segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Primeira-Dama, Dinisia Réis Embaló, visitou esta segunda-feira (03.11), a estrada reabilitada no Bairro de Gabú-Sinho.

A Primeira-Dama, esteve hoje em Gabu-Sinhu, nos arredores de Bissau, onde visitou a estrada reabilitada e manteve um encontro afetuoso com os moradores locais.

A sua presença levou incentivo, escuta e esperança às comunidades, reafirmando o compromisso de continuar a servir com proximidade e dedicação.

No quadro da campanha eleitoral do Presidente Umaro Sissoco Embaló, a Primeira-Dama volta a mostrar que o futuro constrói-se com trabalho, união e amor pelo país.

Juntos seguimos firmes pelo caminho do progresso da Guiné-Bissau.

Presidência da República da Guiné-Bissau / Radio Voz Do Povo

Ucrânia tem um plano para a Crimeia e por isso está a destruir todos os radares que encontra

Drone Shahed (Getty) João Guerreiro Rodrigues  cnnportugal.iol.pt

Está em curso uma campanha que pode abrir caminho para um dos alvos mais apetecíveis

Os serviços de informações ucranianos lançaram um ataque contra vários radares na região ocupada da Crimeia durante a noite de 2 de novembro. Entre os alvos atingidos estão alguns dos mais poderosos e mais caros radares russos, que funcionam como "os olhos" do poderoso sistema de defesa antiaérea russo S-400. 

Num vídeo partilhado nas redes sociais, a Diretoria Principal de Inteligência (HUR) mostra os ataques cirúrgicos contra alvos estratégicos russos na Crimeia, não só danificando as suas capacidades de defesa antiaérea, mas também atingido dois outros radares nas imediações de um aeroporto.  

Estes ataques acontecem numa altura em que Kiev tem vindo a intensificar a sua campanha de bombardeamentos de longo alcance, que além de fustigar dezenas de refinarias, terminais e centrais elétricas, também está a enfraquecer as capacidades defensivas russas nas regiões ocupadas. No final de outubro, as forças ucranianas atingiram três radares na região, com os drones a evadir-se com sucesso a um sistema de defesa antiaéreo Pantsir S1 e ao fogo de armas de pequeno calibre dos militares russos.

A imprensa ucraniana descreve esta sequência de ataques como sendo parte de uma estratégia concreta e abrangente por parte das chefias militares ucranianas para "desmantelar" as defesas antiaéreas na região, que tem um papel fundamental para as operações militares russas nas frentes de Kherson e Zaporizhzhia. 

Entre os alvos do ataque de 26 de outubro estavam um radar Nebo-M, um dos mais poderosos e caros radares russos, que tem um custo estimado de 100 milhões de dólares por unidade e uma capacidade de detetar alvos a uma distância que pode atingir os 3.800 quilómetros. 

As ações ofensivas ucranianas estão a intensificar-se e, esta segunda-feira, o Reino Unido anunciou que vai transferir mais mísseis de cruzeiro Storm Shadow para a Ucrânia, reforçando a capacidade de Kiev de atingir alvos a uma distância superior, com grande precisão e com grandes quantidades de explosivos. 

No passado, a Ucrânia atingiu com sucesso diversos alvos bem no interior do território russo com estas armas, incluindo a fábrica de químicos em Bryansk, a mais de 110 quilómetros da fronteira. Em teoria, este equipamento poderia permitir à Ucrânia atingir a ponte de Kerch, que liga a península da Crimeia ao território russo.

"A ministra é uma vergonha, mas a política é uma tragédia. Está orientada para enfraquecer o SNS e abrir espaço aos privados"

Bernardino Soares, comentador da CNN Portugal, analisa o caso da grávida que morreu no Amadora-Sintra.

Ingoré/ ELEIÇÕES GERAIS!... OS PILARES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 Pilar 1- Consolidação da paz e construção de um estado de direito democrático

Enquadramento: Desde a independência, a Guiné-Bissau tem enfrentado sucessivas crises políticas, golpes de Estado e períodos de instabilidade que fragilizaram as instituições públicas e abalaram a confiança dos cidadãos no Estado.

