As reuniões decorreram nas Instalações do Ministério e nelas participaram, também, alguns dirigentes e responsáveis desta Instituição da Educação e Formação.
Na sua explanação perante os Pais e Encarregados de Educação e as Associações Estudantis, o titular da pasta da educação, Dr. Ariceni Abdulai jubrilo Baldé, informou que, apesar da Pandemia do Covid-19, a instituição que dirige ativou serviços essenciais e continuaram a trabalhar para dar respostas a situação, revelando que muito trabalho foi feito para a melhoria do sistema do ensino a nível nacional, nomeadamente o levantamento da situação dos professores a nível nacional.
Dr. Ariceni Jibrilo Baldé falou da relação e cooperação do Ministério com a Conferência dos Ministros da Educação dos Estados e Governos da Francofonia (CONFEMEN) informando que o país já tem um novo correspondente Nacional na pessoa do Dr. Braima Mané que substituiu o Dr. Ibrhaima Diallo que já se encontrava na idade de reforma.
O Ministro explicou ainda das ideias do Ministério que dirige na melhoria de funcionamento da comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que praticamente não funciona e a Organização Islâmica de Educação, Ciência e Cultura, (ISESCO) também será estruturada para ganhar as ventagens da presença do país nesta Organização dos países Islâmicos.
Também sublinhou o trabalho que tem desenvolvido conjuntamente com a secretaria de Estado da Cultura e a secretaria de Estado da Juventude e dos Desportos, sobre a questão de reativar o Desporto Escolar, e ainda a intenção de reformulação da Biblioteca pública do INEP da Guiné-Bissau e a projetada criação de um palácio de cultura, criação de uma biblioteca nacional e a recriação de uma direção de serviços de arquivo e documentação e, a partir dela, colocar bibliotecas nas escolas a nível nacional.
Melhorias de algumas infraestruturas escolares, a realização de uma conferência nacional sobre a Educação fazem parte das acções projetadas pela nova liderança do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.
Para finalizar o Ministro revelou que o Plano de contingência para o sector educativo poderá ser debatido e adoptado em breve no Conselho de Ministros, sublinhando que o plano prevê a suspensão do pagamento de propinas no próximo ano letivo nas escolas públicas, e em relação ao sector privado o Ministério projeta uma subvenção parcial, deixando claro que o pais e encarregados de educação dos alunos das escolas privadas devem compreender que os seus educandos são iguais aos alunos das escolas públicas.
A mesma Informação foi igualmente transmitida as associações estudantis que no final da reunião manifestaram contentes com o grande trabalho da equipa do ministério nas reformas e sobretudo na elaboração do plano de contingência para o sector educativo.
Estiveram presentes no encontro a Confederação Nacional das Associações Estudantis, Rede de Associações Estudantis da Guiné Bissau, todos reconheceram que a nova direcção da educação está a realizar um bom trabalho e em sinergia com todos.
Bissau 28 de Maio 2020
Assessor de Imprensa e Porte-voz
Amadú Uri Djalo
Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação