sábado, 30 de outubro de 2021

ENCONTRO DE DSP COM ESTUDANTES GUINEENSES RADICADOS EM PORTUGAL


Gervasio Silva Lopes

Visita di kankuram na nô Quintal ...Sábado, 30 de outubro de 2021 - 1 & 2


2👇

Asson, ganha coragem bu bai djuda bu colegas na enfrenta bu adversários políticos na tchom ...Jorge Herbert

Foto @ditaduraeconsenso.blogspot.com         DSP - Está tudo a postos

Por Jorge Herbert

A casa/“fábrica” das leis - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) negou receber hoje no seu espaço, aquele que foi um candidato derrotado nas eleições presidenciais do seu país de origem, que resolveu atropelar os mais básicos conceitos jurídicos para conseguir subverter os resultados de umas eleições, que todos os observadores internacionais declararam transparentes, livres e justas, mesmo depois de ter ligado o seu adversário direto a felicitá-lo e a afirmar que, segundos os dados que possuía, o seu adversário era o vencedor...

A FDUL mostrou que não dá “cobertura” nem oportunidade de protagonismo, a aqueles a quem o Império da Lei só pode existir e funcionar quando lhes favorece...

É óbvio que a Universidade Lusófona, aquela que dá licenciaturas a políticos como Miguel Relvas, que os tribunais depois consideram inválidos, não hesitou em albergar esse político, no seu, mais um, exercício de auto-promoção da imagem pessoal e de massagem do ego.

Enquanto o Parlamento guineense, que lhe paga o ordenado, discute um tema muito importante para o próprio Estado, como a Constituição da República, esse político insiste em fazer uso do seu estatuto de emigrante/político, fazendo mini-campanhas no estrangeiro, enquanto os seus acólitos “incendeiam” o país...

Asson, ganha coragem bu bai djuda bu colegas na enfrenta bu adversários políticos na tchom...

Jorge Herbert

Chegou ao fim do primeiro dia do atelier de formação que decorreu em bafatá.

O resultado foi 35 formandos, de 6 setores políticos que compõem a Região de Bafata.

Madem-G15 Movimento para Alternância Democrática

O Presidente da República, entregou hoje a canoa de embarcação da Associação de Filhos e Amigos de Caraxe e Caravela.





 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também:

PR guineense oferece piroga aos habitantes da ilha de Caravela de Bijagós

Por  LUSA  30/10/21

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, ofereceu hoje uma piroga para transporte de pessoas e carga, aos habitantes de Caravela, última ilha do arquipélago dos Bijagós, num gesto considerado como "ato extraordinário", pelo governador local.

Para o governador de Bolama e Ilhas Bijagós, Quintino Rodrigues, o apoio de Umaro Sissoco Embaló vem colmatar uma falta que os habitantes das ilhas de Carache, Caravela e Nago tinham "desde sempre".

"Nunca existiu uma embarcação de carreira que servisse de transporte para as populações destas três ilhas com o resto do país. As viagens eram feitas através de pirogas dos pescadores que passam por aquelas ilhas", explicou à Lusa Quintino Rodrigues.

O governador salientou o gesto de Umaro Sissoco Embaló na "diminuição dos riscos de viagem" para os habitantes das três ilhas, de cada vez que tentam viajar para outras localidades.

No passado dia 18 de maio, seis habitantes da ilha de Caravela, que seguiam numa piroga de pesca, morreram afogados quando tentavam atravessar para a ilha de Unhocome, onde iriam cultivar arroz. A partir daquele naufrágio, os habitantes pediram apoio às autoridades guineenses.

O presidente guineense disponibilizou na altura 13,5 milhões de francos CFA (cerca de 20,5 mil euros) para a construção de uma piroga de 80 lugares que hoje entregou em Bissau aos habitantes de Caravela, mas o governador anunciou que irá servir para outras ilhas.

No seu discurso, Sissoco Embaló afirmou que, se pudesse, dava um barco aos habitantes das ilhas, mas acredita que um dia vai conseguir aquele meio de transporte para ajudar "pessoas que há cinquenta anos estão sem nada".

A piroga, a ser gerida pela população, deve iniciar o transporte de pessoas e cargas no próximo mês de novembro.

Veja Também:

Com os próprios meios, Presidente da República, Umaro Sissocó Embaló, doa canoa, com motor fora de bordo, aos habitantes das ilhas de Caravela e Carache.👇


O Presidente Umaro Sissoco Embaló, ofereceu hoje uma piroga para transporte de pessoas e carga, aos habitantes de Caravela, última ilha do arquipélago dos Bijagós, num gesto considerado como “ato extraordinário”, pelo governador local.  @RadioBantaba

O Presidente da República General de Exercito Umaro Sissoco Embalo, conferiu posse ao General Malam Camara, como Chanceler das Três Ordens Honoríficas da República da Guiné-Bissau.

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló