domingo, 14 de setembro de 2025

Pela primeira vez em mais de uma década, uma proposta do líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi chumbada pelo seu Comitê Central.

Por Radio Voz Do Povo

Comitê Central do PAIGC rejeita proposta do líder e confirma António Patrocínio Barbosa da Silva como Diretor Nacional de Campanha

Pela primeira vez em mais de uma década, uma proposta do líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) foi chumbada pelo seu Comitê Central.

Reunido no passado dia 13 de setembro, no Salão Nobre Amílcar Cabral, em Bissau, o órgão deliberativo do partido analisou a situação política interna face aos desafios eleitorais, incluindo a definição da estratégia para as Eleições Gerais de 23 de novembro próximo.

Entre os principais pontos da agenda esteve a escolha do Diretor Nacional de Campanha. A Direção Superior do PAIGC submeteu à apreciação do Comitê Central a proposta de nomear Geraldo Martins, vice-presidente e ex-primeiro-ministro, para o cargo.

A proposta, contudo, foi rejeitada pela maioria dos membros, com exceção da região de Biombo, que votou favoravelmente. Todas as outras regiões, bem como a Diáspora e o Setor Autónomo de Bissau (SAB), manifestaram-se contra a indicação.

Assim, o Comitê Central decidiu confirmar António Patrocínio Barbosa da Silva, atual Secretário Nacional do partido, como Diretor Nacional de Campanha para as Eleições Gerais de novembro.

Resultados da votação:

A favor de António Patrocínio Barbosa da Silva: Quinara, Tombali, Bafatá, Oio, Bolama, Gabú, Cacheu, Diáspora e SAB (09 votos).

A favor de Geraldo Martins, considerado candidatodo DSP obteve apenas 1 voto: Biombo (01 voto).

Com este resultado, António Patrocínio Barbosa da Silva continuará a liderar a estratégia eleitoral dos libertadores nas eleições de 2025, num desfecho que marca uma rara derrota política para a liderança do PAIGC.


O Presidente da República, regressou esta tarde à Guiné-Bissau, após cumprir uma importante agenda em Paris, França... Durante a visita, e a convite da Direcção da Polícia Internacional de Combate ao Crime, Interpol, o Chefe de Estado visitou a sede da organização e manteve um encontro de trabalho com o Presidente Ahmed Nasser Al-Raisi e o Secretário-Geral Valdecy Urquiza. A Guiné-Bissau é membro da Interpol desde 1992 e continua a desempenhar um papel fundamental no combate ao crime organizado em África.

Ainda em Paris, o Presidente da República, reuniu-se com a vibrante comunidade da Diáspora guineense em França, num momento simbólico e de grande significado. O encontro reforça os laços de pertença, união e compromisso entre a Nação e os seus filhos no exterior.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Simões Pereira regressa a Guiné-Bissau como candidato à presidência... O presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, anunciou hoje que vai regressar à Guiné-Bissau e que é candidato a candidato a Presidente da República.

© Lusa  noticiasaominuto.com 14/09/2025

Simões Pereira fez o anúncio, em Lisboa, em Portugal, num encontro com a diáspora guineense, e explicou depois, em declarações à Lusa, que regressará a Bissau "esta semana", referindo-se à semana que se inicia na segunda-feira, sem avançar ainda uma data concreta.

A decisão do regresso surge a pouco mais de dois meses das eleições gerais, presidenciais e legislativas, marcadas para 23 de novembro, e depois de nove meses consecutivos de ausência Do país.

Domingos Simões Pereira tem passado a maior parte dos últimos dois anos fora da Guiné-Bissau, depois de ter sido deposto do cargo de presidente da Assembleia Nacional Popular, imediatamente a seguir à dissolução do parlamento pelo presidente da república, Umaro Sissoco Embaló, em dezembro de 2023.

O líder do PAIGC e da coligação PAI-Terra Ranka afastada do poder com a dissolução do parlamento, disse que fez, neste período de ausência, um périplo por vários países africanos e europeus, que incluiu encontros com entidades como a ONU e a UE, para informar a comunidade parceira da Guiné-Bissau sobre o regime em vigor no país.