A fragiidade da justiça, a interferência política nas forças de defesa e segurança, a corrupção e o défice de governação democrática continuam a ser obstáculos centrais ao progresso nacional.

A consolidação da paz e o fortalecimento do Estado de direito democrático são, portanto, condições indispensáveis para o desenvolvimento sustentável, a coesão social e o respeito pelos direitos humanos.

A Plataforma Republicana “Nô Kumpu Guiné” reconhece que sem estabilidade política e instituições fortes, não há desenvolvimento possível. Por isso, propõe um conjunto de reformas estruturais que assegurem a construção de um Estado moderno, legítimo e confiável, assente na legalidade, na transparência e na participação dos cidadãos 

Objetivo Geral:

Promover a estabilidade politica e institucional, consolidar o Estado de direito democrático e garantir uma governação republicana, participativa e transparente, que assegure a paz duradoura e o respeito pelas liberdades fundamentais.

Objetivos Especificos:

1. Reforçar a independência e eficácia do sistema judicial.

2. Garantir a profisionalização e neutralidade das forças das forças de defesa e segurança.

3. Promover a reconciliação nacional e o diálogo politico permanente.

4. Prevenir conflitos e fortalecer os mecanismos de mediação e arbitragem social.

5. Consolidar a democracia participativa e a cultura cívica.

6. Combater a corrupção e promover a transparência e ética pública.

03 11.025

Vota, para podemos implementar o noso projecto

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

-Instituições democráticas estáveis e funcionais em todo o território nacional.

-Sistema judicial independente, célere e acessível ao cidadão.

-Forças Armadas e de Segurança republicanas, disciplinadas e neutras.

-Redução significativa da corrupção e aumento da confiança pública.

-Cultura de paz e diálogo consolidada em todo o pais.

-Eleições regulares, transparentes e pacíficas.

-Estado de direito efetivo, com respeito pelos direitos humanos e pela dignidade da pessoa.

Sintese do Pilar 1:

“A paz e a justiça são o alicerce da República. A Guiné-Bissau precisa de um Estado que sirva o povo e não o contrário. A estabilidade é o primeiro passo para o desenvolvimento.”

Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional

Zelensky anuncia escritórios de vendas de armas em Berlim e Copenhaga... O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje a abertura até ao final do ano de escritórios em Berlim e Copenhaga para vender o excedente de armamento produzido pela Ucrânia e obter recursos financeiros adicionais.

Por LUSA 

"Vamos abrir dois escritórios de exportação", disse Zelensky à imprensa, citado pela agência de notícias ucraniana Ukrinform, referindo-se às capitais da Alemanha e da Dinamarca, dois dos principais aliados de Kyiv desde a invasão russa da Ucrânia, em fevereiro de 2022.

A venda de equipamento militar será utilizada para "a produção nacional de artigos escassos", que o país tem dificuldade em financiar, explicou o chefe de Estado ucraniano.

De acordo com Zelensky, a exportação de armas, supervisionada pelo conselheiro presidencial Oleksandr Kamishin, terá como base iniciativas de coprodução de armamento.

"Tudo isto será divulgado legalmente e serão elaborados contratos. Oleksandr Kamishin ficará responsável pela Europa e representará as exportações ucranianas no continente europeu", acrescentou.

Segundo o Instituto de Economia Mundial de Kiel, que monitoriza os anúncios de ajuda internacional a Kyiv, a Alemanha lidera a lista de países europeus no apoio militar, com cerca de 17,7 mil milhões de euros.

A Dinamarca surge como o segundo país da União Europeia, com uma assistência avaliada em 9,2 mil milhões de euros, segundo o Instituto Kiel.

Mulheres precisam de dormir mais do que os homens? Especialista responde... Será que as mulheres precisam de ter mais horas de sono do que os homens? Uma especialista em hormonas revela se é bem assim e o que está em causa.

