domingo, 5 de outubro de 2025

Fortuna de Elon Musk atinge valor histórico de 426 mil milhões de euros... A multiplicação da riqueza de Elon Musk atingiu um recorde nunca registado em tempos modernos. O património líquido chegou aos 500 mil milhões de dólares, grande parte graças ao investimento milionário que fez em ações da Tesla.

Por Sicnoticias 

Elon Musk tornou-se a primeira pessoa do mundo a alcançar uma fortuna estimada em 500 mil milhões de dólares (426 mil milhões de euros). É o valor mais alto de que há registo na posse de uma só pessoa.

O património líquido chegou aos 500 mil milhões de dólares, grande parte graças ao investimento milionário que fez em ações da Tesla, que acabaram por ter uma valorização inesperada.

O multimilionário, que nasceu em 1971 na África do Sul, numa família próspera, e emigrou para o Canadá com 18 anos, só se mudou para os Estados Unidos em 1997 para estudar na Universidade da Pensilvânia. Nas últimas duas décadas, lançcou-se em negócios inovadores, tornou-se cidadão dos Estados Unidos e uma das pessoas mais influentes do mundo.

Durante a campanha presidencial de 2024, abraçou o movimento MAGA e Donald Trump.

O magnata foi um dos maiores financiadores da campanha e entraria para o governo para liderar o Departamento de Eficiência Governamental e passar a ser uma presença regular na Sala Oval.

Elon Musk acabaria por abandonar a posição no governo a 30 de maio, ao fim de 134 dias de despedimentos e cortes orçamentais.

A lua de mel com Donald Trump acabaria pouco depois, em junho, com críticas ferozes ao grande e belo projeto de lei com que Trump prometia transformar a América.

No índice de bilionários da revista Forbes, a colossal fortuna de Elon Musk desceu nas últimas horas do patamar alcançado esta quarta-feira, mas continua a liderar de forma muito destacada a lista dos super-ricos.

Ressuscitados micróbios que estavam presos no gelo há 40.000 anos... Micróbios antigos que estavam presos no gelo há cerca de 40.000 anos foram ressuscitados por uma equipa de cientistas dos Estados Unidos (EUA), noticiou a Europa Press na sexta-feira.

Por LUSA 

"Geólogos e biólogos liderados pela Universidade do Colorado em Boulder ressuscitaram micróbios antigos que estavam presos no gelo, em alguns casos há cerca de 40 mil anos", refere a Europa Press.

O autor principal da investigação, Tristan Caro, disse que "não são amostras mortas, nem de longe", em comunicado, referindo-se às substâncias recolhidas.

Tristan Caro indicou que os micróbios conseguem sustentar vida, decompor matéria orgânica e libertá-la como dióxido de carbono.

O estudo é uma amostra do `permafrost´ do planeta, uma mistura congelada de solo, gelo e rochas que se encontra abaixo de quase um quarto da superfície terrestre no hemisfério norte.

O `permafrost´ é um cemitério gelado onde restos de animais e plantas, juntamente com bactérias e outros microrganismos abundantes, ficaram retidos no tempo, segundo a investigação.

O grupo, liderado pela Universidade do Colorado em Boulder, descobriu que, se o `permafrost´ derreter, após alguns meses os micróbios presentes na mistura ativam-se, reproduzirem-se e começam a formar colónias.

Passados seis meses, algumas colónias bacterianas produziram estruturas viscosas chamadas "biofilmes", que podem ser vistas a olho nu.

Para obter os dados, os investigadores viajaram até ao Túnel de Permafrost do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, uma instalação no solo gelado sob o centro do Alasca.

De acordo coma investigação, publicada na revista cientifica Journal of Geophysical Research: Biogeosciences, o `permafrost´ mundial está a descongelar a um "ritmo alarmante" devido às alterações climáticas.

Os cientistas alertaram que à medida que o `permafrost´ derrete, os micróbios que vivem no solo começarão a decompor a matéria orgânica, libertando-a para o ar como dióxido de carbono e metano, ambos gases com efeito de estufa, um fenómeno em que certos gases na atmosfera retêm o calor do sol e mantém a temperatura do planeta habitável.


Leia Também: Fungos, vírus e bactérias: É tudo a mesma coisa? Descubra as diferenças

Por vezes, os termos podem acabar por ser confusos, mas a verdade é que se tratam de germes e microrganismos diferentes que podem causar diversas doenças. As formas de tratamento acabam também por não ser as mesmas, tudo depende com o que é infetado.