Simões Pereira disse à Lusa que "não estaria a ser sincero" se dissesse não temer pela própria segurança no regresso a Bissau, mas considerou ter um compromisso político com o povo guineense de se colocar ao serviço da nação.

O presidente do PAIGC adiantou que vai apresentar-se no sábado, 20 de setembro, ao comité central do partido como candidato a candidato a presidente da república.

Se esta disponibilidade for aceite, será também apresentada a proposta de candidatura à coligação PAI-Terra Ranka, com a qual venceu com maioria absoluta as legislativas de junho de 2023 e se tornou presidente da Assembleia Nacional Popular, entregando o cargo de primeiro-ministro a Geraldo Martins.

Sobre as legislativas de 23 de novembro, em simultâneo com as presidenciais, Simões Pereira disse à Lusa que vai apresentar aos órgãos do partido um nome, que se escusou a divulgar, para primeiro-ministro, no caso de vitória eleitoral.

Garantiu ainda que os partidos da coligação PAI-Terra Ranka continuam unidos, mantendo-se em aberto a possibilidade de concertação para as eleições com a coligação API Cabas Garandi, opositora do Presidente Umaro Sissoco Embaló, para quem Simões Pereira perdeu as presidenciais de 2019, depois de uma disputa judicial.

O líder do PAIGC considerou que será "falta de coragem" do atual chefe de Estado, que já anunciou a recandidatura, "se continuar a utilizar subterfúgios para que não haja" este confronto eleitoral.

"A nossa candidatura é no sentido de devolver a paz e tranquilidade", afirmou, considerando que os últimos cinco anos "têm sido catastróficos", com "repressões, agressões e ultimamente assassinatos".

A expulsão recente da comunicação social portuguesa é para Simões Pereira mais uma mostra do que considera "défice democrático" e que "se alinha com tudo que tem vindo a ser construído na Guiné-Bissau".

"Como esses órgãos têm alguma liberdade, não podem lá estar nas eleições", apontou.

Simões Pereira afirmou prometer aos guineenses uma postura que "contrasta com os últimos cinco anos de agressão ao povo e exploração dos recursos naturais".

O presidente da república, Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que Domingos Simões Pereira pode regressar à Guiné-Bissau "sem nenhum problema", em declarações à comunicação social guineense, no regresso de uma viagem a Paris, em que foi condecorado pela Interpol, a organização internacional da polícia criminal, pela cooperação no combate à criminalidade.

Embaló disse que quer Simões Pereira nas eleições presidenciais para o derrotar novamente e acrescentou que quem perder deverá aceitar os resultados das urnas sem contestação.

No quadro das eleições agendadas para 23 de novembro, a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) já aprovou, também, a candidatura do líder Nuno Gomes Nabiam a presidente da república.

Se Nuno Nabiam avançar será a terceira vez que se candidata à presidência da República da Guiné-Bissau, com a indicação do partido de poder negociar acordos de coligação eleitoral com outras forças partidárias.


Kyiv reivindica dois ataques contra rede ferroviária russa... Kyiv reivindicou hoje duas operações contra a rede ferroviária na Rússia, informou uma fonte militar ucraniana, em declarações à agência France-Presse (AFP).

© Presidência da Ucrânia   Lusa   14/09/2025

De acordo com a mesma fonte, que pediu anonimato, os serviços de inteligência GUR, em cooperação com unidades do exército, levou a cabo uma primeira ação no sábado na região russa de Oriol e uma segunda no domingo de manhã na região de Leninegrado. 

Segundo os serviços ucranianos, estas operações causaram pelo menos três mortos.

As declarações surgem após dois descarrilamentos registados na madrugada de domingo na região de Leninegrado (oeste da Rússia), que provocaram a morte de um maquinista e perturbaram significativamente o tráfego ferroviário, segundo o governador regional, Alexander Drozdenko.