Por  LUSA  03/11/2025

No que diz respeito às horas de sono, será que homens e mulheres precisam do mesmo tempo? Haverá diferenças de necessidades de descanso em relação ao género? Uma especialista revelou que pode haver alguma diferença e se as mulheres precisam, ou não de algum descanso extra.

Em declarações ao 'website' Only My Health, Saloni, dietista e especialista em hormonas, revelou que no caso das mulheres podem ser precisos mais alguns minutos de descanso para recuperarem melhor o organismo.

"O cérebro feminino realiza multitarefas mais complexas, o que leva a um maior desgaste das células e, consequentemente, a uma recuperação extra durante a noite. Enquanto os homens geralmente têm um pensamento linear, o cérebro feminino é programado para lidar com múltiplas tarefas simultaneamente", começa por dizer a especialista.

Segundo Saloni, as hormonas acabam por influenciar a qualidade de sono das mulheres. Durante um ciclo menstrual, os níveis de estrogénio e progesterona podem acabar por ter algum efeito.

Mulheres precisam de dormir mais?

Já durante a gravidez, poderá ser preciso ainda mais descanso para o corpo adaptar-se. "As mulheres passam por constantes alterações hormonais que afetam diretamente os seus padrões de sono. É por isso que muitas mulheres precisam de um sono mais longo ou mais profundo em determinados dias."

O lado emocional das mulheres também acaba por revelar a necessidade de mais alguns minutos de sono todos os dias. "As mulheres são expressivas emocionalmente. Processam mais dados emocionais diariamente. O cérebro organiza essas memórias principalmente durante o sono REM, assim as mulheres precisam de mais sono REM para regular as emoções."

Desta forma, a especialista afirma que as mulheres necessitam de mais 20 minutos de sono por dia do que os homens para colmatar estas necessidades extras. "Alguns estudos também apontam para uma pequena diferença, entre 10 e 23 minutos. O número exato provavelmente varia de acordo com a pessoa, a fase da vida, o estado de saúde e o estilo de vida."

Deixa algumas dicas para conseguir ter mais horas de sono. Por exemplo, deverá ter horários mais certos para adormecer e acordar, conseguir uma dieta rica em ferro, combater o stress diário ou criar rotinas para evitar acordar durante a noite.

O que nunca deve fazer antes de ir dormir

O 'website' Well+Good falou com três especialistas do sono para saber o que deve evitar mesmo antes de ir dormir. Parecem hábitos inofensivos, mas fazem toda a diferença. Saiba tudo.

Iniciar uma conversa stressante

"Trazer um assunto intenso à tona uma ou duas horas antes de dormir significa que provavelmente ainda estará na sua mente durante algum tempo", revela Daniel Gartenberg, cientista do sono.

Passar em ambientes com luz brilhante

"Cerca de três horas antes de dormir, comece a diminuir as luzes de casa para ajudar a aumentar a secreção de melatonina", revela a neurologista Meredith Broderick.

Evitar uma rotina de relaxamento

"Pode ajudar a diminuir a frequência cardíaca e a preparar o corpo para dormir", conta Rebecca Robbins.

Comer antes de se deitar

"Pode levar ao refluxo e a  problemas de digestão."

Ver ecrãs, como telemóveis ou televisão

"A luz dos ecrãs é como se fosse uma forma visual de cafeína.


Leia Também: Problemas de sono? Esta vitamina pode ser a culpada, avisam especialistas

📍3.º Dia de Campanha Eleitoral: A Caravana da Vitória prosseguiu o seu percurso pela região de Cacheu, levando a mensagem de esperança e progresso a todas as localidades. 🇬🇼

Em Ingoré e São Domingos, a população saiu em grande número para saudar o General Umaro Sissoco Embaló, demonstrando alegria, confiança e determinação em continuar a transformar a Guiné-Bissau para melhor. ✨











#GuinéBissau #CampanhaEleitoral2025 #Cacheu #Ingoré #SãoDomingos #UnidosPeloFuturo #épossívelnpudi