sexta-feira, 8 de agosto de 2025

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, CONDECOROU RUI DUARTE BARROS, EX-PRIMEIRO-MINISTRO, COM A MEDALHA “ORDEM NACIONAL DAS COLINAS DO BOÉ”.

Presidência da República da Guiné-Bissau

O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, agraciou o ex-Primeiro-Ministro, Rui Duarte Barros, com a Medalha “Ordem Nacional das Colinas do Boé” — alta distinção instituída pela Lei n.º 2/1980, de 17 de maio — em reconhecimento pelo desempenho meritório das funções de Chefe de Governo.

No Decreto Presidencial n.º 28/2025, o Presidente da República justifica a condecoração pela forma como Rui Duarte Barros desempenhou as elevadas funções de Primeiro-Ministro, destacando a dedicação demonstrada no cumprimento da missão que lhe foi confiada e que muito contribuiu para o bom desempenho do Governo.

A Medalha Ordem Nacional das Colinas do Boé é a segunda maior distinção do Estado guineense, e Rui Duarte Barros é o primeiro ex-Chefe de Governo a receber tal reconhecimento.

Aceitar assumir a liderança do Governo num momento tão exigente para a nossa nação é um ato de elevado patriotismo e de profundo sentido de responsabilidade política.

Por Dito Max

Braima Camará construiu a sua trajetória pública com base na defesa de grandes consensos nacionais e na busca incansável pela união entre os guineenses. Ao longo dos anos, demonstrou ser um homem de diálogo, capaz de ouvir e integrar diferentes perspetivas, sempre com o objetivo de promover a paz, a estabilidade e o desenvolvimento do nosso país.

Tenho a convicção de que continuará, com a mesma determinação e coragem que sempre o caracterizaram, a abrir caminhos para um entendimento nacional sólido, através de um diálogo aberto, construtivo e inclusivo — elemento essencial para que as próximas eleições gerais sejam livres, justas e transparentes.

Pela experiência política acumulada, pelas qualidades humanas que cultivou e pelo compromisso inabalável com a Guiné-Bissau, não tenho dúvidas de que estará à altura dos desafios que se avizinham.

Além de líder político, Braima Camará é para mim uma referência pessoal e um amigo cuja integridade, visão e capacidade de liderança sempre admirei. É um privilégio testemunhar este novo capítulo da sua vida ao serviço da nação.

Boa sorte, Senhor Primeiro-Ministro e Coordenador Nacional. Que Deus o ilumine e o fortaleça nesta nobre missão.

Marcelo veta Lei dos Estrangeiros e devolve diploma ao Parlamento... O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou, esta sexta-feira, a Lei dos Estrangeiros, devolvendo assim o diploma à Assembleia da República.

Por LUSA 08/08/2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou, esta sexta-feira, "alterações à Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, que aprova o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional", após o Tribunal Constitucional ter anunciado a inconstitucionalidade de cinco normas.

Na sequência do Acórdão do Tribunal Constitucional de hoje, que considerou inconstitucionais cinco disposições do diploma que submetera a fiscalização preventiva da constitucionalidade, o Presidente da República vai devolver à Assembleia da República, sem promulgação, nos termos do n.º 1 do artigo 279.º da Constituição, o Decreto da Assembleia da República que altera a Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, que aprova o regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional", informou numa nota publicada na página da Presidência da República.

De recordar que, durante a tarde desta sexta-feira, o Tribunal Constitucional anunciou a inconstitucionalidade de cinco normas que compõem a Lei dos Estrangeiros.

Note-se que a decisão do TC surge na sequência de um pedido do Presidente da República de fiscalização preventiva da constitucionalidade de sete normas deste decreto em 24 de julho.

[Notícia em atualização]

🗣️ Carlos Pinto Pereira, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades em Conferência de Imprensa.

Declarações do novo Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, Braima Camará, após a sua tomada de posse.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VIDEO

Declarações do Ex Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau,, após a sua tomada de posse.

 

TOMADA DE POSSE DO NOVO PRIMEIRO-MINISTRO INDICADO, BRAIMA CAMARÁ.

Decorreu hoje no Salão Nobre do Palácio da República, a cerimónia oficial de tomada de posse do Primeiro-Ministro indicado, Braima Camará, nomeado pelo Presidente da República, através do Decreto Presidencial n.º 27/2025.

Após o juramento, Braima Camará agradeceu a confiança pessoal nele depositada pelo Presidente, estabeleceu como prioridades a realização das eleições gerais em novembro, e ainda, assegurou que vai trabalhar para que o ano letivo seja iniciado em outubro e que decorra sem sobressaltos. Também prometeu prestar atenção particular à situação prevalecente no setor da saúde pública.

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló declara-se candidato independente às presidenciais de Novembro

Por: RFI   08/08/2025

O actual Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, declarou esta sexta-feira, 08 de Agosto, ser candidato independente às eleições presidenciais de 23 de Novembro. O anúncio foi feito na cerimónia de posse do novo primeiro-ministro guineense, Braima Camará.

Umaro Sissoco Embaló confirmou esta tarde a candidatura à sua sucessão. O Presidente cessante fala numa candidatura independente, embora aberta a “todo o partido que pretender apoiar”.

Diz Sissoco Embaló que enquanto candidato independente, “não serei refém de ninguém, mas sim Presidente da República. Mas, todos os partidos políticos, associações que me querem apoiar são bem-vindos”.

O momento do agora candidato independente vai chamar-se “No Ndianta” .

O anúncio foi feito na cerimónia de tomada de posse do novo primeiro-ministro guineense, Braima Camará, antigo presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Serviços e Agricultura da Guiné-Bissau. Na cerimónia, o novo chefe do executivo afirmou o seu compromisso na realização das eleições gerais de Novembro.

Braima Camará vai tomar posse como Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau na manhã desta sexta-feira, 8 de agosto, às 11h00, no Palácio da República, em Bissau.

 

Por  RTB  08/08/2025

A cerimónia contará com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e de alguns dirigentes políticos e institucionais.

Braima Camará substitui Rui Duarte de Barros, que exercia funções de Primeiro-Ministro desde 20 de dezembro de 2023.

A mudança à frente do executivo acontece a menos de quatro meses das eleições gerais, marcando uma nova etapa no cenário político nacional.

Braima Camará, de 57 anos, é natural de Geba, na região de Bafatá, leste da Guiné-Bissau. Iniciou a sua carreira no comércio e fundou a Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau (CCIAS), que presidiu durante vários anos. Liderou também a Rede Centro Atlântico de Arbitragem, organização voltada para a resolução de conflitos entre empresários dos Açores, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Madeira, Mauritânia e Senegal.

A sua trajetória política começou no PAIGC, partido no qual militou de 1986 a 2016. Mais tarde, foi um dos fundadores do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM-G15), onde desempenhou funções de coordenador nacional.

Foi deputado da Nação em várias legislaturas, eleito tanto pelo PAIGC como pelo MADEM-G15. Exerceu cargos de conselheiro especial para assuntos económicos e investimento privado junto de diferentes chefes de Estado, incluindo João Bernardo Vieira, Malam Bacai Sanhá e José Mário Vaz.

Braima Camará foi ainda presidente do Sport Bissau e Benfica e mantém uma presença ativa no cenário político e económico do país.