"Na plataforma de divulgação Telegram, o governador da região, Alexandre Drozdenko, disse que as operações de resgate estão em curso depois do descarrilamento de uma locomotiva numa estação no distrito de Gatchina, na região de Leninegrado, no noroeste do país, onde se situa a cidade de São Petersburgo (a região manteve o nome anterior da cidade).

"O maquinista do comboio morreu. Ficou preso na cabine e morreu na ambulância, após ter sido retirado dos destroços", afirmou, citado pela agência France-Presse (AFP).

Numa mensagem anterior, o governador apontou que um comboio de mercadorias que transportava 15 vagões-cisterna vazios também descarrilou numa secção da via, mais a sul, sem causar vítimas.

"Os investigadores estão a estudar a hipótese de uma possível sabotagem", disse o governador.

A rede ferroviária russa tem sido várias vezes afetada por descarrilamentos, explosões e incêndios, que as autoridades atribuem a sabotagem ucraniana.


Leia Também: Rússia lança míssil e 58 drones contra a Ucrânia, a maioria neutralizados

A Rússia lançou um míssil balístico e 58 drones na última noite contra a Ucrânia, tendo as forças de defesa de Kyiv conseguido abater ou neutralizar 52, informou hoje a Força Aérea ucraniana em comunicado.


Leia Também: Forças navais da Ucrânia atingem centro de comunicações da Marinha russa

O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia anunciou hoje que a Marinha ucraniana atacou o centro de comunicações na península da Crimeia, anexada pela Rússia, que garantia o controlo das unidades da Frota Russa do Mar Negro.



Pelo menos 14 soldados do Níger morreram na semana passada numa emboscada... Pelo menos 14 soldados do Níger foram mortos por homens armados na semana passada numa emboscada numa região crítica no país, administrado militarmente, disse hoje o ministro da Defesa num comunicado.

© Balima Boureima/Anadolu via Getty Images   Lusa   14/09/2025 

Este foi o mais recente de uma série de ataques de militantes, que estão em ascensão na nação da África Ocidental. 

O ataque ocorreu na região de Tillabéri na quarta-feira, afirma o comunicado, transmitido pela televisão estatal RTN no sábado à noite, precisando que se seguiu ao desdobramento de uma unidade militar nos arredores de Tillabéri, com base informações secretas sobre um roubo em andamento por uma gangue de homens armados em motocicletas.

"Esta tentativa de roubo acabou por ser um isco destinado a atrair a patrulha para uma emboscada," disse Salifou Mody, o ministro da Defesa.

Vários grupos de militantes que visam tanto civis como militares operam no Níger, incluindo uma afiliada do grupo do Estado Islâmico.

A região de Tillabéri faz fronteira com o Mali e o Burkina Faso --- dois outros países que enfrentam insurgências crescentes --- e têm sido um ponto crítico para ataques terroristas na última década.

O Governo militar do Níger assumiu o poder em 2023, depois de depor o Governo democraticamente eleito do país, prometendo conter a crescente disseminação de ataques.

No entanto, os dados mostram que os ataques aumentaram --- algo que também se aplica ao Mali e ao Burkina Faso, onde os militares também assumiram o poder em golpes.

De acordo com um relatório da Human Rights Watch no início deste mês, o Estado Islâmico intensificou os ataques contra civis desde março de 2025.

A Human Rights Watch, com sede em Nova Iorque, documentou pelo menos cinco ataques em Tillabéri, onde o grupo de militantes IS Sahel supostamente matou "mais de 127 aldeões e fiéis muçulmanos, e incendiou e saqueou dezenas de casas".


Papa Leão XIV: Papa celebra 70.º aniversário este domingo. Ontem, recebeu bolo 'de casa'... O Papa Leão XIV assinala 70 anos de vida, este domingo. Ainda assim, no sábado, foi presenteado com um bolo de aniversário diretamente vindo de Chicago, de onde é natural, pelas mãos do novo embaixador dos Estados Unidos no Vaticano.

