Os militantes islâmicos de Boko Haram querem trocar as cerca de 300 meninas raptadas em Abril pelos seus companheiros detidos pelas autoridades nigerianas, disse um antigo mediador entre o Governo e o Boko Haram.
Shehu Sani, que preparou as negociações directas com o grupo, disse acreditar que o vídeo em que o Boko Haram ameaça vender as meninas como escravas é a prova de que os militantes na verdade planeavam usá-las como objecto de troca.
Enquanto o vídeo divulgado chocou as famílias das cativas e provocou ultraje a nível mundial, Sani viu-o como uma tentativa velada de exigir negociações com o Governo nigeriano.
"Do conhecimento que eu tenho do grupo, ouvi-lo dizer que vai vendê-las é prova de que este assunto pode ser resolvido. O grupo muito provavelmente vai querer impor algumas condições para libertar as meninas, tais como a libertação de alguns dos seus prisioneiros", disse Sani.
Recorde-se que Estados Unidos, Reino Unido, França e China já se disponibilizaram a ajudar as autoridades da Nigéria a recuperar as meninas.
sexta-feira, 9 de maio de 2014
BRASILEIRO SERÁ VICE-REPRESENTANTE DA ONU NA GUINÉ-BISSAU
O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo secretário-geral Ban Ki-moon;
O secretário-geral das Nações Unidas Marco Carmignani para ser seu vice-representante na Guiné-Bissau. Carmignani tem mais de 20 anos de carreira nas Nações Unidas, servindo em missões políticas e de paz no Oriente Médio.
Marco Carmignani passa a trabalhar no Escritório da ONU de Apoio à Construção da Paz na Guiné-Bissau, Uniogbis.
A nota de Ban Ki-moon sobre o anúncio destaca que o brasileiro "traz uma rica experiência política e de liderança", alcançada em mais de duas décadas de trabalho com as Nações Unidas.
Nos últimos sete anos, Carmignani serviu em missões políticas e de paz no Oriente Médio, como conselheiro sénior e chefe de pessoal. Anteriormente, trabalhou na sede da ONU em Nova Iorque e também em escritórios em África, como na Operação das Nações Unidas no Burundi, Bnub.
Marco Carmignani irá trabalhar ao lado do representante do Secretário-Geral na Guiné-Bissau, o prémio Nobel da Paz e ex-Presidente do Timor-Leste, José Ramos-Horta.
http://www.voaportugues.com/content/brasileiro-ser%C3%A1-vice-representante-da-onu-na-guin%C3%A9-bissau/1910706.html
Subscrever:
Mensagens (Atom)