Ahead of Guinea-Bissau’s presidential election scheduled for November 23, 2025, we arrived in Bissau this evening as members of the West African Elders Forum (WAEF) Pre-Election Mission.

We extend our sincere gratitude to the Government and people of Guinea-Bissau as well as Nigerian Embassy officials for their warm welcome and hospitality. 

We look forward to engaging constructively with key stakeholders in support of peaceful, inclusive, and credible electoral processes.

-GEJ   Goodluck Jonathan 

Netanyahu não avançará com "plano" até que Hamas liberte todos os reféns... O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, alertou hoje que não cumprirá o resto do plano de paz proposto pelos Estados Unidos até que o grupo islamita palestiniano Hamas liberte todos os reféns, vivos e mortos, que mantém no seu poder.

© Lusa    05/10/2025

"Não avançaremos com nenhum dos artigos do plano até que a libertação dos reféns, vivos e mortos, e a sua transferência para território israelita seja concretizada", declarou Netanyahu durante um fórum, citado pelo Canal 12 de Israel. 

Esta é considerada a primeira e mais importante questão entre os 20 pontos do plano de paz para Gaza apresentado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

Israel e o Hamas vão iniciar na segunda-feira, na cidade egípcia de El-Arish, as negociações sobre o plano de Trump, que parece extremamente complexo.

Embora o movimento palestiniano tenha declarado a sua disponibilidade para libertar todos os reféns, exigiu que a troca fosse acompanhada simultaneamente por um cessar-fogo e por uma retirada parcial inicial do exército israelita das suas atuais posições no enclave, particularmente em torno da Cidade de Gaza.

Em contrapartida, Netanyahu insistiu hoje em estabelecer um calendário para a implementação do acordo.

O Ministro da Defesa israelita, Israel Katz, foi ainda mais taxativo, alertando o Hamas que os reféns serão libertados de uma forma ou de outra.

"Se o Hamas se recusar a libertar os reféns, as Forças de Defesa de Israel (FDI) intensificarão o seu fogo até que o Hamas seja derrotado e o regresso de todos esteja garantido", declarou durante a sua visita a um memorial às vítimas da guerra de 1973 contra o Egito e a Síria, conhecida como Guerra do Yom Kippur.

O Ministério da Saúde de Gaza informou, num comunicado, que o número de mortos na ofensiva israelita no enclave subiu para 67.139 e outras 169.583 pessoas ficaram feridas desde 07 de outubro de 2023.

Nas últimas 24 horas, segundo o Ministério de Gaza, 65 pessoas morreram e 153 feridos chegaram aos hospitais que ainda estão em funcionamento no enclave palestiniano.


Leia Também: Governo israelita nega maus-tratos a membros da flotilha sob sua custódia

O Governo israelita negou hoje que as suas forças de segurança tenham maltratado qualquer membro da Flotilha Global Sumud sob a sua custódia, após alguns ativistas deportados terem reportado violações dos seus direitos enquanto estavam detidos.


Guerra na Ucrânia: Zelensky pede novamente cessar-fogo aéreo após último ataque da Rússia... O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou hoje novamente a "um cessar-fogo nos céus", após o último ataque combinado russo com mais de 50 mísseis e cerca de 500 drones suicidas contra várias regiões do país.

© Lusa    05/10/2025

"Hoje, os russos atacaram novamente a nossa infraestrutura: tudo o que garante a vida normal do nosso povo. Precisamos de mais proteção e uma implementação mais rápida de todos os acordos de defesa, especialmente de defesa aérea, para tornar sem sentido este terror aéreo", afirmou o chefe de Estado ucraniano, numa mensagem na rede social X.

Para Zelensky, "um cessar-fogo nos céus é possível, e precisamente isso poderia abrir caminho a uma diplomacia real".

"Os Estados Unidos e a Europa devem agir para obrigar [o Presidente russo, Vladimir] Putin a parar", acrescentou.

O Presidente ucraniano denunciou ainda que, na noite passada, a Ucrânia foi alvo de um ataque combinado russo com "mais de 50 mísseis e cerca de 500 drones".

Até ao momento, cerca de dez pessoas ficaram feridas no ataque russo e pelo menos cinco morreram, uma em Zaporijia e quatro na região de Lviv, segundo fontes das administrações militares regionais e do Serviço Estatal de Emergências (DSNS).