© Getty Images   por Notícias ao Minuto  14/09/2025 

O Papa Leão XIV celebra 70 anos de vida, este domingo. Contudo, as celebrações anteciparam-se, tendo o novo embaixador dos Estados Unidos no Vaticano, Brian Burch, presenteado o pontífice com um bolo de aniversário diretamente vindo ‘de casa’, no sábado.

O responsável ofereceu a Sua Santidade um bolo de chocolate confecionado pela cadeia de restaurantes Portillo’s, conhecida pelos seus pratos à moda de Chicago, terra-natal de Leão XIV.

Mas há mais: o hospital onde Robert Francis Prevost nasceu, a 14 de setembro de 1955, inaugurará uma placa de bronze em sua honra, na segunda-feira. Na altura denominado Mercy Hospital, a instituição hospitalar é desde 2021 apelidada de Insight Hospital & Medical Center.

A placa “homenageia o Papa Leão XIV, bem como o espírito duradouro do Mercy Hospital e o seu legado de cura na zona sul de Chicago". "No Insight, temos orgulho em levar adiante essa missão”, disse o CEO da unidade, Atif Bawahab, citado pela FOX 32.

“É um privilégio para nós homenagear tanto a história desta instituição sagrada, quanto a vida notável do Papa Leão XIV, que continua a inspirar pessoas de fé em todo o mundo”, complementou o reverendo Henry Barlow, membro do conselho administrativo do Insight Hospital.

Saliente-se que a instituição original foi fundada em 1852 pelas Irmãs da Misericórdia e serviu como um “pilar de cuidados e compaixão por gerações”.

O irmão mais velho do Papa, John Prevost, confessou à ABC7 que recebe chamadas do irmão mais novo todos os dias e que até jogam Words with Friends.

“É uma conversa para distraí-lo do fardo pesado de administrar a Igreja. […] Ontem à noite foi: ‘Quem conheceu de famoso hoje durante as suas audiências?’ Ou: ‘O que comeu hoje?’”, exemplificou.

Prevost apontou ainda ter aconselhado o irmão a segurar-se ao corrimão, quando descer as escadas. “Não queremos cair aos 70 anos”, disse.

Recorde-se que Robert Francis Prevost é o primeiro norte-americano a ser eleito líder da Igreja Católica, cargo que assumiu em maio, na sequência da morte do Papa Francisco.

Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru, Leão XIV é considerado afável, moderado e reservado, tendo sido uma das grandes apostas de Francisco, que o nomeou enquanto responsável pelos bispos de todo o mundo e pela sua comissão para a América Latina.


Leia Também: Nova primeira-ministra do Nepal promete seguir reivindicações dos manifestantes

A nova primeira-ministra do Nepal, Sushila Karki, comprometeu-se hoje a responder às reivindicações dos manifestantes que exigem "o fim da corrupção", depois dos violentos distúrbios no início da semana que levaram o seu antecessor a demitir-se.


Guiné-Bissau: APU-PDGB aprova candidatura presidencial de Nuno Nabiam

Por Rádio Capital Fm   13/09/2025  

A Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) aprovou, este sábado (13.09), a candidatura presidencial do seu líder, Nuno Nabiam, para as eleições de 23 de novembro próximo.

A decisão saiu da reunião da Comissão Política Nacional da APU-PDGB, em que tomaram parte 54% dos membros, segundo as resoluções finais do encontro, enviadas à Rádio Capital FM.

No entanto, com base nessa decisão, os membros da Comissão Política Nacional, segundo as resoluções, "autorizaram" Nabiam a avaliar e decidir se avança ou não com a candidatura para as presidenciais.

Se Nuno Nabiam decidir avançar para a corrida eleitoral, será a terceira vez que concorre às presidenciais, sendo a primeira em 2014, após ser "lançado" por Ex-presidente da República, Kumba Ialá.

A Comissão Política Nacional da APU-PDGB autorizou ainda o seu líder a negociar e assinar acordos de coligação eleitoral com outros partidos políticos.