outubro de 2020


Causa e Efeito - Abate descontrolado e desmatação da floresta da Guiné e Memorial da escravatura em Cacheu


RTP Africa / Radio Bantaba

Horário de inverno. Relógios atrasam uma hora na próxima madrugada


MadreMedia / Lusa 24 out 2020 11:43

Os relógios vão atrasar 60 minutos na próxima madrugada em Portugal para dar início ao horário de inverno.

Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora quando for 02:00 de domingo, passando a ser 01:00.

Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita às 01:00, passando para a 00:00.

A hora legal voltará depois a mudar a 28 de março 2021, para o regime de verão.

O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.

GUINEE CONACRY - CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DA UFDG NÚCLEO DA GUINE BISSAU


CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DA UFDG ( UNIÃO DAS FORÇAS DEMOCRÁTICAS DA GUINÉ CONAKRY). NÚCLEO DA  GUINE BISSAU

Radio Bantaba

Bola Na Bantaba


As recentes  nomeações na Federação de Futebol da Guiné Bissau 

Um olhar de perto na área de formação de jogadores, nomeadamente as nossas academias de formação.

A Visita do Secretário de Estado  da Juventude e dos Desportos as instalações do Sporting Clube  de Portugal e a possível futura cooperação nas áreas de formação.

Radio Bantaba

LUSO GUINEENSE DETIDO PELA PJ NA POSSE DE CERCA DE TRÊS QUILOS DE COCAÍNA EM BISSAU


A Polícia Judiciária guineense deteve na noite de sábado no aeroporto internacional Osvaldo Vieira em Bissau, um cidadão Lusoguineense na posse de cerca de três  quilogramas de cocaína.

 A droga estava sendo transportada dissimuladamente, na cintura do suspeito com destino a Lisboa no voo da TAP.

O homem de 47 anos sob a custódia da PJ é apresentado na segunda-feira (26) ao Ministério Público para legalização da medida de coação.

PJ; 24.10.2020